Selecione o dia...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Situação no Rio pode acirrar discussões sobre o novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216832.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Assim que a Câmara dos Deputados retomar os trabalhos legislativos a partir do início de fevereiro de 2011, ruralistas e ambientalistas terão que encontrar um ponto comum que viabilize a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro. A matéria está pronta para ir à votação em plenário. Essa é a opinião do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) que praticamente resume a situação de um dos assuntos mais polêmicos hoje na pauta do Congresso Nacional.

Ministério da Agricultura anuncia retirada gradual de agrotóxico do mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216833.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O metamidofós, agrotóxico usado nas lavouras brasileiras, principalmente nas de cana-de-açúcar, soja e algodão, vai sair do mercado gradualmente, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Portaria publicada ontem (17/01/11) no Diário Oficial da União (DOU) informa que o uso do produto será proibido a partir de dezembro de 2012 - clique aqui para acessar a Resolução-RDC Nº 1 da Anvisa.

Lei torna mais competitiva a agroindústria familiar de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216830.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O cenário das 26,5 mil agroindústrias existentes em Minas Gerais deve mudar com a nova lei estadual para habilitação sanitária de empreendimentos agroindustriais de pequeno porte. A previsão é do superintendente de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lucas Scarascia.

Pesquisa avalia uso da irrigação para produzir mais cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216825.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores de cana-de-açúcar do Nordeste e, em especial da região Meio-Norte do Brasil, têm agora a perspectiva de maior produtividade a partir de um planejamento melhor de irrigação e da fertirrigação da cultura. Um estudo da Embrapa Meio-Norte, coordenado pelo pesquisador Aderson Andrade Júnior e concluído em 2011, revelou, em três safras, aumentos de produtividades superiores a 100 por cento.

Com investimentos, Brasil dobra número de mestres e doutores em dez anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216834.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O número de mestres e doutores titulados no Brasil dobrou nos últimos dez anos. De 2001 a 2010, a quantidade de pesquisadores formados por ano no país passou de 26 mil para cerca de 53 mil, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com o órgão, só em 2010, 12 mil receberam o título de doutor e 41 mil o de mestre. Esses dados constam do balanço final do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação divulgado pelo governo federal no fim de 2010.

Governo anuncia criação de sistema nacional de prevenção de catástrofes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216831.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo anunciou ontem (17/01/11) a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais. A decisão foi informada após reunião da presidenta Dilma Rousseff com os ministros da Justiça, Defesa, Ciência e Tecnologia, Integração Nacional e Saúde.

Agrishow 2011 promete muita tecnologia e novidades para os visitantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216829.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Principal vitrine de tecnologia e novidades no setor de agribusiness, a Agrishow 2011 - 18ª Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação - ocorre de 2 a 6 de maio, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste - Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Pastagens sofrem com a irregularidade de chuvas no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216828.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A pastagem do sul do Rio Grande do Sul, norte do Mato Grosso do Sul e leste do Paraná sofrem devido a irregularidade das chuvas. Em algumas cidades da região sul do Estado gaúcho não ocorrem chuvas acima dos 10 mm a mais de 90 dias. Desse modo, os pastos estão em forte estado de degradação.

Congresso Brasileiro de Algodão discute evolução da cadeia para os próximos anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216827.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Acontece em São Paulo, de 19 a 22 de setembro de 2011, o principal encontro do setor algodoeiro nacional, o 8º Congresso Brasileiro de Algodão (CBA) e o Cotton Expo 2011, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e realizado pela Associação Paulista dos Produtores de Algodão (Appa). Trata-se de um dos mais conceituados eventos em agronegócios por reunir os maiores produtores de algodão do Brasil (que também cultivam soja e milho), assim como especialistas na cadeia do algodão nacionais e internacionais e expositores.

Seagri busca parceria com banco da China para agroindustrialização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216826.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Nós somos irmãos e precisamos avançar nos negócios. O objetivo da Bahia é a agroindustrialização, e isso passa pelo Banco de Desenvolvimento da China [BDO]", disse no dia 14 de janeiro de 2011, o secretário da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao apresentar ao vice-diretor geral do BDO, Wenjiang Cao, as oportunidades de investimentos na Bahia no setor agropecuário.

Pesquisar este blog