Selecione o dia...

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Pesquisas buscam aumentar a produtividade do agronegócio de forma sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228058.htm
[ TECNOLOGIA ] Como a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento do agronegócio de forma mais sustentável? Nos 35 laboratórios da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, no Mato Grosso, estudos buscam alternativas para aumentar a produtividade sem degradar o meio ambiente. Os principais temas pesquisados são: mudanças de clima, liberação de carbono em solos tropicais, saúde animal, produção de sementes e controle de pragas.

Quase R$ 1 bilhão será investido na construção de cisternas no semiárido brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228060.htm
[ POLITICA ] O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investirá quase R$ 1 bilhão para financiar a construção de tecnologias sociais de acesso à água na área rural do semiárido. Por meio de convênios firmados pela pasta, serão entregues mais de 134 mil cisternas de água para consumo e outras 51 mil tecnologias sociais que auxiliam na produção dos agricultores familiares, até o final de 2015. Quem dá mais detalhes é Arnoldo de Campos, secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS.

Melhoramento genético de plantas e animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228059.htm
[ TECNOLOGIA ] O programa Conexão Ciência fala sobre o melhoramento genético de plantas e animais, fundamental para o salto na produção e produtividade da agropecuária brasileira. Recursos da biotecnologia têm permitido avanços na pesquisa e aumentado a qualidade de vida das pessoas. O melhoramento genético e a pesquisa têm aperfeiçoado cada vez mais a técnica, com resultados positivos para toda a sociedade. O convidado é Leonardo Boiteux, pesquisador da Embrapa.

Série Empregos aa Floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228051.htm
[ ECONOMIA ] Brasil, região centro-oeste, Mato Grosso, zona de transição entre os ecossistemas Amazônico e Cerrado. Até a década de 1960 floresta era sinônimo de subsistência para os povos que ali viviam. A partir dos anos 1970 o governo federal optou por integrar a região Amazônica: ocupar o território era preciso. Não havia espaço para ideias conservacionistas e o meio ambiente sofreu.

Programa incentiva escolas de ensino médio a oferecerem uma educação inovadora

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228062.htm
[ POLITICA ] Está aberto o período de adesão de escolas públicas ao Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI). A ideia do projeto é incentivar as instituições de ensino médio a elaborarem um currículo mais dinâmico, com aulas de tecnologia e cultura, por exemplo, para incentivar os alunos a aprender mais e melhor. Atualmente, o programa está implantado em 5,6 mil escolas públicas, das 27 unidades da federação. A meta do governo e chegar a 10 mil, o que representa 50% da rede pública de ensino médio do país. As escolas que querem participar do Programa Ensino Médio Inovador devem apresentar um projeto com mudanças do currículo escolar e ampliação da carga horária. Mais informações em www.mec.gov.br.

Programa Caminho da Escola melhora acesso de alunos às instituições de ensino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228061.htm
[ POLITICA ] Criado em 2007, o programa Caminho da Escola tem como meta atender crianças e jovens que moram em locais de difícil acesso, principalmente áreas rurais, e ajudá-los a chegar às instituições de ensino que frequentam, uma vez que ter acesso à educação é um direito de toda criança brasileira. Sobre o assunto, o NBR Entrevista conversa com José Maria Rodrigues de Souza, coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Pesquisa de vacina contra dengue entra na fase final

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228057.htm
[ TECNOLOGIA ] Estão em fase final as pesquisas para a criação da vacina contra a dengue. Assim que os resultados forem avaliados pelo Comitê Internacional que faz o acompanhamento dos testes, a vacina poderá ser patenteada, industrializada e comercializada. Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, os estudos estão sendo feitos com 700 jovens entre 9 e 16 anos.

Práticas agrícolas amigáveis aos polinizadores da castanheira-do-brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228055.htm
[ TECNOLOGIA ] A polinização é um dos serviços ambientais fundamentais para a agricultura. Mais de 80% das plantas com flores dependem dos polinizadores para produzir frutos. De cada três alimentos que consumimos, pelo menos um depende da atuação dos polinizadores. É o caso da castanheira-do-brasil, uma espécie florestal de múltiplo uso, que oferece um produto para alimentação de alto valor nutricional: a castanha-do-brasil. Esse é um dos produtos florestais não-madeireiros mais importantes da economia florestal da região amazônica, comercializado tanto no mercado nacional quanto internacional.

Manejo sanitário de ovinos e caprinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228054.htm
[ TECNOLOGIA ] Manejo sanitário é o conjunto de práticas utilizadas com o objetivo de diminuir o aparecimento de doenças em um rebanho e, desse modo, reduzir os prejuízos de ordem econômica causados por elas. A saúde do rebanho depende de diversas práticas de manejo, mas em especial do manejo nutricional, que consiste basicamente na qualidade, quantidade e modo de preparo e oferta dos alimentos aos animais. Para garantir o "reforço" do que é colocado nos cochos, é necessário contar com um planejamento nutricional, de acordo com cada fase de vida dos animais.

Manejo de cordeiros para abate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228053.htm
[ TECNOLOGIA ] O manejo de cordeiros para abate consiste em cuidados que devem ser observados pelos criadores para garantir qualidade para a carne. Reduzir o risco de doenças e custo com medicamentos, e diminuir o tempo de engorda para abate são algumas das vantagens de seguir os procedimentos da seleção de cordeiros para terminação, de acordo com os padrões recomendados.

Análise da chuva no Brasil nos próximos 15 dias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228052.htm
[ ECONOMIA ] A meteorologista Josélia Pegorim da Climatempo analisa a distribuição e o volume de chuva estimado para todo o Brasil nos próximos 15 dias. Assista a reportagem.

Pesquisar este blog