Selecione o dia...

terça-feira, 18 de março de 2008

Resultado do 1° Censo de Confinadores de Goiás revela resultados preocupantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100279.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Estado de Goiás, em 2007, concentrou 875.962 animais em confinamentos, sendo 87% bois, 4,7% vacas de engorda, 4,3% recria, 3% de bezerros e 1% de cria. Dos 518 produtores do estado, apenas 4% utilizam a BMF como ferramenta de negociação ou hedge e 94,4% preferem negociar o valor da arroba diretamente com o frigorífico.

Consumidor não tem informações sobre a carne que consome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100275.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] ?Infelizmente, hoje não temos informações que assegurem a qualidade da carne que consumimos?. A afirmação é do pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), Gelson Feijó, durante palestra ministrada aos participantes da 3ª Dinapec ? Dinâmica Agropecuária. ?Cor, teor de gordura e tipo de corte são as informações sensoriais disponíveis ao consumidor no momento da compra, mas não são os melhores indicadores para se avaliar a qualidade da carne?, explica Feijó. Ele afirma ainda que a falta de dados sobre o produto consumido não acontece somente no Brasil.

CNA realiza treinamento do Campo Futuro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100274.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza de 17 a 19 de março, mais uma etapa de treinamento de multiplicadores que atuarão na parte educacional do projeto Campo Futuro. A iniciativa é voltada para a classe média rural e tem o objetivo de capacitar, em 2008, cerca de 500 produtores para calcular os custos de produção de suas propriedades e para utilizar as operações em mercado como instrumento de gestão de riscos de preços em suas atividades.

Para Senadora, ineficiência dos portos brasileiros prejudica o agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100273.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao discursar em Plenário no último dia 14, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) afirmou que a precariedade dos portos brasileiros vem prejudicando o setor do agronegócio, responsável por parcela expressiva das exportações nacionais. Segundo a parlamentar, o Brasil aparece em 45º lugar em um estudo que avaliou a eficiência dos portos de 53 países.

O perfil dos suinocultores avicultores de base familiar do sul do Brasil e seus principais canais de acesso à informações agropecuárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100286.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] As mudanças ocorridas nos universos da comunicação e da gestão empresarial, notadamente a partir da década de 90, têm requerido das organizações, sejam elas privadas ou públicas, a ampliação e o refinamento dos conceitos, o redirecionamento e aprimoramento dos canais de relacionamento com seus públicos e a consolidação da comunicação como insumo estratégico (SILVA, 2003).

Farinhas de origem animal na alimentação de monogástricos: a qualidade dos produtos define seu potencial de utilização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100285.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O Brasil tem se destacado em nível mundial na produção de carnes, com previsão para o ano de 2007 que supera 9 milhões de toneladas de carne tanto bovina quanto de frangos e em torno de 3 milhões de toneladas de carne suína. Se por um lado estes números são interessantes, pois representam fatia considerável do PIB Nacional e implicam na geração de empregos e divisas decorrentes das exportações, é necessário considerar que a produção animal gera volumes expressivos de rejeitos. Especificamente nas plantas de abate animal e processamento de carnes são gerados no Brasil em torno de 3,3 milhões de toneladas de subprodutos não comestíveis, constituídos principalmente por vísceras, sangue, pêlos, sebo, penas e ossos.

Palestra sobre endividamento acontece hoje (18)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100284.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A palestra ?Endividamento Agrícola?, que debate as decisões do Governo Federal e também ensina a fazer cálculos sobre a dívida rural, será hoje (18), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campo Grande (MS), a partir das 19h30. O advogado Carlos Alberto Pereira, especialista em contratos de Execução e Revisão Judicial, será o palestrante e alerta que é preciso calcular o total de débitos e verificar se o desconto oferecido pelo governo Federal vai realmente beneficiar os agricultores.

Sindicato Rural de Santa Rita do Pardo empossa nova diretoria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100283.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Está agendada para o próximo dia 27 de março, às 19 horas, na sede do Sindicato Rural de Santa Rita do Pardo a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade. A diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) participa da posse. Para o cargo de presidente foi eleito o produtor rural, Cacildo Dagno Pereira, e nos cargos de 1º secretário e 1º tesoureiro serão empossados Élcio Padovan Correia e Maurício Corrêa, respectivamente.

Abertas as inscrições para o Centro de Performance Lagoa 2008, que começa em abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100281.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após o sucesso da edição 2007 do Centro de Performance, teste de performance realizado pela Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV, já estão abertas as inscrições para a segunda temporada, que começa em abril. No ano passado, participaram 336 animais das raças Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tabapuã, oriundos de 105 criadores de diferentes Estados. A expectativa é dobrar o número de touros em 2008 e contar também com a participação de raças taurinas.

Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense inicia em 25 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100280.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com o objetivo de sensibilizar a comunidade da Região do Alto Uruguai Catarinense, em especial crianças e jovens, para temas e atividades relacionadas à água, que valorizem a importância da gestão sustentável da água, é que se promove em Concórdia a Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, que acontecerá de 25 a 28 de março de 2008. ?O evento também pretende chamar a atenção para a importância das tecnologias sociais relacionadas ao aproveitamento da água da chuva, que servem para minorar os impactos das estiagens que recorrentemente ocorrem na região? ? explica o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Cláudio Rocha de Miranda.

Especialização em Informática na Educação é oferecida na modalidade à distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100278.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas as inscrições, pela PUCRS, para o curso de especialização em "Informática na Educação", modalidade à distância. Entre os objetivos estão o de analisar o uso pedagógico da informática nas escolas, capacitar recursos humanos para planejar, implantar e utilizar a informática como ferramenta didático-pedagógica de forma crítica, criativa e construtiva, além de propiciar uma vivência em ambiente virtual de aprendizagem.

Comissão de Agricultura da Câmara vai fiscalizar aumento no preço de insumos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100272.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal vai fiscalizar a formação dos custos de produção para o setor agropecuário e a elevação dos preços dos insumos utilizados pelos produtores rurais. Proposta de fiscalização e controle (PFC 15/07) nesse sentido, apresentada pelo deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), foi aprovada no último dia 12.

Certificação é destaque no Circuito Mineiro de Cafeicultura deste ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100271.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Mais de 400 produtores participaram, no último dia 13, da abertura do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2008, realizada em Três Pontas, no Sul do Estado. O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), por meio da Emater-MG, e Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Prefeitura Municipal de Três Pontas, teve como um dos principais temas a certificação de cafés em Minas Gerais.

Confecção de Brinquedos Pedagógicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28035.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] - FUNDAMENTADO NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL. Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos são apresentadas técnicas de confecção de brinquedos pedagógicos com sucatas e dobraduras, cuja finalidade é nortear a elaboração dos currículos e definição dos conteúdos, além de oferecer subsídios para o trabalho do professor. São abordados os seguintes tópicos: atividade lúdica e a construção do conhecimento; o brinquedo; conceito de sucata; como produzir os brinquedos: tartaruga porta-trecos, raia, boneco peteca, o sopra-sopra, rato e saci-pererê, leão e jogo de argolas; e, como trabalhar com dobraduras: janela, cachorro, casa, flor, peixe, sapo curru, chapéu de soldado, bolsa, porta-retratos, avião e cata-vento.

Comunicação para o Sucesso Pessoal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28034.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Aqueles que se comunicam bem e conhecem as técnicas da comunicação interpessoal são mais felizes, amam e são mais amados. Aprender a se comunicar com as pessoas ou grupos é possível por meio da Programação Neurolingüística - PNL. O "Comunicação Para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolingüistica" ensina os métodos para utilizar a PNL, abordando os seguintes tópicos: Conceito e objetivo; Público alvo; Nosso cérebro; Programas mentais; Princípios básicos da PNL; Etapas de aprendizado; Calibração; Padrão de movimentos oculares; Palavras processuais; Fisiologia corporal; Rapport; Acompanhamento; Dinâmica do acompanhar - conduzir; e, Quebra e potencializadores do rapport.

Cerrado: Ecologia e Caracterização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27584.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O cerrado é um bioma brasileiro bastante peculiar por sua constituição em mosaicos de formações vegetais que variam desde campos abertos até formações densas de florestas que podem atingir até 30 metros de altura. Com uma extensão de 1,8 milhão de Km², é o segundo maior bioma brasileiro. A riqueza de espécies tanto da flora quanto da fauna é muito expressiva, representando cerca de 30% da biodiversidade brasileira.

Oídios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27583.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Oídios são doenças de plantas causadas por fungos altamente evoluídos, sendo todos parasitas obrigatórios. Eles se situam entre os principais fitopatógenos, ocorrendo em todas as regiões do globo e na maioria das espécies vegetais cultivadas. Embora raramente causem a morte da planta, eles exaurem as suas reservas nutricionais, que poderiam ser utilizadas para fins produtivos. O livro aborda os principais aspectos sobre Oídios.

Pesquisar este blog