Selecione o dia...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Inadimplência do agronegócio cai e BB amplia operações no mercado futuro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215345.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, José Carlos Vaz, disse ontem (24/08/10) que a inadimplência nas operações de crédito rural está caindo e já alcançou o nível histórico de 2% verificado antes da crise que o setor enfrentou entre as safras 2004/2005 e 2005/2006. "Dos R$ 70 bilhões que temos aplicados no setor, a inadimplência no final de junho deste ano foi de 2,3%, enquanto em dezembro passado era de 3,3% e, em setembro, de 3,8%. Isso representa uma clara redução da inadimplência".

BB lança linha de crédito especial para frigorífico comprar boi na bolsa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215350.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Foi assinado no dia 23 de agosto de 2010, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo, um convênio entre a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BB&M) e o Banco do Brasil (BB) com o objetivo de financiar as negociações de gado pelo sistema de Compra e Venda Eletrônica de Carne Bovina. A linha de crédito especial é destinada aos frigoríficos, visando equacionar as dificuldades das pequenas indústrias em fazer a antecipação do pagamento ao produtor, tal como o previsto nas normas para a negociação pela Bolsa.

Petrobras assina acordo com empresa norte-americana para pesquisas de etanol de bagaço de cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215348.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Petrobras assinou ontem (24/08/10) um acordo com a empresa americana KL Energy Corporation para aprofundar suas pesquisas na produção de etanol a partir do bagaço de cana-de-açúcar. Hoje, o etanol é produzido apenas a partir do caldo da cana. Com o combustível retirado do bagaço (chamado de biocombustível de segunda geração), a Petrobras espera aumentar em até 40% a produção do etanol a partir da mesma quantidade de cana.

Governo limita venda de terras brasileiras a empresas controladas por estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215346.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) vai limitar a venda de terras brasileiras a estrangeiros ou empresas brasileiras controladas por estrangeiros. A decisão foi tomada a partir de um parecer da Controladoria-Geral da União (CGU), que prevê que as empresas com esse perfil não poderão adquirir imóveis rurais com mais de 50 módulos de exploração indefinida ? dimensão que varia em função da unidade federativa onde as terras se encontram.

Trabalho sobre doença que atinge ovinos e caprinos é premiado no WCGALP 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215354.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma doença semelhante ao mal da Vaca Louca, mas que atinge especificamente rebanhos de ovinos e caprinos, chamada Scrapie, foi o tema do projeto de pós-doutoramento da doutora Patrícia Ianella (foto ao lado) premiado no Congresso da Sociedade Internacional de Genética Animal (ISAG), que aconteceu entre os dias 26 e 30 de julho de 2010, em Edimburgo, na Escócia. O prêmio incluiu uma bolsa/auxílio viagem para participação no congresso e apresentação oral do trabalho, que foi orientado pelo pesquisador Samuel Paiva com colaboração do pesquisador Alexandre Caetano, ambos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Processo para fiscalização de produtos agropecuários é simplificado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215353.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os requerimentos para fiscalização de produtos e insumos agropecuários serão simplificados. Desde o dia 23 de agosto de 2010, as solicitações para a fiscalização desses produtos pelas empresas importadoras, exportadoras e interessados serão realizadas por meio do novo formulário padrão, aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), encaminhado às unidades de Vigilância Agropecuária estaduais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do mesmo dia 23, na Instrução Normativa n° 26.

Senado pode autorizar programa de apoio a produtores de laranja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215352.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ampliar a competitividade dos pequenos e médios produtores de laranja, fortalecendo sua integração com o segmento industrial de processamento do suco e o acesso a créditos bancários - estes são, entre outros, os objetivos de projeto do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) submetido à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. O texto, que ainda aguarda relatório do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), terá decisão terminativa na comissão.

Empresa de São Paulo se especializa no cultivo de flores comestíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215351.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma empresa paulista encontrou um nicho de alto padrão no mercado de floricultura e hortaliças do Brasil. A DRO Ervas e Flores cultiva, em Cerquilho, no interior do estado, flores comestíveis, ervas finas e brotos para servirem de ingredientes em restaurantes refinados de São Paulo. A empresa já fez, inclusive, exportações na América do Sul. "O que também acontece muito é que nossos clientes (chefs) vão cozinhar no exterior e levam nossos produtos", afirma a proprietária da DRO Ervas e Flores, Deborah Orr.

CNPq vai selecionar pesquisas sobre a mulher no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215349.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital no valor de R$ 7 milhões para selecionar projetos de pesquisas sobre relações de gênero, mulheres e feminismo. Desse total, 14% dos recursos serão para pesquisas que abordem a atuação da mulher na reforma agrária, na agricultura familiar e a situação da mulher no campo e na floresta.

Áreas das queimadas em 2010 podem superar as de 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215347.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O estrago provocado pelas queimadas em 2010 pode ser maior do que em 2007, quando foi registrado o maior número de incêndios dos últimos cinco anos. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a situação mais crítica ocorre no Tocantins, onde as queimadas já destruíram 216 mil hectares do Parque Nacional do Araguaia. O instituto também considera crítica a situação no sul do Pará e em Rondônia.

Pesquisar este blog