Selecione o dia...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Agroindústria nacional registra crescimento de 5% em 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99919.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agroindústria brasileira cresceu 5% no ano passado, revelou a Pesquisa da Agroindústria, divulgada ontem (11/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é mais de três vezes superior à expansão de 1,5% em 2006. Em 2005, o setor havia registrado queda de 1%. Para o economista Fernando Abrita, responsável pela pesquisa, o crescimento foi motivado pelas boas condições climáticas, aliadas ao crescimento do mercado interno e das exportações no último ano.

Stephanes: Brasil errou ao aceitar exigências da Europa com relação à carne bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99921.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, afirmou ontem (11/2) que o Brasil errou ao aceitar sem contestação as exigências impostas pela Europa para importar a carne bovina brasileira. De acordo com o ministro, o país aceitou a ?regra do jogo? e depois não teve condições de cumpri-la. Segundo Stephanes, a Europa exigiu que no Brasil fossem implementadas regras similares às utilizadas na Europa para a produção de carne bovina.

Cientistas confirmam resistências de insetos nas plantas transgênicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99920.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os entomologistas da Universidade do Arizona (University of Arizona - EUA) analisaram dados de seis experimentos para monitorar pestes nos campos semeados com algodão transgênico e com milho na Austrália, China, Espanha e nos Estados Unidos. Eles descobriram evidências de mutação genética entre as lagartas rosadas em dúzias de campos de algodão semeados no Mississippi e Arkansas entre 2003 e 2006.

Bahia consolida status de zona livre da sigatoka-negra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28963.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agricultura de base familiar será a maior beneficiada pela Instrução Normativa 02, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada este mês e que estabelece a Bahia como zona livre da sigatoka-negra por tempo indeterminado. O estado é o maior produtor de banana do país, com 1,25 milhão de toneladas cultivadas em 84,7 mil hectares (cerca de 60% dos produtores são pequenos). O novo status concedido pelo Mapa é resultado de auditorias nas principais regiões produtoras da fruta na Bahia, onde nenhum sintoma da doença foi constatado.

Carne Bovina: presidente da Famasul participa da Audiência Pública no Senado sobre o embargo da UE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99928.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Junior, participa amanhã (13/2), da Audiência Pública no Senado Federal sobre o embargo da União Européia (UE) à importação de carne bovina brasileira. A audiência está marcada para às 10 horas (horário de Brasília), no Anexo II do Senado.

Senadora busca subsídios para colaborar na solução do embargo à exportação de carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99923.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A diretoria da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) recebeu para uma reunião, na tarde do último dia 11 a senadora Marisa Serrano (PSDB/MS), que buscou, junto à entidade, subsídios para representar o estado de Mato Grosso do Sul em audiência pública em que será analisado e discutido o embargo da União Européia (UE) à importação de carne bovina brasileira.

Ministério não trabalha com proposta de anistia para desmatadores, diz Marina Silva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99922.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em entrevista coletiva concedida ontem (11/2), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não trabalham com qualquer proposta de anistia para desmatadores nem para a redução da reserva florestal na Amazônia ou qualquer outra localidade. Marina Silva disse que a posição do ministério também será repassada aos líderes na Câmara dos Deputados e no Senado.

Cônsul e Embaixador da Áustria visitam à Famasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99918.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] A comercialização da carne bovina do Brasil para a União Européia foi um dos assuntos da visita do embaixador da Áustria, Werner Brandstetter, e do cônsul comercial, Peter Athanasiadis, com os representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a senadora Marisa Serrano, Câmara Setorial da Bovinocultura, Alexandre Scaff Raffe, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro, e o presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Laucídio Coelho.

Bayer realiza primeira etapa do Projeto “Muito Leite!!! Muita Alegria!!!”

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99916.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Unidade Gado de Leite da Bayer HealthCare, em parceria com as cooperativas de leite da região do médio Vale do Paraíba, realizou nos dias 28 e 29 de janeiro a primeira etapa do Projeto ?Muito Leite!!! Muita Alegria!!!?. A Unidade, junto à Comevap - Cooperativa do Médio Vale do Paraíba, fará a entrega dos donativos arrecadados pela cooperativa para o Lar de Idosos São Francisco, em Taubaté, e para a Creche Padre Vita, em Pindamonhangaba. Serão doados 20 litros de leite, 50 litros de bebida láctea, 8 quilos de requeijão e 8 quilos de doce de leite.

Produtores buscam melhorar qualidade do vinho no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28972.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O enquadramento das pequenas cantinas e adegas de vinho à legislação sanitária do Ministério da Agricultura foi o assunto discutido durante o seminário da Qualidade da Uva e do Vinho realizado no último dia 8, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. O encontro foi aberto pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, e contou com a presença de cerca de 70 cantineiros da RMC e da região Centro-Sul do Paraná, que produzem em torno de quatro milhões de litros de vinho por ano.

Pecuaristas capixabas terão R$ 80 milhões em linhas de crédito para enfrentar estiagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28968.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), assina hoje (12/2), às 16 horas, no Palácio Anchieta, os convênios de cooperação técnica para implantação de linhas de crédito destinadas à pecuária. O financiamento, da ordem de R$ 80 milhões, será desenvolvido pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Crédito Rural: parcelas vencem no próximo dia 15

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28959.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais que possuem parcelas de investimentos com recursos do BNDES da safra 2006/07 têm até o próximo dia 15 para quitá-las. Após várias prorrogações dos prazos o governo Federal afirma que dia 15 é o prazo final, não havendo novas prorrogações. Conforme o assessor de agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Lucas Galvan, os produtores devem procurar as agências das instituições financeiras onde realizaram a operação até o dia 15 de fevereiro para garantirem o beneficio do pagamento parcial de no mínimo 15%, o rebate de até 15 % e permanecerem em condições de adimplência.

Showtec 2008 começa dia 13

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28943.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A cerimônia oficial de abertura do Showtec 2008 acontece amanhã, dia 13 de fevereiro, às 8 horas, na sede da Fundação MS, entidade organizadora do evento, em Maracaju (MS). A abertura já tem confirmadas as presenças do Ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Reinhold Stephanes; do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do Presidente da Fundação MS e COOAGRI, Nivaldo Krüger, entre outras autoridades.

Codornas - Recria e Reprodução

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27966.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, "criação de codornas - recria e reprodução", você verá os seguintes assuntos: Manejo de produção - aqui você vai conhecer os fatores que mais influenciam a fase de postura: luz, água, temperatura, ração etc. Aponta índices de produtividade e viabilidade. Manejo reprodutivo - ensina os critérios de seleção de reprodutores e matrizes e ovos para a incubação industrial. Discute a implantação de uma granja de matrizes. Manejo alimentar - apresenta os princípios da formulação de rações e a necessidade nutricional nas diversas fases. Manejo profilático e sanitário - aborda cuidados com a higiene, avaliação das principais doenças, como preveni-las e combatê-las. Comercialização - depoimento de diversos criadores sobre as técnicas de comercialização, processamento, abate caseiro, embalagens e dicas aos futuros criadores.

Codornas - Iniciando a Criação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27965.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, filme e manual, são abordados os seguintes assuntos: Iniciando a criação - descreve todas as alternativas da atividade com viabilidade econômica e fornece informações imprescindíveis a quem vai iniciar a criação. Instalações e equipamentos - apresenta os princípios que devem orientar a construção das instalações nas diversas fases da criação. Avalia os problemas das instalações antigas, sugere soluções e mostra detalhadamente as mais modernas instalações implantadas no país. Manejo inicial - descreve detalhadamente as técnicas e os cuidados, que devem ser adotados desde a chegada dos pintinhos de um dia até a transferência para as gaiolas de produção.

Frutas do Brasil - Uva para Processamento Produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27514.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O manual destaca tecnologias relacionadas a clima, solo, adubação, cultivares, poda, doenças, colheita e rentabilidade do agronegócio da uva. Tudo para estimular o cultivo de uva própria para produção de vinhos, sucos e destilados. Embrapa Uva e Vinho.

Série Agronegócios: Processamento da Carne Caprina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27513.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O consumo de produtos da caprinocultura de corte aumentou consideravelmente nos últimos 10 anos, em contraste com os índices produtivos ainda constatados no país, criando uma demanda que ultrapassa a capacidade de atendimento. Numa parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica e o Sebrae, este volume da série Agronegócios contém as várias etapas do processamento da carne caprina, desde o processo de produção ao resultado final. Traz ainda análise financeira e de mercado, estratégias de marketing, da pesquisa de mercado ao lançamento do produto, e mais roteiro completo de um plano de negócio, tudo isso com o objetivo de oferecer um produto competitivo de alta qualidade. Fartamente ilustrado com fotografias, gráficos e tabelas, esta publicação é destinada a empreendedores e empresários do segmento agroindustrial de pequeno porte, os quais contam aqui com informações essenciais para garantir resultados significativos em seus negócios.

Pesquisar este blog