Selecione o dia...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Presidente assina decreto que torna Lei de Crimes Ambientais mais rígida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101731.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (22/7) decreto que modifica a Lei de Crimes Ambientais. A principal mudança é a redução do número de instâncias de recursos de multas por crimes ambientais: de quatro para duas instâncias. Isso deve reduzir o tempo de tramitação administrativa dos processos de quatro anos para quatro meses, de acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

MCT vai investir R$ 8 milhões em centro de pesquisa no Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101728.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O estudo da contribuição das chamadas áreas úmidas, para a manutenção dos estoques de água e outros serviços ambientais, deverá ser potencializado nos próximos anos. Para isso, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) vai investir R$ 8 milhões na criação de um centro de pesquisas no Pantanal.

Nova base de dados mundial aumenta o conhecimento sobre a produtividade atual e futura dos solos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101712.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma nova base mundial de dados vai aumentar o conhecimento sobre a produtividade atual e futura dos solos, assim como o potencial deles de armazenamento e de fixação de carbono. As informações ajudarão a identificar as limitações da terra e dos recursos hídricos e a avaliar o risco de degradação do solo, em particular da produzida pela erosão, informou hoje a FAO.

Muito mais terra à vista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101714.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Muitas são as críticas recentes que associam a alta na cotação de preços dos alimentos em nível internacional com o suposto aumento da produção de biocombustíveis, cenário que faz com que o Brasil seja fortemente acusado por outros países como um dos principais responsáveis pelo problema.

APCN premia Ranking Paulista durante a Expo Araçatuba 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101752.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Paulista de Criadores de Nelore (APCN) aproveitou no último 13 de julho, para efetuar durante a 49° Expo Araçatuba, as premiações do Racking Paulista, já que neste ano a feira foi sede da Expoinel Paulista 2008. Na ocasião, foram entregues quatro premiações. Foram elas, Grande Campeão para Fadel TE da Cruz Alta, do Criador João Paulo Mendonça; Grande Campeã para Obela FIV AJJ, do criador Antonio José Junqueira Vilela, e a premiação inédita de Melhor Expositor Paulista para Cassiano Terra Simão, da Cass Nelore e Melhor Criador Paulista Revelação da Expoinel para Marcelo Ribeiro Mendonça, da Fazenda Irmãos Colorado.

Ag Solve lança campanha: "Produtor rural, não conte com a sorte"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101746.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em comemoração a semana da agricultura, de 22 a 28 de julho, a Ag Solve, empresa especializada em monitoramento agrícola e ambiental, lança a Campanha: "Produtor rural, não conte com a sorte. Conte com a Ag Solve". Uma ação que tem como objetivo divulgar e tornar mais acessível para o agricultor, as tecnologias já existentes no mercado para monitoramento de solo e microclima agrícola.

Ibict apóia implantação de bibliotecas digitais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101740.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), lançou edital para apoiar projetos de implantação de bibliotecas digitais de teses e dissertações nas instituições públicas de ensino e pesquisa. As propostas poderão ser submetidas até o dia 15 de agosto.

Para Amorim, oferta dos Estados Unidos de corte de subsídios agrícolas não é suficiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101732.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem (22/7) em Genebra, na Suíça, sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), que a proposta de redução de subsídios agrícolas apresentada pelos Estados Unidos ainda não é "suficiente", segundo informações da BBC Brasil.

MST ocupa sedes do Incra em sete estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101727.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) já ocupam as sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em sete estados: São Paulo, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Bahia e Goiás. As manifestações fazem parte da Jornada de Lutas por Reforma Agrária. A mobilização foi marcada para o dia 21 porque, no próximo dia 25, é dia do trabalhador rural.

Cartilha orienta o transporte do caranguejo-uçá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101725.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A cartilha Biologia, Ecologia e Pesca do Caranguejo-Uçá, que tem a força de uma bíblia das boas maneiras para captura, estocagem e transporte desse crustáceo, já está sendo distribuída com os catadores do litoral piauiense, através da Unidade no município de Parnaíba. Com 16 páginas ricas em ilustrações e textos simples, a obra, lançada pela Embrapa Meio-Norte, é o resultado de um estudo que levou cinco anos, financiado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e Banco do Nordeste (BNB).

O butolismo infantil e o consumo de mel de abelha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101720.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O botulismo infantil é uma doença que acomete lactente e é causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Clostridium botulinum. Embora tenha sido comprovada a contaminação de bebês que consumiram alimentos industrializados e formulações próprias, pesquisas indicam que um terço dos casos de botulismo infantil ocorridos no mundo tem histórico de ingestão de mel, fazendo com que esse alimento seja contra-indicado para crianças com menos de 1 ano de idade (Aron, 1979; Europen Commission, 2002).

Importância da relação saúde ambiental e responsabilidade social na atividade agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101711.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O acelerado desenvolvimento tecnológico observado a partir do final da década de 80 provocou uma série de modificações políticas, sociais e econômicas em escala mundial. Dentre essas modificações, a globalização da economia em escala mundial, com a queda das barreiras comerciais entre as nações ao mesmo tempo em que permitiu o fácil acesso das empresas aos mercados internacionais, provocou um grande aumento do nível de competição nesses mercados levando à reestruturação dos processos produtivos.

Projeto que ensina administração a produtores rurais será lançado hoje (23)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101733.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O projeto "Administrar", que integra o programa "Sanidade Sem Fronteiras", será lançado nesta hoje, 23, às 14h, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). O projeto levará aos produtores e comunidades rurais noções de planejamento das atividades produtivas e capacitação para tomada de decisões a partir do levantamento das informações da propriedade.

Patchwork - Técnica e Arte em Retalhos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28286.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O pachtwork é a arte de unir retalhos com técnica e bom gosto confeccionando colchas, mantas, almofadas, painéis e outras peças originais e encantadoras. Além de atividade lúdica e quase terapêutica, esta arte constitui, hoje, fonte de renda para pessoas que não querem se submeter a jornadas estressantes e preferem trabalhar em casa. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai aprender passo-a-passo, as técnicas básicas do patchwork internacional: bloco básico; cerca de barras; bloco de nove; bloco de quatro; e, estrela de oito pontas e outras. Acompanha avaliação e certificado.

Pastoreio Voisin para Gado de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28285.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A técnica de Pastoreio Voisin apresentada nesse curso contituídos de Filmes, em DVD, e Manuais Interativos tem o objetivo de atender a produtores de leite que queiram ter, na pastagem, a base para alimentação do gado, com o mínimo uso de insumos. São apresentados os seguintes tópicos: porque as pastagens se degradam; perfil nutricional da forrageira ao longo do ciclo de crescimento; o animal em pastejo; as quatro leis do pastoreio racional; técnicas para manejo racional da pastagem; e, recuperação de pastagens.

Produção e uso de silagem de capim para

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27838.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. A necessidade de novas alternativas de suplementação volumosa para o período da seca tem levado a Embrapa a desenvolver tecnologias de uso racional de gramíneas forrageiras tropicais em silagens. O objetivo é desenvolver sistemas intensivos de produção de carne, com rebanhos mais estáveis durante o ano, integrando pastejo e conservação de forragem.

Produção de Milho Verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27837.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. As Boas Práticas Agropecuárias -Bovinos de Corte (BPA) são fundamentais para garantir a qualidade e segurança alimentar exigidas, cada vez mais, pelos mercados consumidores nacional e internacional de alimentos.

Pesquisar este blog