Selecione o dia...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Brasil tem 16,2 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217908.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres, o equivalente a 8,5% da população. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da linha de extrema pobreza definida pelo governo federal.

Agência reguladora aprova licitação para o Porto de Itaqui, no Maranhão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217906.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a abrir processo de licitação para a construção do terminal de grãos do Porto de Itaqui, no Maranhão. Antiga reivindicação do setor agrícola, o empreendimento tem investimento estimado em R$ 245,9 milhões na primeira etapa da obra e R$ 76,5 milhões na segunda fase.

Mudanças na proposta do novo Código Florestal mantêm produtores na ilegalidade, diz CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217905.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A versão final da proposta de atualização do Código Florestal sofreu mudanças de última hora que prejudicam o setor agropecuário e mantêm a grande maioria dos produtores rurais em situação de ilegalidade. O relatório final do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apresentado no dia 2 de maio de 2011, em Brasília, prevê, entre outros pontos, a retirada de dispositivos que consolidam as Áreas de Preservação Permanente (APPs) nas propriedades rurais e exclui dos Estados a prerrogativa de legislar sobre normas específicas locais, para definir as áreas de produção de alimentos e de proteção do meio ambiente.

Primeira universidade federal dentro de assentamento será inaugurada em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217903.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O assentamento Oito de Junho, em Laranjeiras do Sul (PR), será o primeiro do país a sediar uma universidade federal. As obras do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) começaram no dia 2 de maio de 2011.? As aulas para os 500 estudantes iniciam em 2012 em cinco áreas do conhecimento voltadas à vocação econômica da região: Agronomia com ênfase em Agroecologia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Licenciatura em Educação do Campo.

Autorizada contratação de 575 aprovados em concursos para Receita e INSS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217910.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União (DOU) publicou ontem (03/05/11) a autorização do Ministério do Planejamento para a Receita Federal a contratar 225 auditores e 100 analistas tributários, aprovados no concurso público de 2009. A mesma portaria, assinada pela ministra Miriam Belchior, também autoriza a convocação de 250 médicos aprovados no concurso do ano passado para a função de perito do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Clique aqui para acessar a publicação do DOU.

Pobreza no país diminuiu 67% desde o Plano Real até 2010, aponta FGV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217909.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde a criação do Plano Real, em 1994, até 2010, a pobreza no Brasil caiu 67,3%. É o que mostra a pesquisa Desigualdade de Renda na Década, produzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada ontem (03/05/11) no Rio de Janeiro. Nos últimos dez anos, os 50% mais pobres tiveram crescimento de 69% em sua renda e a renda dos 10% mais ricos cresceu 10%.

Sebrae lança o Programa de Agronegócios em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217907.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Sebrae em São Paulo lançou ontem (03/05/11), durante a 18ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - Agrishow 2011 -, a maior feira do setor, o novo Programa de Agronegócios, o AgroSebrae. O objetivo é melhorar a competitividade dos pequenos produtores rurais nas principais cadeias produtivas do agronegócio paulista, capacitando-os com orientação de gestão empresarial, qualidade total, boas práticas agrícolas, acesso a mercados, entre outros.

Mantega: governo tenta evitar que disparada nos preços de commodities contamine economia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217904.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez ontem (03/05/11), para os senadores, um balanço das medidas para evitar o "contágio da economia" pela inflação de commodities (produtos de origem primária), cujos preços subiram 47,2% nos últimos 12 meses. Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS), Mantega disse, porém, que o Brasil "não está mal na foto" da inflação, em comparação com outros países.

Tecnologia e capacitação são destaques na 18ª Hortitec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217902.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A boa fase da economia brasileira tem repercutido no agronegócio com safras recordes e incentivado a melhoria da produção, principalmente no âmbito tecnológico que, entre outros benefícios, acaba por impactar em certificações de boas práticas agrícolas e socioambientais. E é para fomentar ainda mais esse mercado que 350 expositores do Brasil e do exterior participarão da 18ª Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece de 15 a 17 de junho de 2011, em Holambra (SP). A expectativa é que este ano mais de 25 mil pessoas, entre produtores e profissionais de agribusiness, visitem o evento.

Resultado do teste de progênie da raça Guzerá é divulgado em Uberaba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217901.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O 12º sumário de touros do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite será lançado hoje (04/05/11), no auditório Nobre da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), durante a Expozebu 2011, que ocorre em Uberaba (MG).

Pesquisar este blog