Selecione o dia...

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Audiência pública da Embrapa Tabuleiros Costeiros será amanhã (3/10)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102648.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Amanhã, 3 de outubro, a comunidade poderá conhecer um pouco mais sobre a atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE), principalmente, com relação ao seu planejamento e as prioridades para os próximos quatro anos. A partir das 9h, no auditório da Unidade, será realizada a Audiência Pública do Comitê Assessor Externo (CAE), aberta à sociedade. Estão previstas apresentação do IV Plano Diretor e de projetos de pesquisa aprovados recentemente, além do lançamento de publicações.

Selo agrega valor à produção da agricultura familiar na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102647.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma das dificuldades para promover a agricultura familiar no mercado é a falta de identificação do produto como algo que beneficia uma comunidade inteira. Com o objetivo de ampliar o mercado e garantir uma maior possibilidade para agregação de valor da produção, foi lançado na Bahia o Selo de Agricultura Familiar.

Candidatos têm até 10 de outubro para formalizar contrato com Fies

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102645.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) que se inscreveram para se beneficiar do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) têm até o dia 10 de outubro para fechar contrato.

Escola Técnica Federal de Brasília e comunidade definem projetos prioritários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102644.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ouvir a sociedade civil organizada para definir projetos prioritários da Escola Técnica Federal de Brasília foi a proposta da oficina de trabalho realizada no dia 30 de setembro, na unidade de Planaltina. Participaram do encontro representantes do governo, do Congresso Nacional, de organizações não-governamentais, do Sistema S (Senai, Senac e Sesc) e de sindicatos. Também foram ouvidos integrantes dos setores produtivos da agroindústria, da agropecuária e do turismo.

Diário Oficial traz normas para reconhecimento de terras quilombolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102641.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estão na edição de ontem (1º/10) do Diário Oficial da União as normas e procedimentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o processo de reconhecimento das terras ocupadas por remanescentes de comunidades quilombolas.

Sebrae lança programa para capacitar empresas a competir no mercado externo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102640.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Micro e pequenas empresas serão capacitadas nos próximos dois anos para competir no mercado interno e externo por meio do Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas lançado ontem (1º/10) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A meta do programa é capacitar 4 mil empresas de todo o país até 2010.

FAO assina acordos com Ministério da Agricultura, Embrapa e Conab

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102639.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Organização da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) assinou ontem (1º/10), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), três acordos de cooperação com o Governo Brasileiro. Um deles será executado no Brasil e os outros têm como objetivo prover assistência técnica, capacitação e transferência de tecnologia para países da América do Sul, África e o Haiti.

Governo investirá R$ 181,5 milhões em outubro na aquisição de trigo, milho e sisal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102638.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Governo Federal vai investir R$ 181,5 milhões, neste mês de outubro, na aquisição de trigo, milho e sisal. A informação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a estatal, a medida faz parte da programação mensal da Política de Garantia de Preços Mínimos e foi uma decisão tomada no dia 3/9 em reunião da comissão interministerial com representantes dos Ministérios da Fazenda e da Agricultura, da Conab e do Banco do Brasil.

Copersucar S.A. nasce como maior empresa brasileira de açúcar e bionergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102635.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Começou a operar, a partir de ontem, 1º de outubro, a Copersucar S.A., maior empresa brasileira e uma das maiores exportadoras mundiais de açúcar e álcool. Com 33 usinas nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, a Copersucar S.A. pretende triplicar sua produção até 2018, quando estima comercializar volumes equivalentes a cerca de 200 milhões de toneladas de cana ? na safra 2008/2009, prevê o processamento de 70 milhões de toneladas. A Copersucar S.A. detém 14% da comercialização de açúcar e 14% da oferta de álcool no Brasil. Em dez anos, a empresa quer deter 30% do mercado nacional e ser um dos maiores players mundiais.

Tecnologia melhora renda e reduz impactos ambientais da cultura do coco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102634.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O coqueiro é uma planta de grande importância socioeconômica, que além de produzir a água-de-coco, o albúmem sólido para indústria de alimentos e de óleos, gera ainda uma grande quantidade de subprodutos e resíduos. No Brasil, com uma área plantada de 290.515 hectares são produzidos anualmente cerca de 2,29 bilhões de cascas, 469,76 milhões de folhas que caem naturalmente da planta e 469,76 milhões de cachos com ramos florais e brácteas, o que corresponde 3,84 milhões de tonelada de resíduos, sendo 1,53 milhão de casca e 1,69 milhão de folhas. No estado de Sergipe, com uma área plantada de 39.994 hectares a produção anual de resíduos de coqueiro é de aproximadamente 334 mil toneladas, sendo 85.731 toneladas de cascas e 181.925 toneladas de folhas.

Pesquisador da Embrapa garante viabilidade técnica da mamona para biodíesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102631.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Indiscutivelmente, a mamona é tecnicamente viável à produção de biodiesel. Quem garante é o pesquisador Francisco Brito, da Embrapa Meio-Norte, pioneiro nas pesquisas com mamona no estado do Piauí. Segundo ele, o óleo, quando transformado, pode ser misturado ao diesel mineral na proporção de até 50 por cento, com uma viscosidade de 5,9 cP - unidade de referência de viscose ? ficando no limite estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que vai de 3 a 6 cP.

Guia prático mostra passo-a-passo para desenvolvimento de marcadores microssatélites

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102630.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Especialistas, estudantes e professores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, que atuam na área de biologia molecular, dispõem, a partir de agora de uma importante publicação sobre o desenvolvimento de marcadores microssatélites, de grande utilidade para análise genética de organismos. Em parceria editorial com a Embrapa Informação Tecnológica, pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, organizaram e lançaram o Manual prático para desenvolvimento de marcadores microssatélites em plantas, uma publicação de 114 páginas, ilustrada e rica em detalhamento dos procedimentos laboratoriais.

Secitec/MT divulga edital para preenchimento de 232 vagas de professor e cadastro de reserva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102642.htm
[ POLITICA # CONCURSOS ] A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) realiza, a partir de amanhã (3/10), inscrições para processo seletivo visando a contratação de profissionais de nível superior para preenchimento de 232 vagas de professor e para formação de cadastro de reserva. As vagas são destinadas para as unidades de Ensino da Secitec em Barra do Garças, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Diamantino e Tangará da Serra.

Série de Cursos Cultivo e Processamento de Coco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28425.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Monte o programa de treinamento de sua equipe, adquirindo esta série (7 cursos), com 30% de desconto: Industrialização do Coco; Controle de Pragas e Doenças do Coqueiro; Produção de Mudas de Coco Anão e Híbrido; Adubação do Coqueiro Anão; Cultivo Orgânico de Coco; Irrigação do Coqueiro Anão; Produção de Coco Anão para Consumo de Água.

Série de Cursos Criação de Ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28424.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Monte o treinamento de sua equipe, adquirindo todos os cursos da série Criação de Ovinos, com 30% de desconto: Abatedouro e Cortes Comerciais de Ovinos; Alimentação de Ovinos de Corte; Criação de Ovinos de Corte; Criação de Ovinos Deslanados; Manejo de Pastagem para Ovinos; Ovinos para Produção de Lã; Produção Intensiva de Cordeiros; Raças e Cruzamentos de Ovinos; e, Técnicas para Produzir mais Cordeiros.

Pesquisar este blog