Selecione o dia...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lei proíbe município de SP de comprar carne sem comprovação de origem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213073.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O município de São Paulo está proibido de comprar, por meio de uma lei, carne bovina in natura sem comprovação de procedência ambientalmente sustentável. Segundo a lei municipal 15.120, publicada no último dia 15 no Diário Oficial, o município fica obrigado a exigir nas licitações a comprovação de que o produto não tenha ligação com áreas de desmatamento, terras indígenas invadidas e trabalho escravo ou infantil.

Nova embalagem aumenta o tempo de comercialização do palmito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213077.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma nova tecnologia beneficia os consumidores e os produtores de palmito pupunha. A embalagem de vidro será substituída por um caixa feita de papel cartão. Diferente do armazenamento em recipiente de vidro, o palmito é banhado em uma solução filmogênica, que cria uma película e protege o alimento. Esse revestimento é comestível e não altera aparência e sabor do produto. A substância química, que substitui a salmora nos potes de vidro, aumenta o tempo de vida do palmito pupunha depois de aberto de seis para 22 dias.

Programa Mais Alimentos começa a financiar veículos de transporte de carga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213075.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos que financia veículos de transporte de carga para os agricultores familiares começou a ser operacionalizada no último dia 15 com a oferta de 15 modelos de caminhões com capacidade para transportar de 1,5 tonelada a até oito toneladas. As especificações técnicas dos modelos, fabricados por três empresas, estão disponíveis no portal do Programa. Para acessar a relação, é necessário informar o estado, se o interessado é contribuinte ou não do ICMS e selecionar a categoria Veículos de Transporte de Carga.

Debates sobre mudanças no Código Florestal já têm datas marcadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213071.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integrantes da comissão especial que analisa mudanças no Código Florestal definiram o cronograma das próximas audiências públicas promovidas para discutir a reforma. Os debates serão retomados no dia 2 de fevereiro em Goiânia e seguirão para o interior de São Paulo e Minas Gerais. As discussões nos estados prosseguirão até 8 de fevereiro, percorrendo cidades como Palmas, Manaus e Boa Vista. A intenção é ouvir sugestões e críticas à proposta, como explica o presidente do grupo, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR).

Projeto de produção agroecológica instala 15 unidades produtivas no Jequitinhonha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213080.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) inicia a partir de hoje (18/1), a instalação de 15 novas unidades produtivas agroecológicas no Território CONSAD Médio Jequitinhonha. O projeto é uma parceria da Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária de Minas Gerais (Seara) e Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Sebrae/MG com o apoio das prefeituras.

Nova cultivar de abacaxi - IAC Fantástico - irá substituir cultivares em uso no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213079.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma nova cultivar de abacaxi ? o IAC Fantástico ? foi lançada no dia 14 de janeiro, em Jundiaí (SP), pelo Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Desenvolvida pelo Centro de Recursos Genéticos Vegetais do IAC, é resistente à fusariose (ou gomose), principal doença da cultura no Brasil, além de ser uma planta mais produtiva e vigorosa. Não tem espinhos nas folhas, tem fruto de tamanho mediano a grande, formato intermediário entre "Smooth Cayenne" (seu 'avô') e "Pérola" (cultivares comerciais mais utilizadas no Brasil), polpa doce (brix médio > 16º), pouco ácida e de coloração amarelo intenso. É saborosa e excelente para o consumo in natura, mas também pode ser industrializada.

Projeto torna propriedades referência em bovinocultura de leite em Pelotas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213078.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Seis propriedades rurais de Pelotas, no Rio Grande do Sul, estão se transformando em unidades de referência em bovinocultura de leite para toda a região. O projeto, desenvolvido em parceria pela Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e prefeitura, prevê o acompanhamento e a qualificação da propriedade nas áreas de manejo, sanidade, alimentação e genética. A meta é que, a partir do quarto ano - a execução do projeto começou em junho de 2009 e deve ser concluída em maio de 2014 - os produtores possam vislumbrar significativos resultados financeiros.

MDIC e Itamaraty distribuem Calendário de Exposição e Feiras 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213076.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) informa que a versão impressa do novo Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, edição 2010, já está disponível. Os interessados devem entrar em contato com o Ministério pelo e-mail calendario.scs@mdic.gov.br, ou com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) pelo correio eletrônico dft@mre.gov.br, informar endereço completo, inclusive CEP e a quantidade necessária, para receber o material via postal. Contudo, a SCS informa que o calendário será distribuído prioritariamente à empresários.

Beneficiários do Fies poderão ter prazo maior para quitar financiamento estudantil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213074.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os beneficiários do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) poderão contar com mais tempo para quitar seu débito. Projeto de lei - PLS 530/07 - do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propõe condicionar o início da amortização da dívida à conquista, pelo estudante, de um emprego que lhe dê renda suficiente para tornar-se contribuinte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A matéria já está pronta para ser votada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e depois será examinada, em caráter terminativo, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Projeto da Câmara institui selo ambiental para produto de origem animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213072.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5973/09, do deputado Antônio Roberto (PV-MG), que institui selo de qualidade ambiental para produtos de origem animal. O selo funcionará como um atestado de que o animal usado na produção foi criado em condições adequadas do ponto de vista ambiental.

Pesquisar este blog