Selecione o dia...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O melhoramento participativo do feijão-caupi: uma experiência no sertão do Piauí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103496.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O feijão-caupi é cultivado praticamente em todos os municípios do estado do Piauí e constitui-se um dos principais componentes na dieta alimentar, principalmente das populações rurais. Além disso, sua cadeia produtiva constitui uma importante fonte de absorção de mão-de-obra e de geração de renda. O Piauí é muito rico em cultivares tradicionais. Porém, esses materiais estão cada vez mais escassos, devido às irregularidades climáticas, e cada vez mais misturados, em função de cruzamentos naturais ocorridos em campo e da aquisição de grãos para plantio e não de sementes, além do processo de comercialização, no qual o comerciante ao adquirir o produto, mistura os grãos com características semelhantes, mesmo sendo de cultivares diferentes. Isso compromete o valor da produção e dificulta o acesso dos produtores às companhias cerealistas dos grandes centros de consumo.

Workshop debate prospecção tecnológica em biotecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103494.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Prospecção tecnológica em biotecnologia é o tema do workshop que acontece dias 10 e 11 de novembro, na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte (MG). O evento irá tratar dos desafios e oportunidades para Minas Gerais relacionados à biotecnologia. Palestras sobre os aspectos econômicos da área, como financiamento, suas aplicações industriais e a biotecnologia nas universidades e institutos de pesquisa compõem a programação.

Projeto apresenta alternativas sustentáveis para usos múltiplos da floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103493.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Acre promove, nos dias 10 e 11 de dezembro, o Seminário Recursos Florestais na Amazônia: estudo de sistemas de produção e índices técnicos, com a finalidade de divulgar os resultados do projeto que leva este mesmo nome, executado pelas diversas unidades de pesquisa da região Norte e Embrapa Florestas (Colombo/PR), com recursos financeiros do Banco da Amazônia.

Famasul intermedia pedido de reintegração de posse de propriedade em Rio Brilhante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103492.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ontem (10/12) o Ministério Público Federal noticiou o cumprimento do mandado de reintegração de posse da Fazenda Santo Antônio de Nova Esperança, localizada no município de Rio Brilhante. O diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Dácio Queiroz, levou pessoalmente o mandado para a Secretária de Produção e Turismo do Estado (Seprotur), Tereza Cristina. "Nós estamos agindo politicamente para que o problema seja resolvido o mais rápido possível", afirma Queiroz.

Câmara aprova emendas do Senado ao projeto do microempreendedor individual

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103491.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou hoje (10/12), por unanimidade de votos, as emendas do Senado Federal ao Projeto de Lei Complementar 02/07, que cria a categoria de Microempreendedor Individual (MEI) no Sistema Simplificado de Impostos (Supersimples). O projeto, que já havia sido aprovado pelos deputados, foi alterado na votação do Senado, por isso, dependia de nova votação da Câmara para ser encaminhado à sanção presidencial.

Maioria dos ministros no STF decide pela demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103490.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa votou pela constitucionalidade da demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Com Barbosa, são seis os votos favoráveis à demarcação contínua, o que elimina a possibilidade de uma decisão pela permanência dos não-índios dentro da reserva, já que o Supremo possui 11 ministros.

Governo deve anunciar medidas para reduzir custo de empréstimos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103489.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após almoçar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, afirmou que o governo deverá anunciar medidas para baixar os juros e os custos financeiros dos empréstimos. A informação foi dada pelo próprio ministro durante o almoço, ontem (10/12) que durou mais de duas horas.

Programa de incubação da Embrapa lança site e expande atividades para todo o País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103488.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa, o Proeta, entrou em uma nova fase, com o encerramento do processo de regionalização. Com isso, a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE), coordenadora regional do Proeta na Região Nordeste, passa a coordenar as ações do programa nas seguintes Unidades: Meio-Norte (Teresina - PI), Caprinos (Sobral - CE), Semi-Árido (Petrolina - PE), Algodão (Campina Grande - PB), Tabuleiros Costeiros (Sergipe - SE) e Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA).

Ministério da Agricultura prevê queda de 6,9% no faturamento agrícola em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103486.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A renda agrícola do próximo ano deve chegar a R$ 153 bilhões, com queda de 6,9% em relação à deste ano. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a queda será resultado da redução dos preços de matérias-primas no mercado interno e do baixo índice previsto para a produção das lavouras.

Pesquisador da Embrapa ganha Prêmio Madeira 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103483.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dario Grattapaglia (foto), recebeu ontem (10/12) o Prêmio Madeira 2008 na categoria "Pesquisador". A entrega foi feita durante o 4º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, que está sendo realizado no Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS).

Você ainda acha que mandioca é cultura de subsistência?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103482.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Conta a lenda, que Mani era uma indiazinha branquinha que ao morrer, ainda criança, foi enterrada dentro da oca onde sempre morou. No local de sua sepultura, nasceram alguns arbustos fortes e vigorosos. Os índios arrancaram as plantas e viram que suas raízes eram brancas como a pele de Mani. Desde então, a Manihot esculenta Crantz passou a ser conhecida como mandioca. Sem dúvida, outras estórias devem existir para explicar os tantos outros nomes pelos quais a mandioca é conhecida no Brasil: macaxeira, aipim, castelinha, macamba, cassava etc.

Crisântemos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28565.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Planta cultivada pela beleza, diversidade de cores e durabilidade de suas inflorescências, o crisântemo tem grande valor comercial por ser uma das culturas ornamentais de maior aceitação no mercado. É de fácil cultivo, tanto em vaso quanto para corte de flor.

Carne bovina irlandesa também está contaminada com dioxina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103484.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo irlandês anunciou que também a carne bovina está contaminada por dioxina. Os testes foram realizados em 11 fazendas de gado bovino e, em três delas, o nível de dioxina superou em duas a três vezes o limite permitido, informou o ministro da Agricultura da Irlanda, Brendan Smith.

Brigada de Incêndio Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27950.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Esse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, mostra como formar e treinar uma brigada de incêndio, na fazenda ou na prefeitura municipal, para atuar na prevenção e no combate A incêndios florestais.

Pesquisar este blog