Selecione o dia...

sábado, 8 de janeiro de 2011

Representante da UE aprova criação de plano para erradicar pobreza no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216735.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A União Europeia (UE) aprovou a iniciativa do governo brasileiro de criar um programa de erradicação da pobreza extrema. O anúncio foi feito no dia 5 de janeiro de 2011 em Brasília (DF). Em entrevista à Agência Brasil, o representante da UE no Brasil, o embaixador português João José Soares Pacheco, disse que a tendência do bloco europeu é ampliar as relações com o Brasil. Segundo ele, são positivas as expectativas em torno do governo da presidenta Dilma Rousseff.

Governo nomeará em fevereiro grupo para criar política nacional de resíduos sólidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216734.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo federal tem até junho de 2011 para elaborar proposta do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que inclua metas de redução, reutilização, reciclagem de resíduos, aproveitamento energético e extinção de depósitos de lixo a céu aberto. O plano será elaborado por grupo de técnicos e dirigentes de 12 ministérios, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Inflação oficial fecha o ano em 5,91%, maior taxa desde 2004

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216733.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, fechou o ano de 2010 em 5,91%. A taxa, divulgada ontem (07/01/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a mais elevada desde 2004, quando o índice alcançou 7,6%. O resultado também ficou acima do centro da meta de inflação do governo para o ano, de 4,5%.

Pesquisa do Cptec/Inpe investiga formação de nuvens quentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216727.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os processos físicos relacionados à evolução de nuvens de tempestade são ainda desconhecidos e ainda poucos descritos com precisão pelos modelos numéricos de previsão de tempo e clima. Com a melhor capacidade de processamento do novo supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que irá rodar modelos de maior resolução espacial, o desenvolvimento de algoritmos para tais processos meteorológicos, que evoluem em escalas de alguns quilômetros, passam a ser de interesse às previsões de tempo e clima e às pesquisas em mudanças climáticas.

Aumenta produtividade de sisal na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216732.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produtividade média de sisal, na Bahia, em 2010, após alguns investimentos, chegou a 1.200 quilos por hectare, indicando um crescimento, em relação a 2009, que alcançou 1.033 kg/ha. O sisal mostra o seu potencial para o Estado, e, em particular, para a agricultura familiar. A planta apresenta potencial genético de produção que pode chegar a 2.500 kg/ha. Essa produtividade média, apresentada em nota técnica pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), será considerada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para efeito de comprovação de produção.

Miolo inicia tratamento com uso de calor em vinhedos do RS e BA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216730.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Sempre em busca de tecnologias de produção que promovam melhorias ao meio ambiente, a Miolo Wine Group iniciou nesta safra o uso do TPC (Thermal Pest Control ou Controle Térmico de Pragas), processo de imunização de culturas agrícolas à base do ar quente. O tratamento por calor, usado largamente em vinícolas chilenas e em outras culturas agrícolas, será aplicado nos vinhedos da Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos/RS), da Vinícola Almadén (Livramento/RS), do Seival Estate (Campanha/RS) e da Vinícola Ouro Verde (Vale do São Francisco/BA).

IICA lança livro sobre avanços e desafios das Políticas de Desenvolvimento Territorial Rural no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216729.htm
[ POLITICA # LIVROS ] O Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS) do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lançou, em dezembro de 2010, o 12º volume da Série DRS, Políticas de Desenvolvimento Territorial Rural no Brasil: avanços e desafios. O conteúdo da obra é a experiência brasileira, a partir da qual se pretende identificar os avanços obtidos e extrair lições para aperfeiçoar os processos em curso. A publicação se compõe de cinco capítulos.

Livro da Editora Humanitas traz discussões sobre direito dos animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216728.htm
[ POLITICA # LIVROS ] Já está disponível para venda o livro Reflexões Sobre a Tolerância ? Direitos dos Animais (258 pp, R$ 40,00), lançado em novembro pela Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). A obra, escrita por Valéria Barbosa de Magalhães e Vânia Rall, encontra-se à venda no site da editora, na Livraria Humanitas-Discurso e também pode ser adquirido em todas as distribuidoras parceiras, listadas também no site.

II Sigera terá programação estendida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216726.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Os participantes da 2ª edição do Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (II Sigera), que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), de 15 a 17 de março de 2011, terá um dia a mais na programação do evento. De acordo com os organizadores, os participantes poderão desfrutar de uma visita técnica ao Projeto Condomínio Cooperativo de Agroenergia com Biogás para Agricultura Familiar no dia 18. A visita é oferecida pela Itaipu Binacional, através da Coordenadoria de Energias Renováveis, pelo Observatório de Energias Renováveis Itaipu/Onudi/Eletrobras e pelo Centro de Estudos do Biogás da Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

O início da Apicultura no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216725.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A apicultura, criação racional das abelhas Apis mellifera, é uma atividade que propicia ganhos econômicos e contribui para a manutenção e preservação do meio ambiente. Essa espécie de abelha é originária da Europa, Ásia e África e pode ser encontrada nas savanas, florestas tropicais, desertos, regiões litorâneas e montanhosas. A grande variedade de clima e vegetação do habitat original da espécie contribuiu para a evolução de diversas subespécies ou raças de abelhas A. mellifera, com diferentes características e adaptadas a diversas condições ambientais.

Pesquisar este blog