Selecione o dia...

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Dia de Campo na TV mostra capim-elefante como nova fonte alternativa de energia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101627.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema do Dia de Campo na TV que vai ao ar hoje (11/7), é "Capim-elefante: nova fonte alternativa de energia". O programa é transmitido das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) e parabólica, com reprise no dia 13, no Canal NBR. A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Agrobiologia (Seropédica ? RJ), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Senado aprova proposta que pune com mais rigor crimes cometidos pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101628.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Senado Federal aprovou proposta que tipifica e estabelece punição para crimes cometidos pela internet, como a pirataria virtual e a pedofilia. O projeto cria 13 categorias criminais e endurece a pena para infrações já existentes. Aprovado na noite do último dia 9, o texto obriga os provedores online a guardar, por três anos, os registros de acesso e a encaminhar os dados à Justiça, quando solicitados para fins de investigação. Por meio dessas informações, é possível chegar ao endereço de um criminoso.

Região Centro-Oeste deve se tornar maior produtor de grãos do país em uma década

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101616.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Entre cinco e oito anos, a Região Centro-Oeste deve se tornar o maior produtor de grãos do Brasil". A previsão é do gerente de Levantamento e Avaliação de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eledon Oliveira. Nas três últimas décadas, a produção nesta região saltou de 4,2 milhões para 49,3 milhões de toneladas, com aumento médio de 1,5 milhão de toneladas por safra.

Revista Conecta ? Da Ciência ao Mercado, já está disponível para download gratuito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101607.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Programa de Investigação Tecnológica do Estado de São Paulo (PIT-SP) lançou sua primeira publicação, a Revista Conecta ? Da Ciência ao Mercado, que está disponível para download gratuito. Com o objetivo de incentivar a aproximação entre as instituições científicas e o setor industrial, a revista traz reportagens sobre o ambiente e os esforços voltados à inovação tecnológica obtidos pelo programa, que foi concebido para avaliar e qualificar o potencial social e de mercado de tecnologias inovadoras originadas em cinco instituições de pesquisa do Brasil, visando à proteção e posterior comercialização dessas tecnologias.

Assessor da CNA participa do IX Encontro de Contabilidade Rural do Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101651.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Conforme dados levantados pela Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), hoje, são mais de 50 propriedades invadidas somente no Estado, sendo a maioria nas cidades de Dois Irmãos do Buriti, Naviraí e Amambaí. O evento, realizado pela Famasul e pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRC-MS), também contará com a presença de Rogério de Oliveira Arantes, consultor e instrutor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), que vai falar sobre o Imposto Territorial Rural (ITR) e com o palestrante Vicente Fernando Del Bianco Gulli, analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para falar sobre o Ato declaratório Ambiental (ADA).

Turmas do Programa Empreendedor Rural de MS recebem visita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101650.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Organizadores e facilitadores do Programa Empreendedor Rural (PER) fazem visitas aos municípios participantes do projeto. A superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS), Maria Anita Medeiros, explica que o intuito das visitas "é mostrar a importância do programa, apresentando indicadores favoráveis sobre o empreendimento rural. A idéia é sair da "casa", e fazer com que haja uma aproximação com os empreendedores, fortalecendo assim o relacionamento".

Senadores querem tornar o Brasil auto-suficiente na produção de ovinos e caprinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101629.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os senadores que participaram ontem (10/7) da audiência pública que ocorreu na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para discutir a cadeia produtiva de caprinos e ovinos no Brasil afirmaram que vão trabalhar para aprimorar a legislação do setor. Os parlamentares querem tornar o Brasil auto-suficiente em caprinovinocultura.

Agricultura familiar é responsável por mais de um terço da safra nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101617.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dos 142,42 milhões de toneladas da safra atual de grãos anunciados no último dia 9, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a agricultura familiar é responsável pela produção de 30% da soja, 40% do milho, 80% do feijão e cerca de 25% do arroz. Isso quer dizer que, de todos os grãos cultivados no Brasil, mais de um terço do total são colhidos por este grupo de trabalhadores.

Abertas inscrições para novo curso a distância em Agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101603.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas as inscrições para o 1º Curso de Aperfeiçoamento por Alternância em Agroecologia para Técnicos Agropecuários de Nível Médio dos Territórios da Cidadania da Região Amazônica. Promovido pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a capacitação conta com o apoio da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAF Castanhal), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Sociedad Científica Latinoamericana de Agroecologia (Socla) e Rede de Instituições Vinculadas à Capacitação em Economia e Políticas Agrícolas da América Latina e do Caribe (Redcapa).

Montagem de Computadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28262.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Com o avanço da informática, a procura por computadores vem aumentando a cada ano no Brasil e no mundo. Em conseqüência, a procura por técnicos especializados na montagem de computadores é cada vez maior, sendo uma excelente oportunidade de negócio. Este curso, constituído de manual interativo com filmes, em DVD, fornece informações básicas para aqueles que desejam conhecer os segredos para se montar computadores. Visando capacitar técnicos, e mesmo leigos em informática, o curso aborda os seguintes tópicos: conhecendo o computador; cuidados iniciais; a montagem do computador; principais defeitos que ocorrem; e, preparando para o funcionamento.

Moldagem em Vidros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28261.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O processo de moldagem em vidro consiste em utilizar tubos de vidro, muitas vezes reciclados, que são fundidos em fogo, e transformados em uma grande diversidade de peças para decoração e peças para uso rotineiro em laboratório. É uma atividade que possui amplo mercado, exige investimentos iniciais baixos, representando uma excelente alternativa de renda. O curso constituído de filme técnico e um completo manual, aborda os seguintes assuntos: materiais e equipamentos; moldagem de peças decorativas: preparação do tubo de vidro, moldagem de botão de rosa, rosa, suporte para velas, taças, tulipa para chopp, bonbonnière, castiçal, cisne, cestinha de vidro e pingômetro; moldagem de peças para laboratório: moldagem de tubo de ensaio, pipeta, proveta; conexões em Y e T, tubo de Erlenmeyer e balão; e, restauração de peças.

Vinhos Tropicais - Produção e Qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27814.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. Este vídeo mostra um pouco mais sobre uma das principais regiões vitivinícolas inter-tropicais de importância econômica do planeta: o Vale do Submédio do São Francisco, localizado entre os paralelos 8º e 9º de latitude sul e em altitude não superior a 400m acima do nível médio do mar (diferentemente de outras regiões vitivinícolas da zona inter-tropical, como no Peru e na Bolívia, que estão localizadas a altitudes consideráveis).

500 Perguntas - 500 Respostas: Ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27813.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro foi elaborado sob a forma de perguntas e respostas, além de esclarecer dúvidas sobre a criação de ovinos, trata de aspectos gerais relacionados com a produção de animais adultos e em crescimento - sistemas de criação, instalações e equipamentos, nutrição e alimentação, manejo, melhoramento, saúde e processamento de produtos.

Pesquisar este blog