Selecione o dia...

sexta-feira, 12 de abril de 2019

CHAMADA VALE AGRÍCOLA - Vídeos, Vale Agrícola

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Vale Agrícola.

EXPERIÊNCIAS BEM-SUCEDIDAS DE AGRICULTURA URBANA - Destaques, Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Experiências bem-sucedidas associadas à agricultura urbana no Rio de Janeiro (RJ) serão apresentadas em um seminário técnico por parceiros do programa Embrapa & Escola, na segunda-feira (15/4), entre 8h e 17h, na sede da Embrapa Solos, no Jardim Botânico. O evento, que comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo, mostrará a importância da capacitação e das parcerias para o uso sustentável do solo e da água nos espaços urbanos.

          >> Confira a programação completa

A primeira sessão do seminário, mediada pela Emater-Rio, será iniciada com palestras de pesquisadores da Embrapa Solos.

Cláudio Capeche apresentará as ações sociais do programa Embrapa & Escola da Unidade em 2018, como orientações técnicas de manejo de solo e uso sustentável da água e doações de mudas de hortaliças e compostos. Wenceslau Geraldes fará um resgate histórico da agricultura pré-colombiana e mostrará como o uso de resíduos orgânicos, carvão vegetal e cinzas criam solos férteis.

Na sequência, representantes das comunidades Santa Marta, Rocinha, Chapéu Mangueira, Babilônia e Vidigal apresentam os resultados da implantação de hortas comunitárias e os benefícios para a população local. As experiências da Unidade Integrada de Saúde Mental -15 da Marinha do Brasil com horta terapêutica, de uma creche que passou a dar destinação adequada aos resíduos orgânicos da merenda e de uma ONG especializada em agricultura urbana também estão na programação.

Encerram a manhã as apresentações das pesquisadoras da Embrapa Agrobiologia Marta Ricci e Mariela Uzeda, líderes do projeto que desenvolve e adapta tecnologias e capacita produtores para potencializar a agricultura urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro, e da Emater-Rio, que promove capacitação e implantação de hortas escolares e domésticas na região de Campo Grande.

A segunda sessão do seminário técnico, com mediação da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação da Prefeitura do Rio, apresentará diversas experiências desenvolvidas por escolas, universidades, ONGs e outras instituições, como implantação de hortas, pomares urbanos e viveiros; trilha ambiental; capacitação de jovens em paisagismo, horticultura e jardinagem; e formação de mão de obra técnica por colégios técnicos agropecuários. Na parte final, o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos Murillo Freire Junior dará uma palestra sobre como reduzir o desperdício de alimentos, e a Prefeitura do Rio mostrará resultados de ações que buscam o desenvolvimento da agricultura urbana na cidade.

Também estão previstas para o seminário uma visita à Unidade Demonstrativa Francesco Palmieri, nos fundos da Embrapa Solos, e uma feirinha de produtos de parceiros do Programa Embrapa & Escola.

“Esperamos que o seminário, que reunirá membros de comunidades, instituições de ensino, ONGs e entes públicos possa fomentar novas parcerias e fortalecer as ações que já vêm sendo deseovolvidas por nossos parceiros”, disse o pesquisador da Embrapa Solos Cláudio Capeche, organizador do evento.

TRÊS TRAGÉDIAS NO RIO. OS 100 DIAS DE BOLSONARO. E MAIS - Vídeos, Nexo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Nexo Jornal.

OS 44 PONTOS POLÊMICOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA - Destaques, Vídeos, Eduardo Moreira

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Eduardo Moreira.

EMPRESAS ENVOLVIDAS COM TRABALHO ESCRAVO - Vídeos, Domingo Espetacular

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Domingo Espetacular.

A EVOLUÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal Futura.

100 DIAS DE GOVERNO - Vídeos, Ministério da Agricultura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Ministério da Agricultura.

DESCUBRA O INCRÍVEL BOI TROPICAL DESENVOLVIDO PELA EMBRAPA MEIO NORTE - Vídeos, Maranhão Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Maranhão Rural.

CMA APROVA PROJETOS PARA FINANCIAMENTO DE ENERGIA SOLAR E O RESPEITO AOS ANIMAIS - Textos, Senado Federal

Texto produzido por Senado Federal

Um projeto (PLS 524/2018) da senadora Rose de Freitas (Pode-ES) aprovado nesta semana pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) propõe a autorização do uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiar a compra de sistemas de energia solar por parte de empresas. Segundo o relator da proposta, senador Jaques Wagner (PT–BA), o investimento em energia solar também ajuda a contornar as limitações legais e ambientais para aumentar a geração de hidroeletricidade.

Outro projeto (PLS 358/2018), do ex-senador Rudson Leite, aprovado durante a reunião propõe a proibição da venda de animais de estimação em ambientes públicos que não sejam estabelecimento comercial. A relatora, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) destacou o direito de os animais serem tratados com dignidade. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

TRANSMISSÃO AO VIVO DE DESTAQUE RURAL - Vídeos, Destaque Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Destaque Rural.

CONHEÇA A ‘PÁSCOA DA PARTILHA’ EM MARAJÁ DO SENA MARANHÃO - Vídeos, Maranhão Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Maranhão Rural.

SENADORES QUEREM DEBATER DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM BONITO EM TRÊS COMISSÕES - Textos, Senado Federal

Texto produzido por Senado Federal

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promove reunião na quarta-feira (17), às 11h, com apenas um requerimento na pauta de votações. De autoria dos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Soraya Thronicke (PLS-MS), o requerimento pede que a CRA realize audiência pública em conjunto com as comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Meio Ambiente (CMA) para buscar soluções para o impacto ambiental causado por plantações, construções irregulares e estradas em áreas de preservação ambiental no município de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul.

Trad abordou os problemas enfrentados em Bonito em Plenário depois que o fato se tornou público em reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, exibido no domingo (7), que denunciou que as águas cristalinas dos rios Prata e Formoso têm ficado cada vez mais turvas com as chuvas, o que pode afetar o turismo, uma grande atividade econômica da região.

Os autores sugerem que sejam convidados para a audiência pública representantes dos ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e do Turismo, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do estado, da prefeitura e da Câmara Municipal de Bonito e de agências de turismo da região.

Também será convidado representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul).

A reunião ocorrerá na sala 7 da Ala Alexandre Costa do Anexo 2 do Senado Federal. A presidente da CRA é a senadora Soraya Thronicke e o vice-presidente é o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

CARLÃO CONFERE A 1ª EDIÇÃO DA ANUFOOD BRAZIL – EP. 118 - Vídeos, Canal Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal Rural.

MEDIDAS PROTETIVAS ÀS MULHERES E PEC QUE AUTORIZA REPASSE DIRETO A ESTADOS E MUNICÍPIOS FORAM OS DESTAQUES - Textos, Senado Federal

Texto produzido por Senado Federal

Veja abaixo como foi a semana de votações e debates no Senado.

Repasse direto para estados e municípios

Nesta semana, o Plenário do Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a transferência direta de recursos federais para estados e municípios, por meio de emendas parlamentares individuais ao Orçamento da União. A PEC 61/2015 teve a tramitação acelerada para passar pelos dois turnos de votação no mesmo dia. A matéria seguiu para análise da Câmara dos Deputados.

Reforma da Previdência

O Senado instalou na quarta-feira (10) a comissão especial que acompanhará a tramitação da reforma da Previdência (PEC 6/2019) na Câmara.

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, foi ouvido. Ele disse que o Brasil terá a última oportunidade de fazer um ajuste no sistema previdenciário sem avançar nos direitos adquiridos de mais de 30 milhões de cidadãos. Composta por nove membros titulares e igual número de suplentes, a comissão é presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) e tem como relator o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Proteção às mulheres

Os senadores aprovaram, em votação simbólica, o projeto que altera a Lei Maria da Penha para facilitar a aplicação de medidas protetivas de urgência para mulheres ou a seus dependentes, em casos de violência doméstica ou familiar. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 94/2018 seguiu para sanção presidencial. O texto dá mais poder a autoridades do Judiciário e policiais na adoção de medidas emergenciais protetivas e determina que, verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher, ou a seus dependentes, o agressor deverá ser imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida. A medida de afastamento imediato caberá à autoridade judicial (juiz de direito), ao delegado de polícia (quando o município não for sede de comarca) ou ao policial (quando o município não for sede de comarca e não houver delegacia disponível no momento da denúncia).

CPI dos Tribunais Superiores

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) recomendou na quarta o arquivamento do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores. A comissão acatou o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que recomendou não levar adiante a criação da CPI. Foram 19 votos favoráveis e 7 contrários, transformando o relatório em parecer da comissão. A decisão ainda será apreciada pelo Plenário.

Autonomia dos partidos

Os senadores aprovaram na terça-feira (9) urgência para a tramitação do Projeto de Lei (PL) 1.321/2019,que garante aos partidos automonia para definir o prazo de duração dos mandatos dos membros dos seus órgãos partidários permanentes ou provisórios. Pela proposta, os órgãos provisórios podem durar até oito anos. O texto também anistia as legendas de multas relacionadas ao uso do Fundo Partidário.

Tarifa Social de Energia Elétrica

O Plenário também aprovou na quarta projeto de lei que aumenta o desconto para os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A redução na conta de luz mensal pode chegar a 70% do valor para quem se encaixar no programa. O PLS 260/2017 segue para a Câmara.

Remuneração de terceirizados do Senado

Também na quarta foi aprovado o projeto de resolução (PRS 35/2019) que prevê novas regras para a contratação dos colaboradores terceirizados do Senado. O texto estabelece três critérios para definir a remuneração dos prestadores de serviços: valor médio de mercado; piso fixado em convenção coletiva; e valor fixado mediante justificativa baseada nas especificidades da Casa. A proposta autoriza que terceirizados do Senado recebam salários acima do piso fixado em convenção coletiva de trabalho. Aprovado de forma unânime, o projeto segue para promulgação.

Recondução de conselheiros tutelares

A recondução ilimitada dos conselheiros tutelares em seus cargos foi aprovada no Senado na quarta-feira (10). O PL 1.783/2019, com esse objetivo, foi aprovado por unanimidade. O texto, que acaba com o limite de apenas uma reeleição para os conselheiros, segue para sanção presidencial.

Equoterapia

O Plenário do Senado aprovou, na terça), a regulamentação da equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência. O texto aprovado é um substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 13/2015 ao PLS 264/2010) e agora segue para a sanção da Presidência da República.

Comissão Mista de Orçamento

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) de 2019 foi instalada na quarta-feira (10) e elegeu como presidente o senador Marcelo Castro (MDB-PI). Ele disse que um dos desafios este ano é o PLN 4/2019, por meio do qual o Poder Executivo pede a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 248,9 bilhões. Os 31 deputados e 11 senadores que integram a nova composição da CMO terão como principal atividade, durante o ano, analisar e votar os projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária da União (LOA) para 2020, e o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O relator da LDO 2020 será o deputado federal Cacá Leão (PP-BA) e o relator-geral do Orçamento da União para 2020 será o deputado federal Domingos Neto (PSD-CE).

Saúde indígena

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizou  nesta quinta-feira (11) uma audiência pública sobre saúde indígena. O debate contou com lideranças indígenas e com um representante do governo. Em questão, além da defesa dos direitos dos índios, esteve a proposta de municipalização da saúde indígena. A coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, pediu a manutenção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, e criticou a ideia de municipalizar o atendimento médico a indígenas, o que a seu ver seria o mesmo que “declarar o genocídio”. O secretário da Sesai, Marco Antonio Toccolini, descartou a possibilidade de municipalização.

Ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que o governo pretende dobrar o fluxo de visitantes ao país dos atuais 6,6 milhões de pessoas para 12 milhões até 2022. A meta foi apresentada em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) na quarta-feira (10). Questionado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), o ministro negou que tenha participado de um esquema de candidaturas laranja no PSL, em Minas Gerais, para desviar dinheiro do Fundo Partidário.

Ministro da Defesa

O Brasil apoia o governo interino encarregado da Venezuela, na figura do presidente da Assembleia Nacional daquele país, Juan Guaidó, mas é contra a realização de qualquer intervenção ou interferência na nação vizinha, afirmou o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, durante audiência na quinta-feira (11) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Ele também defendeu a reestruturação das carreiras dos militares e o acordo com Estados Unidos para o uso da Base de Alcântara, no Maranhão. Questionado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), o ministro da Defesa classificou como um “incidente lamentável” o assassinato do músico Evaldo dos Santos Rosa, fuzilado por militares na Zona Norte do Rio. Azevedo e Silva defendeu punição para os culpados.

Ministro da Ciência e Tecnologia

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, comparecerá a uma audiência pública da Comissão de Ciência Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) na próxima quarta-feira (17), às 9h, na sala 15. O requerimento é do senador Ângelo Coronel (PSD-BA) e convida o ministro a prestar informações sobre as prioridades e diretrizes da pasta sob sua responsabilidade.

CPI de Brumadinho

A CPI de Brumadinho ouviu na quinta-feira (11) o depoimento do ex-diretor-executivo de Ferrosos e Carvão da mineradora Vale, Gerd Peter Poppinga. Diretamente ligado à presidência da empresa, ele é um dos dirigentes cujo afastamento foi pedido pelo Ministério Público Federal após o rompimento da barragem de rejeitos tóxicos da Vale em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro, que soterrou centenas de pessoas e destruiu o Rio Paraopeba. Ele acabou deixando a mineradora no início de março. O executivo disse à CPI que segurança sempre foi sua prioridade na Vale. Ele disse ter sido autor de iniciativas como a desativação de barragens “a montante” da mineradora e a criação da Gerência de Risco Geotécnico, além de conceder autorização a gerentes executivos da empresa para investimentos em projetos necessários à segurança.

Corretagem de seguros

Projeto que muda as regras para o exercício da corretagem de seguros retorna à Câmara. O Plenário aprovou na quinta-feira (11) o PLC 7/2013, em forma de texto substitutivo, após discussão em turno suplementar. A proposta foi aprovada em primeiro turno no último dia 28. Conforme o texto aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o exercício da profissão de corretor de seguros dependerá da prévia obtenção de habilitação, a ser concedida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia vinculada ao Ministério da Economia responsável pela regulação do setor de seguros e resseguros. O projeto enumera os documentos necessários para obtenção da habilitação. A exigência vale também para os corretores já em atividade.

Celular reserva

O Senado aprovou na quinta um projeto que garante ao consumidor o direito de receber outro telefone celular enquanto seu aparelho estiver na assistência técnica para conserto. O empréstimo só vale para aparelhos que estão dentro do prazo de garantia. Como houve mudanças no texto,  a proposta (PLC 142/2015) volta à análise da Câmara.

Uso racional de energia

Projeto que incentiva o uso racional de energia foi aprovado na terça pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). O PLS 284/2018 reforça a política urbana e a diretriz de estímulo a construções que privilegiem a redução do consumo de energia. O texto é um substitutivo do relator, Jaques Wagner. O projeto altera a Lei 10.257, de 2001, que regulamenta diretrizes da política urbana. O texto será analisado em caráter terminativo pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Propaganda do Golpe de 1964

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou o requerimento da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) para que o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, compareça ao colegiado e esclareça a participação governamental na publicação de um vídeo que, segundo ela, faz apologia ao golpe de 1964. A audiência pública foi agendada para o dia 16 de maio.

FGTS e Santas Casas

A comissão mista que analisa a MP 859/2018 aprovou, na tarde da terça-feira (9), o relatório da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). A MP regulamenta pontos pendentes relativos às operações de financiamento para entidades hospitalares filantrópicas e sem fins lucrativos que participem de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria agora segue para a votação na Câmara dos Deputados e, se aprovada, será enviada para o Senado.

FGTS e financiamento imobiliário

Mutuários com um ano de trabalho com carteira assinada poderão usar o FGTS para liquidar ou amortizar o saldo devedor do financiamento imobiliário. O  PLS 359/2015, com esse objetivo, foi aprovado na quarta pela CAS. O texto seguiu para a Câmara.

FGTS e energia solar

Empresas que utilizam energia solar fotovoltaica em sua matriz energética poderão ser financiadas com recursos do FGTS. É o que prevê o PLS 524/2018, aprovado na quarta pela Comissão de Meio Ambiente (CMA). A proposta altera a Lei 8.036, de 1990 para viabilizar a aplicação de recursos do FGTS em operações de crédito destinadas a projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

FGTS e prótese de dependentes

A CDH aprovou na quarta-feira (11) o PL 1232/2019, que permite ao trabalhador sacar o dinheiro de sua conta no FGTS para comprar órteses e próteses para dependentes com deficiência. A matéria segue agora para a CAS.

Desporto escolar e pessoas com deficiência

A CAE aprovou na terça-feira (9) proposta que destina mais recursos das loterias para investimento no desporto escolar e na inclusão desportiva de pessoas com deficiência. O PLS 62/2015 segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Aposentado com diabetes

Portadores de diabetes mellitus poderão ter direito à isenção de Imposto de Renda (IR) sobre os proventos de aposentadoria ou reforma. Projeto (PL 585/2019) com esse objetivo, aprovado pela CAS, na quarta. O projeto seguiu para análise final da CAE.

Aposentados com desconto em medicamentos

Aposentados e pensionistas que ganham até o teto estabelecido pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS) poderão ter desconto de 50% na compra de medicamentos. O benefício, a ser subsidiado pelo governo federal, está previsto no PLS 235/2018, aprovado pela CAS, na quarta. A proposta segue para a Câmara.

Educador social

A CAS também aprovou na quarta o PLS 328/2015, que regulamenta a profissão de educador social. Aprovada pela CCJ e pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a proposta segue para a Câmara dos Deputados.

Diagnóstico de câncer

O Plenário votará, em regime de urgência, projeto de lei que garante aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer o direito a biópsia no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do pedido médico. O PLC 143/2018 foi aprovado nesta quarta pela CAS. A proposta determina que o limite de até 30 dias valerá para os exames necessários nos casos em que a neoplasia maligna (termo médico que se refere aos tumores cancerígenos) seja a principal hipótese apontada pelo médico.

Requerimentos da CCT

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) pedirá informações ao ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a política do Banco da Amazônia (Basa) de não financiar projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidráulicas (CGHs). O requerimento é da senadora Kátia Abreu (PDT-TO). A CCT também aprovou a realização de uma audiência sobre a possibilidade de prorrogação da vigência da Lei do Audiovisual (Lei 8.685, de 1993). A terceira audiência aprovada pela CCT, a pedido do senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), debaterá os desdobramentos da tecnologia da informação no âmbito da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Proibição da venda de cães e gatos nas ruas

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou na quarta projeto de lei que proíbe o comércio indiscriminado de animais de estimação em locais públicos e fora de lojas autorizadas para este fim. Pelo texto (PLS 358/2018), quem vender animais de estimação na rua ou em locais públicos, sujeitando-os a condições insalubres, cometerá crime ambiental (Lei 9.605, de 1998). A proposta segue agora para a CCJ, onde receberá decisão terminativa.

Fim de atenuantes para jovens

Jovens de 18 a 21 anos condenados por crimes podem perder o direito a benefícios previstos na lei penal. A CDH aprovou na quinta o PLC 140/2017, que elimina do Código Penal (Decreto-lei 2.848, de 1940) os atenuantes para quem comete crimes nessa faixa etária. O projeto segue para o Plenário.

Registro de deficiência de vítima de violência doméstica

A CDH também aprovou na quinta o projeto de lei que determina a obrigatoriedade do registro de informação sobre condição de deficiência da vítima de violência doméstica, no registro do boletim de ocorrência (PLC 96/2017). O projeto segue para análise do Plenário.

“Santinhos” biodegradáveis

A CDH acolheu na quinta uma sugestão legislativa (SUG 6/2019) que determina o uso de material biodegradável para a produção de impressos usados nas campanhas eleitorais — conhecidos como “santinhos”. Com a aprovação pela CDH, a matéria começa a tramitar no Senado como um projeto de lei. A ideia foi apresentada em outubro de 2018 pelo cidadão Pedro Carvalho, do Rio de Janeiro. Ele argumenta que, a cada ano eleitoral, “as ruas são inundadas com ‘santinhos’ dos candidatos a cargos do governo”. “Além de sujar as ruas, eles entopem bueiros e podem causar inundações em algumas localidades”, justifica. A iniciativa obteve o apoio de mais de 20 mil internautas por meio do Portal e-Cidadania.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

CURSO DE ULTRASSONOGRAFIA PARA BOVINOS E OVINOS É OFERECIDO PARA PROFISSIONAIS DA MEDICINA VETERINÁRIA - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Curso precisa de no mínimo cinco participantes para garantir a realização

A Embrapa Clima Temperado aceita até o dia 24 de abril a inscrição para quem tiver interesse no VI Curso de Ultrassonografia em Reprodução de Bovinos e Ovinos, que acontece entre os dia 2 a 4 de maio, nas dependências da Estação Experimental de Terras Baixas da Empresa, localizada ao lado do Campus da UFPel, no Capão do Leão/RS. O Curso tem vagas limitadas de no máximo até dez participantes. A promoção é da Embrapa e da Faculdade de Medicina Veterinária da UFPel.

Segundo uma das ministrantes do Curso, pesquisadora Ligia Pegoraro, este treinamento capacita veterinários e acadêmicos de Medicina Veterinária à qualificação de serviço em reprodução animal.

“O profissional adquire técnica  e experiência prática para identificar patologias com precocidade, gestações e o sexo do produto, isso faz com que ele ofereça um serviço especializado com aferições e acompanhamento do desenvolvimento de cada animal”, explica Pegoraro.

Serão abordados temas como princípios básicos da ultrassonografia, acompanhamento das fases gestacionais, sexagem fetal, transtornos ovarianos e uterinos, e uso do ultrassom em tecnologias de reprodução assistida (ATR). O Curso será realizado com no mínimo cinco participantes.

As inscrições podem ser efetuadas na Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (FAPeg), através de depósito na conta do Banco do Brasil, Agência 3124-0 e conta corrente 6668-0. O investimento é de R$ 1.000,00/participante. Após, o depósito deve ser enviado em e-mail com a identificação e o seu comprovante para o e-mail: eventos@fapeg.org.br para confirmação da inscrição. Mais informações são obtidas no e-mail da pesquisadora responsável: Ligia M. C. Pegoraro (ligia.pegoraro@embrapa.br) e/ou via contato telefônico do laboratório de reprodução animal: (53) 3275- 8492

PROGRAMA TERRA SUL- 07/04/2019 - Vídeos, Terra Sul

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Terra Sul.

FUNDEB: QUAIS IMPACTOS COM O SEU FIM? – DIA DA EDUCAÇÃO - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal Futura.

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal Futura.

@ DO BOI SOBE R$ 5,50 EM 30 DIAS - Vídeos, TV Agro AP

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por TVAGRO – A P.

PROGRAMA ESPECIAL DE AGRICULTURA IRRIGADA COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Preocupados com o uso sustentável da água, o Sistema Faemg/Senar Minas iniciou a capacitação de produtores rurais para a utilização da agricultura irrigada. Durante a semana de 08 a 11 de abril, em Bom Despacho, dois grupos de produtores participaram de projeto piloto sobre o Programa Especial da Agricultura Irrigada; desenvolvido pelo Senar Nacional e que será implantado em Minas Gerais integrado ao Programa Nosso Ambiente.

                                                                                                                                                                                    Com o crescimento da população, com estimativa para 2050 em 9 bilhões de pessoas, a agricultura terá o desafio de produzir mais na mesma área utilizada até o momento.

Nesse cenário, a água passa a ser uma das garantias da produção, através da irrigação feita de forma sustentável. O Brasil tem muito a crescer nesse setor. Da sua área de utilização dessa tecnologia apenas 19,6 % são aproveitados, a média mundial é de 72% segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

A missão do Programa Especial de Agricultura Irrigada é conciliar a eficiência da produção com o uso sustentávelda água, favorecendo a segurança da safra principalmente nos períodos de estiagem ao adotar técnicas de gestão dos sistemas de irrigação, manejo do solo e da água. 

 

Em alerta

Em Bom Despacho, boa parte dos produtores trabalha com a utilização da irrigação através de pivô. O município, como outros do Estado, está em estado de alerta sobre a disponibilidade de recursos hídricos. Por esse motivo, o município foi contemplado com o Programa Especial de Agricultura Irrigada.

O primeiro módulo capacitou duas turmas de produtores, 24 pessoas, que apreenderam as questões que envolvem a gestão e o manejo na irrigação. “O programa será desenvolvido por etapas que contempla conhecimentos sobre Gestão e Manejo, o que foi realizado em Bom Despacho esta semana. Na sequência virão às etapas sobre Gestão da Irrigação Localizada, Gestão da Irrigação por Aspersão, Fertirrigação e Reúso; Gestão da Energia Elétrica e da Água”, enfatizou o coordenador do projeto Harrison Belico. Ele também destacou o quanto os participantes do projeto se interessaram pelos novos conhecimentos recebidos e a importância desse conteúdo para o uso sustentável dos recursos naturais. Segundo Harrison, várias regiões do Estado estão em condições de alerta, em relação ao comprometimento da vazão outorgável, devido a disponibilidade de recurso hídrico. Esse projeto visa contribuir com o aumento da produção de alimentos e, consequentemente, com o aumento da renda do produtor rural, através da capacitação na gestão e manejo da irrigação e no uso da água com maior eficiência e eficácia.

O engenheiro agrônomo e instrutor, Magno Leal de Souza, ressaltou as questões do estado de alerta, que envolve a região de Bom Despacho. As informações sobre autorgas, uso sustentável da água e a utilização consciente de cada produtor, foram contempladas nesse primeiro módulo do curso. “A utilização correta da água garantirá a produção no futuro, para isso o produtor deverá ter conhecimentos sobre como utilizar os nossos recursos naturais da melhor maneira, consciente sobre a capacidade de produção, bem como da quantidade de água que poderá utilizar para a irrigação”, enfatizou. A próxima etapa do projeto será desenvolvida em Bom Despacho em maio. “Hoje, a grande dificuldade da agricultura irrigada é o manejo da água no solo. Os equipamentos nos dizem a quantidade de água que estamos usando, mas não indicam o momento certo de irrigar. Essa parte é a mais importante, pois se o produtor irrigar no momento que ainda tem água no solo estará jogando água fora. Se ele identificar que o solo ainda tem água para mais dois dias, poderá fazer um bom trabalho. Essa identificação, através de equipamentos simples desenvolvidos pela Embrapa, o ajudará na tomada de decisões”, concluiu Magno.

ADIDO DO CANADÁ VISITA FAEMG - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

A FAEMG vai apresentar por videoconferência o panorama do agronegócio a empreendedores canadenses, conforme acertado na reunião com o adido comercial do governo do Canadá, Franz Brandenberger.

Segundo ele, “o interesse é fazer parcerias, fomentar startaups e trazer mais tecnologia”. Para o vice-presidente de Secretaria, Rodrigo Alvim, “há oportunidades factíveis entre Minas e o Canadá”. Já a coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline Veloso, disse que as interações podem ser ampliadas, especialmente, as ligadas à educação e inovação tecnológica.

Também participaram da reunião a superintendente do Inaes, Silvana Novais, o superintendente técnico, Altino Rodrigues, e o engenheiro agrônomo Pierre Vilela.

CASO DE SUCESSO COM DEFUMADOS EM DORES DO INDAIÁ - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Após realizar o curso de Defumador de Carnes do Sistema Femg/Senar Minas, Varlei é mais um caso de sucesso. O ex-aluno é da cidade de Dores do Indaiá e agora possui sua própria empresa de produtos de defumados artesanais de suínos e frango, o Dedeco Uai.

O curso foi uma parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas com o Sindicato Rural de Dores do Indaiá.

Veja no vídeo abaixo:

PRODUTORAS EXPÕEM NO SIMCAFÉ - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Ex-alunas do Sistema Faemg/Senar Minas participaram da Feira de Produtos Orgânicos e Artesanato montada na 11ª SIMCAFÉ (Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana), realizado entre os dias 09 e 11 de abril pela COCAPEC (Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas), em Franca/SP. O evento reuniu empresas de insumos agrícolas, máquinas, implementos, produtos veterinários e veículos, palestras, negociação e no Espaço Sustentável os serviços e ações da Cocapec.

A Feira manteve o sucesso de público registrado nos últimos anos e as ex-alunas do Sistema Faemg/Senar Minas comprovaram esse sucesso na comercialização de seus produtos.

A afirmação é da produtora Valdirene Silva Cintra, moradora da Fazenda Mandioca, em Claraval/MG, que levou para a feira doces: cristalizados, em calda e doce de leite, resultados da sua capacitação pelo Senar Minas.

Valdirene participou da feira para promover os seus produtos, mas comercializou tão bem que viu nessa oportunidade a possibilidade de estar em outros eventos. Um novo mercado se abre para ela, que transforma os frutos da fazenda em doces, agregando mais valor à sua produção. A exceção fica apenas com o abacaxi e morango, que não são produzidos na propriedade. Valdirene participou de dois cursos do Senar Minas, sendo o segundo para aprimorar as técnicas aprendidas.

A mobilizadora da Cocapec, Drieli Soares ressalta que a feira foi criada para mostrar o resultado do trabalho das produtoras e das ações da cooperativa junto ao Senar Minas, nas áreas atendidas pela cooperativa. O resultado foi extremamente positivo e deve se transformar em uma tradição nos próximos eventos.

A instrutora Minisa Fernandes esteve no evento e conferiu o resultado das capacitações realizadas nas ações da Cocapec, muitas das quais participou. Na sua rede social registrou vários produtos e parabenizou a produtora Valdirene que comercializa com o nome Doces da Val.

“Encontrei muita organização no Simpósio. Apresentação de grandes negócios e alta tecnologia ao homem do campo. Sem contar, a exposição e venda dos produtos fabricados por ex alunas do Senar Minas, na área de artesanatos e alimentação (doces cristalizados; produtos minimamente processados e orgânicos) o que fornece reconhecimento, apoio/suporte para que elas possam dar continuidade ao novo negócio! Foi fantástico”, disse Minisa.

PESQUISADORES APRESENTAM INOVAÇÕES PARA FRUTICULTURA EM SEMINÁRIO ALAGOANO - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Pesquisadores de três Unidades da Embrapa apresentaram na quarta e quinta (10 e 11) em Maceió os mais recentes avanços e resultados de pesquisas na produção de frutas durante o 3º Seminário de Fruticultura de Alagoas. 

A produção de açaí, o cultivo de frutas de clima temperado no Semiárido, a agregação de valor à fruticultura e capacitações de produtores do estado nessa atividade agrícola foram os temas abordados pelos pesquisadores.

Com o objetivo de difundir conhecimentos para quem já trabalha com a fruticultura ou pretende diversificar a produção, entre outros interessados na atividade, o evento reuniu no Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL) produtores rurais, potenciais empresários, técnicos e estudantes. 

A realização foi do Sebrae em Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Instituições como Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Embrapa, Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e Mibasa apoiaram o evento.

Na quarta (10), o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) João Tomé de Farias Neto apresentou a palestra ‘Sistema de produção do Açaizeiro e beneficiamento de açaí’. Na tarde do mesmo dia Paulo Roberto Coelho, pesquisador da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) apresentou ‘Fruticultura de clima temperado no Semiárido’.

No segundo e último dia do evento, foi a vez dos pesquisadores da Embrapa Alimentos e Territórios, Unidade recém-criada pela Embrapa em Maceió. Pela manhã, Ricardo Elesbão, chefe de Pesquisa da Unidade, apresentou ‘Inovação e Agregação de Valor na Fruticultura’.  À tarde Lineu Alberto Domit apresentou uma proposta de capacitação continuada em fruticultura para os produtores alagoanos.

Elesbão, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, destacou a importância de agregar novos conhecimentos e soluções inovadoras às cadeias produtivas. “Hoje somos capazes de produzir frutas de clima frio, como maçã, pera, ameixa e caqui no Sertão. Esta é uma alternativa muito interessante para Alagoas, que pensa em substituir algumas áreas de cana ou outras culturas que já não estão em desenvolvimento”, explica.

Foi justamente a pesquisa sobre produção de frutas de clima temperado no semiárido que atraiu o zootecnista José Roberto Campos, do município de Água Branca, alto sertão de Alagoas, para o 3º Seminário Alagoano de Fruticultura. Criador de caprinos e ovinos, a intenção dele é diversificar as atividades. “O nosso clima é favorável, minha intenção é produzir maracujá e eu quero aprender também sobre a possibilidade de cultivar maçãs. Isso me chamou a atenção”, comenta. 

“O investimento em agricultura traz o melhor e mais rápido retorno social, pois a riqueza é distribuída, tem capilaridade e isso gera desenvolvimento. A fruticultura tem provado que nós temos o solo propício para isso, outros estados já têm projetos com êxito fantástico e nós precisamos de organização, modernidade, diversificação e financiamento, incentivo para aumentar a escala de produção”, avalia o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Ronaldo Lessa.

“A importância deste evento é repassar alternativas econômicas passíveis de exploração em Alagoas. Para os produtores de cana-de-açúcar, por exemplo, diante da situação econômica do setor, a fruticultura vem se apresentando como uma excelente opção nas propriedades rurais”, afirma o analista da Unidade de Agronegócio (Uagro) do Sebrae em Alagoas, Manoel Ramalho.

*Com informações das Assesorias de Comunicação do Sebrae-AL, FAEAL, Senar e Algo Mais Consultoria e Assessoria

PRODUÇÃO DE FRANGO APRESENTA MELHOR RESULTADO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DOS ÚLTIMOS 4 ANOS - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

VALTRA LEVA LINHA T CVT DE TRATORES OFERECENDO MAIS POTÊNCIA E QUALIDADE NA EXPOLONDRINA - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

VITRINES TECNOLÓGICAS MOSTRARÃO NOVIDADES DA AGRICULTURA E PECUÁRIA NA NORTE SHOW - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

BOLSA BRASILEIRA DE MERCADORIAS LANÇA PLATAFORMA ELETRÔNICA PARA CÉDULA DE PRODUTO RURAL - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

DESTAQUES DF, MT, SP, RS E MS - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

PROGRAMA AGRICULTURA BR – 12/04/2019 - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

VEM AÍ O 14º CIRCUITO APROSOJA - Vídeos, Aprosoja Mato Grosso

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Aprosoja Mato Grosso.

PUBLICAÇÃO DA SEMANA: VIVEIROS DA AFUBRA- PROGRAMA TERRA SUL - Vídeos, Terra Sul

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Terra Sul.

AUTORIDADES DIVULGAM O II SIMPÓSIO DA NOZ PECÃ – PROGRAMA TERRA SUL - Vídeos, Terra Sul

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Terra Sul.

EMATER NA 19° EXPOAGRO AFUBRA- PROGRAMA TERRA SUL - Vídeos, Terra Sul

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Terra Sul.

MUDAS, LANÇAMENTOS E PESQUISA NA EXPOAGRO AFUBRA DE 2019- PROGRAMA TERRA SUL - Vídeos, Terra Sul

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Terra Sul.

DESCUBRA AGORA PORQUE CONHECER PAULINO NEVES E OS PEQUENOS LENÇÓIS - Vídeos, Maranhão Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Maranhão Rural.

TURMA DE MULHERES EM CURSO DE DEGUSTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CAFÉ - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Em Alto do Jequitibá, o instrutor Carlindo deu um curso bastante inspirador. Uma turma composta somente por mulheres realizou o curso de Degustação e Classificação do café, promovido pelo Sistema Faemg/Senar Minas.

Confira no vídeo abaixo:

CNA E SENAR MINAS LANÇAM PROGRAMA DE ALIMENTOS ARTESANAIS E TRADICIONAIS - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Para estimular a diversificação e agregar valor aos produtos dos pequenos e médios produtores, a CNA e o Senar Minas lançaram o Programa CNA de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Brasil.

Serão promovidas ações de capacitação, assistência técnica e gerencial, consultoria, melhoria do ambiente tributário e regulatório, fomento e aperfeiçoamento da estrutura para comercialização.

Tipos de agroalimento:

  • Tradicional– é aquele com ou sem transformação, mas cujos métodos de produção exigem mais tempo ou tem características exclusivas decorrente do meio que foi produzido.

    Por exemplo: café, mel e cachaça.

  • Artesanal– é produzido em poucas quantidades, com excelência, e pelo produtor rural ou funcionário que tenha total domínio do processo. E, principalmente, com uso de técnicas manuais. Por exemplo: chocolate, geleia e doce de leite.

Saiba mais sobre o programa e cadastre-se aqui.

SAFRA DA SOJA EM TOCANTINS - Vídeos, Destaque Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Destaque Rural.

MILHO SAFRINHA: RENDIMENTOS PODEM CHEGAR A 170 SCS/HA EM GO - Vídeos, Destaque Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Destaque Rural.

PREVISÃO CENTRO-OESTE – INSTABILIDADE GANHA FORÇA EM MT E GO - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO BRASIL – TEMPORAIS NO NORDESTE - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO GRANDE SP – CHUVA PASSAGEIRA - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO SUDESTE – PANCADAS DE CHUVA - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO GRANDE VITÓRIA – DIA DE SOL E CALOR - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO SUL – TEMPO FIRME NA REGIÃO - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO GRANDE RIO – AR SECO PREDOMINA - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO NORDESTE – CHUVA A QUALQUER HORA NA COSTA - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

PREVISÃO NORTE – RISCO DE CHUVA FORTE - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Climatempo Meteorologia.

AUDIÊNCIA DEBATE MP QUE PRORROGA ADESÃO A PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL - Textos, Senado Federal

Texto produzido por Senado Federal

A comissão mista da Medida Provisória (MP) 867/2018 faz na terça-feira (16) audiência pública interativa para debater a proposição, que estende até 31 de dezembro de 2019 o prazo para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) pelo proprietário ou posseiro inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Foram convidados para o debate representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Aprovado em 3 de abril, o plano de trabalho da comissão, apresentado pelo relator, deputado Sergio Souza (MDB-PR), prevê ainda a realização de diligências julgadas necessárias pela presidente do colegiado, senadora Juíza Selma (PSL-MT).

O prazo de vigência da matéria foi prorrogado até 3 de junho. O relatório preliminar da MP, ao qual foram oferecidas 35 emendas, deverá ser apresentado em 23 de abril e votado no dia seguinte na comissão mista.

A MP propõe a extensão dos prazos previstos no artigo 59 do Código Florestal (Lei 12.651, de 2012) sobre a adesão ao PRA para 31 de dezembro de 2019, com possibilidade de prorrogação por mais um ano por ato do chefe do Poder Executivo. O prazo inicial de adesão expirou no dia 31 de dezembro de 2018.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

RIO GRANDE RURAL CHAMADA EDIÇÃO NÚMERO 1061 - Vídeos, Rio Grande Rural

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Rio Grande Rural.

RENOVABIO SERÁ APRESENTADO EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA AGROINDUSTRIAL EM PIRACICABA - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

A pesquisadora e o Chefe-Geral da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Marília Folegatti e Marcelo Morandi, estarão no 16º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial – SILA: políticas logísticas para uma agenda mínima de estado, em 15 de abril, no Anfiteatro do Grupo Esalq-Log.

O tema será “A experiência da mobilização por uma agenda positiva: o caso do Renovabio”, no Painel 4 “Entidades e usuários de transportes”, com Daniel Furlan Amaral, economista Chefe ABIOVE, que abordará as demandas e necessidades dos usuários, e Antonio Lauro Valdivia Neto, Assessor Técnico NTC, que trata do tema o olhar das estradas.

De acordo com a pesquisadora, será apresentado o RenovaBio como um caso de sucesso, no que se refere a ações interinstitucionais coordenadas para a construção conjunta de políticas públicas.

“Com uma demanda clara, apoio político e forte base técnica, o RenovaBio se viabilizou com qualidade e em curto espaço de tempo”, explica Marilia.

O evento, que irá reunir profissionais do setor público e privado que atuam na tomada de decisões de natureza logística, busca tratar de problemas relacionados às perdas na cadeia agroindustrial, bem como propor soluções e apresentar novas ideias, novos caminhos na logística como um todo.

A abertura será às 8h, com palestra do coordenador do Esalq-Log, José Vicente Caixeta Filho. O Painel 1 “Poder Público”, tem participação de Milton Persoli, Presidente do Dersa, Jorge Kobayashi, da Secretaria de Transportes de Piracicaba, e Marcelo Monteiro, ex-Secretário de Transportes do Mato Grosso e ex-Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Transportes. O Painel 2 “Visão dos Operadores”, conta com Paulo Salvador, Diretor-Executivo do Grão-Pará Multimodal, José Osvaldo Cruz, da VLI Logística, e Paulo Roberto Guedes, Conselheiro da Associação Brasileira de Operadores Logísticos. O Painel 3 Gestor “Logística do Futuro”, será dos Alunos Abner Matheus João, Alexandra Vinhote, Guilherme dos Santos e Fernando da Rocha.

A programação conta também com o lançamento do Museu de Logística Esalg-Log.

A realização é do Departamento de Economia, Administração e Sociologia – LES

EMBRAPA ABRE INSCRIÇÃO PARA OFERTA DE SEMENTES DE CULTIVARES DE GRÃO-DE-BICO - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Produtores interessados em produzir sementes de grão-de-bico já podem preparar a documentação para participar da oferta de sementes para produção das cultivares de grão-de-bico Cícero, BRS Aleppo, BRS Cristalino e BRS Toro. De acordo com o Comunicado de Oferta nº 06/2019, da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa, as inscrições vão até o dia 26 de abril de 2019.

Ainda conforme o Comunicado, serão contemplados os produtores que enviarem e-mail com o assunto “Comunicado de oferta nº 06/2019” para o endereço sin-ebsb-oferta@embrapa.br.

Vale destacar que os interessados devem ser inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM/MAPA). Mais informações podem ser obtidas no telefone (61) 3448-1971.

O chefe-geral e coordenador do programa de melhoramento genético de leguminosas Warley Nascimento chama a atenção para a importância da parceria entre a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e a SIN que permitiu mais uma ação de fomento à produção de sementes da Embrapa.

“Esse esforço voltado ao fomento à produção de sementes das cultivares de grão-de-bico da Embrapa representa uma significativa contribuição à cadeia produtiva dessa cultura. Ao disponibilizar sementes com alta qualidade (genética, física, fisiológica e sanitária) deu-se o primeiro passo para o sucesso de todos os envolvidos nesse processo”, anota Nascimento.

Cultivares ofertadas

Cícero

Totalmente mecanizada, a primeira cultivar de grão-de-bico desenvolvida pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) apresenta boa adaptação às condições edafoclimáticas do Brasil Central. Nessa região, a cultura se desenvolve bem no período seco de inverno, em locais de maiores altitudes.

BRS Aleppo

Essa cultivar não exige grandes aportes de água ao longo dos quatro meses de seu ciclo de produção. Sua produtividade é outro fator que não pode ser desprezado: alcança, em média, 30 sacas por hectare, e outra questão a ser destacada refere-se à sua maior tolerância a fungos de solo.

BRS Cristalino

Sua adaptação ao cultivo em áreas irrigadas do Planalto Central e sua elevada produtividade – média de 3.000 kg/ha – são as principais características dessa cultivar. Outros atrativos também podem ser contabilizados a exemplo da colheita mecanizada e a sua dupla aptidão para o uso na indústria de conservas (grãos reidratados) e no consumo seco.

BRS Toro

Bastante rústica, a cultivar – assim como as outras cultivares apresentadas – é igualmente adaptada ao cultivo mecanizado e seus grãos podem ser destinados tanto para o mercado de grãos secos quanto para o enlatamento, após o processamento industrial.

Livro

Informações mais detalhadas sobre características de leguminosas como grão-de-bico, e também feijão-vagem, ervilha e lentilha, estão disponíveis no livro “Hortaliças Leguminosas”. Dividido em cinco capítulos, o livro traça um histórico sobre a origem de cada um desses alimentos, suas especificidades botânicas, nutricionais, potencialidades de mercado e comercialização, e tecnologias desenvolvidas com relação à prevenção de doenças, irrigação, tratos culturais, entre outros.

SEMINÁRIO MOSTRA EXPERIÊNCIAS BEM-SUCEDIDAS DE AGRICULTURA URBANA NO RIO DE JANEIRO - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Experiências bem-sucedidas associadas à agricultura urbana no Rio de Janeiro (RJ) serão apresentadas em um seminário técnico por parceiros do programa Embrapa & Escola, na segunda-feira (15/4), entre 8h e 17h, na sede da Embrapa Solos, no Jardim Botânico. O evento, que comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo, mostrará a importância da capacitação e das parcerias para o uso sustentável do solo e da água nos espaços urbanos.

          >> Confira a programação completa

A primeira sessão do seminário, mediada pela Emater-Rio, será iniciada com palestras de pesquisadores da Embrapa Solos.

Cláudio Capeche apresentará as ações sociais do programa Embrapa & Escola da Unidade em 2018, como orientações técnicas de manejo de solo e uso sustentável da água e doações de mudas de hortaliças e compostos. Wenceslau Geraldes fará um resgate histórico da agricultura pré-colombiana e mostrará como o uso de resíduos orgânicos, carvão vegetal e cinzas criam solos férteis.

Na sequência, representantes das comunidades Santa Marta, Rocinha, Chapéu Mangueira, Babilônia e Vidigal apresentam os resultados da implantação de hortas comunitárias e os benefícios para a população local. As experiências da Unidade Integrada de Saúde Mental -15 da Marinha do Brasil com horta terapêutica, de uma creche que passou a dar destinação adequada aos resíduos orgânicos da merenda e de uma ONG especializada em agricultura urbana também estão na programação.

Encerram a manhã as apresentações das pesquisadoras da Embrapa Agrobiologia Marta Ricci e Mariela Uzeda, líderes do projeto que desenvolve e adapta tecnologias e capacita produtores para potencializar a agricultura urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro, e da Emater-Rio, que promove capacitação e implantação de hortas escolares e domésticas na região de Campo Grande.

A segunda sessão do seminário técnico, com mediação da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação da Prefeitura do Rio, apresentará diversas experiências desenvolvidas por escolas, universidades, ONGs e outras instituições, como implantação de hortas, pomares urbanos e viveiros; trilha ambiental; capacitação de jovens em paisagismo, horticultura e jardinagem; e formação de mão de obra técnica por colégios técnicos agropecuários. Na parte final, o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos Murillo Freire Junior dará uma palestra sobre como reduzir o desperdício de alimentos, e a Prefeitura do Rio mostrará resultados de ações que buscam o desenvolvimento da agricultura urbana na cidade.

Também estão previstas para o seminário uma visita à Unidade Demonstrativa Francesco Palmieri, nos fundos da Embrapa Solos, e uma feirinha de produtos de parceiros do Programa Embrapa & Escola.

“Esperamos que o seminário, que reunirá membros de comunidades, instituições de ensino, ONGs e entes públicos possa fomentar novas parcerias e fortalecer as ações que já vêm sendo deseovolvidas por nossos parceiros”, disse o pesquisador da Embrapa Solos Cláudio Capeche, organizador do evento.

BOM DIA PRODUTOR – 12/04/2019 - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por Canal do Boi.

MODELO DISC: QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS COM ALTA DOMINÂNCIA? - Vídeos, Exame

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por EXAME.com.

SIMPÓSIO LEITE INTEGRAL - Vídeos, Faep

Clique na imagem para ver o vídeo divulgado originalmente por sistemafaep.

FOSSA SÉPTICA ECOLÓGICA É CONSTRUÍDA EM SARDOÁ POR MEIO DE CURSO DO SISTEMA FAEMG/SENAR MINAS - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Uma tecnologia simples e barata pode levar benefícios para os agricultores de Sardoá, no Vale do Rio Doce. Além da melhora na qualidade de vida, a instalação de fossas sépticas ajuda a preservar o meio ambiente. Por meio de um curso do Sistema Faemg/Senar Minas, produtores rurais da região aprenderam a construir uma fossa séptica ecológica. O evento foi uma promoção do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares.

O cuidado com o meio ambiente e a destinação correta dos dejetos são temas focais do evento, que teve instrução de Gracielle Brito Sales.

Ela explicou que o curso é também uma alternativa interessante para reaproveitar materiais que são descartados, ao mesmo tempo em que soluciona parte do problema de saneamento básico nas propriedades rurais.

“É uma forma de tratar o esgoto no campo, já que não há essa alternativa. A construção das fossas sépticas ecológicas é importante porque dá a destinação certa dos dejetos humanos que antes eram jogados nas chamadas fossas negras. Isso causava a contaminação do meio ambiente e principalmente das águas do lençol freático. E a gente ensina no curso como construir as fossas utilizando pneus velhos, entulhos, materiais que comumente são mal descartados e que também acabavam contaminando o meio ambiente.

A Engenheira Sanitarista e Ambiental, Keitte Stefani Almeida, foi uma das participantes do curso. Ela destacou a importância do curso já que, segundo ela, a população não tem tanto conhecimento sobre o quão prejudicial é o lançamento de dejetos no meio ambiente. “E, além disso, a grande maioria dos moradores da zona rural não possuem um sistema eficiente para o lançamento de águas escuras (esgoto). A maioria dos moradores fazem o despejo de forma inadequada em fossas negras (buraco escavado sem impermeabilização do solo), causando uma série de fatores prejudiciais ao meio ambiente”, alertou a engenheira.

Keitte Almeida fez questão de agradecer a oportunidade. “Conhecimento sempre é muito bem-vindo. E este curso oferecido pelo Sistema Faemg/Senar Minas foi bem aproveitado por todo nós participantes, uma vez que todos aprendemos a dimensionar a fossa em relação ao número de moradores de uma residência, e aprendemos a fazer todo o trabalho de alvenaria utilizada para a construção da mesma. Por isso, somos todos muito gratos”.

O mobilizador do Sindicato Rural de Valadares, Júlio César Martins, destacou que o curso serviu como forma de conscientização para os moradores do município de Sardoá e agradeceu a parceria com a prefeitura. “É importante contar com esse tipo de apoio, assim como tivemos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Trazer o curso para Sardoá foi muito gratificante, pelo empenho de todos, passando pelo interesse dos alunos até o secretário Roberth Rocha que não mediu esforços para nos apoiar”.

AGRONEGÓCIO DA CEVADA ESTARÁ REUNIDO NA PRÓXIMA SEMANA - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

A 32ª Reunião Nacional de Pesquisa de Cevada vai reunir profissionais ligados ao agronegócio da cevada em Passo Fundo, RS, nos dias 16, 17 e 18 de abril. Na programação estão temas como avaliação de safras (2017 e 2018), clima, prospecção de mercado e manejo de doenças na cultura da cevada.

A área de cevada tem se mantido estável nos últimos anos, com cerca de 100 mil hectares em lavouras localizadas nas regiões Sul e Sudeste. Contudo, na safra que inicia agora, a expectativa é de aumento de área, tendência sinalizada pela indústria cervejeira que orienta o mercado de cevada no Brasil. 
Para o pesquisador da Embrapa Trigo Euclydes Minella, o consumo de cevada e malte é crescente no País, estimulada tanto pela demanda das microcervejarias, quanto pelo potencial de consumo de cevada na alimentação animal.

Segundo o pesquisador, na alimentação animal, a cevada tem retorno similar ao milho, inferior em energia, mas superior na quantidade e qualidade de proteína. As vantagens da cevada em complemento ao milho em vacas leiteiras foram comprovadas pela pesquisa mostrando aumento na lactação do plantel.  “A cevada deverá se consolidar na oferta de grãos na entressafra do milho”, conclui Minella.

A “Análise conjuntural e prospectiva do agronegócio cevada-malte” é o tema que vai orientar representantes do setor produtivo, pesquisa e indústria no painel previsto para o primeiro dia da programação da 32ª Reunião Nacional de Pesquisa de Cevada. A programação completa está no site https://www.embrapa.br/reuniao-cevada. A inscrição é gratuita e poderá ser efetuada até o início do evento, às 8h30, dia 16 de abril, no auditório da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. A promoção é da Embrapa, Agraria e Ambev, com o apoio dos grupos Petrópolis e Soufflet. 

Saiba mais ouvindo a entrevista com o pesquisador da Embrapa Trigo Euclydes Minella.

abr2019 – Cenários para a cevada

CASA DA EMBRAPA MARCA PRESENÇA NA TECNOSHOW COMIGO COM TECNOLOGIAS A SERVIÇO DO PRODUTOR RURAL - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Importante vitrine de tecnologia rural e de informação, a Tecnoloshow Comigo em sua 18ª edição é um espaço de 60 hectares e uma oportunidade para o produtor rural ter um contato direto com as melhores tecnologias disponíveis, assim como se informar por meio de palestras, oficinas e demonstrações de tecnologias e linhas de financiamentos, movimentando toda a cadeia produtiva.

Como todos os anos, a Embrapa marca presença, mais uma vez, no evento com a “Casa da Embrapa”, o estande permanente da Empresa no evento, com 12 Unidades da Instituição, além do Escritório de Negócios, que apresentam os trabalhos e ações realizadas por seus pesquisadores, visando ao melhoramento de cultivares e tecnologias para a Agropecuária.

São apresentados plots com tecnologias desenvolvidas nos centros de pesquisas, além de palestras, publicações e demonstrações de tecnologias.

Veja, a seguir, algumas tecnologias e atividades realizadas pela Embrapa, durate a Tecnoshow Comigo:

Multiplicação rápida da mandioca

Dentre a programação organizada pela Embrapa durante a 18ª Edição da Tecnoshow Comigo que acontece em Rio Verde (Goiás), entre os dias 8 e 12 de abril, a demonstração de técnica de multiplicação rápida da mandioca tem despertado interesse especial do produtor.

O trabalho é realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – Bahia); de acordo com Os responsáveis por apresentar a tecnologia na Tecnoshow Comigo, os engenheiros agrônomos Hermínio Souza Rocha e Helton Fleck da Silveira, da Unidade de Pesquisa baiana, o novo método de multiplicação de mudas de mandioca livres de doenças, resistentes à seca e com boa qualidade genética deverá atender ao pequeno produtor. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva).

Este é um processo de propagação rápida da mandioca, que permite aumentar em até 100 vezes a taxa de multiplicação da raiz; neste processo a rama vira maniva e a maniva se torna a mandioca na safra seguinte. Para fazer a multiplicação rápida da mandioca é necessária a construção de uma estufa ou câmara úmida. O produtor pode utilizar materiais que têm na propriedade, como varas de bambu e plástico para a estufa. A propagação inicia-se com o corte das ramas (caules sem folhas) em estacas de duas gemas. Coloca-se esse material na estufa em fileiras separadas de 5 a 8 cm, com as estacas dispostas horizontalmente nas fileiras (0,5 cm entre si).

Webgis TerraClass

Outra tecnologia apresentada pela Embrapa na Tecnoshow Comigo é o Projeto TerraClass que é executado por meio de parceria entre a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o sistema on-line que permite consultar dados, mapas e imagens sobre o uso e cobertura da terra na Amazônia Legal Brasileira pelo projeto de pesquisa TerraClass para apoiar o desenvolvimento sustentável. Foi elaborado por representantes da Embrapa Informática Agropecuária, da Embrapa Amazônia Oriental e do Centro Regional da Amazônia (CRA/Inpe); conta, ainda, com o apoio: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Meio Ambiente; Banco Mundial; Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais; Fundo Amazônia.

Seu potencial reside em apoiar de forma estruturante, políticas públicas relacionadas aos seus respectivos biomas (Amazônia e Cerrado) para definição de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade e do uso sustentável, conservação de solos, segurança hídrica, zoneamento ecológico-econômico, recuperação de áreas degradadas e gestão de espécies ameaçadas, como por exemplo o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Nova variedade de milheto

A Embrapa Milho e Sorgo, por meio de seu programa de melhoramento, desenvolveu uma nova variedade de milheto. A cultivar BRS 1502 surge como boa opção para produção de grãos, de forragem e de palhada de alta qualidade, com crescimento rápido e alta capacidade de rebrota.

É uma variedade de polinização aberta. Possui ciclo médio, com 60 dias da emergência ao florescimento, boa capacidade de perfilhamento e de recuperação na rebrota. Tem bom potencial de produção de massa em sistemas de plantio direto e alta produção de grãos (média de 2.500 quilos de grãos por hectare). Apresenta sanidade foliar, tolerância ao acamamento e sistema radicular profundo.

A utilização do milheto como planta de cobertura é uma das principais causas da expansão da cultura, em razão do avanço do plantio direto em regiões do Cerrado. Nessas áreas, a gramínea se desenvolve bem por apresentar alta resistência à seca, adaptabilidade a solos com baixo nível de fertilidade e elevada capacidade de extração de nutrientes, com sistema radicular profundo e boa produção de massa verde e seca.

Reunião técnica com representantes da cadeia produtiva do arroz

Durante a realização da Tecnoshow Comigo pesquisadores da Embrapa e parceiros da cadeia produtiva do arroz realizaram uma reunião técnica para discutir um sistema de produção de arroz de terras altas e apresentar uma proposta de manejo para o arroz em sistema de pivô central. O cultivo de arroz sob irrigação com pivô quando comparado aos métodos tradicionais de inundação tem muitos benefícios adicionais, além de economia de água, energia e trabalho. Uma das maiores vantagens é a flexibilidade com grande potencial de cultivo mantendo uma alta produtividade. Os benefícios e as possibilidades incluem: cultivar arroz em solos mais leves que não podem ser manejados com irrigação por inundação tradicional, abrir novas áreas com outras culturas para melhorar a condição do solo/fertilidade, flexibilidade de rotação com diferentes culturas para atender às demandas do mercado, melhor definição da data de plantio e colheita e ainda um dos grandes impactos é a redução do custo na preparação do solo para a implantação da lavoura.

A Tecnoshow Comigo é organizada anualmente pela Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), em Rio Verde (GO) e, ano a ano, vem evoluindo e expandindo seus resultados a cada edição. No ano passado, foram 550 expositores que atenderam um público de 106 mil visitantes, numa área de 60 hectares, gerando 2,5 bilhões em comercialização, segundo dados da organizadora.

O evento é uma extensa vitrine de tecnologias voltada para o homem do campo, empresários do setor agropecuário, estudantes, pesquisadores, extensionistas, empresas de consultoria para o setor agrário, bancos de fomento, técnicos do Governo Federal ligados às áreas de agricultura, meio ambiente, ciência e tecnologia e desenvolvimento agrário, entre outros temas.

Pesquisar este blog