Selecione o dia...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mercosul e UE retomam negociações de acordo comercial em junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214445.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) serão retomadas em junho de 2010. Os europeus, porém, terão que entender que não assinarão com o Mercosul acordos de livre comércio semelhantes aos que foram firmados com o Chile, Peru e Colômbia, cuja estrutura industrial é diferente da brasileira, "que nós temos que preservar".

Empresas envolvidas com trabalho escravo ficam sem créditos públicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214444.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os bancos públicos usam mecanismos para evitar que empresas que estão na Lista Suja do Trabalho Escravo (clique no título ao lado para baixar - arquivo PDF), elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tenham acesso a linhas de crédito até que resolvam sua pendência jurídica. A informação é de representantes dos bancos que estiveram onteme (27/05/10) no Encontro Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, em Brasília.

Fruto similar ao açaí gera renda e empregos em Resende, no Rio de Janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214423.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Já pensou em um alimento tão saboroso quanto o açaí e ainda mais nutritivo? Pois ele existe, e é proveniente da polpa do fruto da palmeira juçara, quase extinta do território brasileiro devido à intensa exploração para a extração de palmito. O chamado juçaí tem propriedades nutricionais semelhantes às do açaí em valores calóricos, com a vantagem de ser 70% mais rico em ferro e com níveis de potássio 63% maiores.

Eucaliptos clonais ajudam a suprir demanda de madeira para diversos usos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214422.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Considerando que um eucalipto apto ao corte produz 0,38 m³ de madeira, uma pessoa de 68 anos terá consumido, ao longo da vida, cerca de 300 árvores. Para isso, basta que tenha usado papel, móveis, adquirido um automóvel ou mesmo consumido energia. Os dados são da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e sinalizam para a necessidade de, cada vez mais, se usar madeira de reflorestamento. A empresa Du Campo, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), produz 4 milhões de mudas de eucaliptos clonais por ano para finalidades que variam da produção de polpa de papel à indústria moveleira, passando pelos laminados de madeira e a produção de energia. Trata-se de projeto desenvolvido com recursos do programa de Rio Inovação ? Apoio à Difusão e Inovação Tecnológica, da Faperj.

CNPq vai financiar formação de pesquisadores para atuarem no Semiárido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214443.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve lançar, em junho de 2010, um edital para financiar pesquisas e formação de recursos humanos na região do Semiárido. A informação foi dada no dia 26 de maio pelo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Roberto Germano, durante palestra na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Brasil desmata por dia o equivalente à área que será alagada por Belo Monte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214442.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O total de área a ser alagada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte corresponde a menos do que é desmatado em um dia na Amazônia, afirmou ontem (27/05/10) o professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), Ivan de Toledo Camargo, durante debate sobre energias renováveis, no 27º Fórum Brasil Europa, promovido pela UnB em parceria com instituições internacionais.

Dia de Campo na TV apresenta tecnologia para o mercado da tilápia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214441.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV é Aquabrasil: tecnologia para o mercado da tilápia. O programa vai ao ar amanhã (28/05/10), pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no dia 30, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). O Aquabrasil é um projeto em rede da Embrapa em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) que busca criar as bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil.

Primeiros leilões da SuperAgro 2010 movimentam mais de R$ 1 milhão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214440.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A SuperAgro Minas 2010 já contabiliza transações de sucesso nos primeiros leilões do evento. Os dois primeiros pregões realizados de mangalarga e gir leiteiro arrecadaram cerca de R$ 1,1 milhão. Foram leiloados 55 lotes de mangalarga e 30 de gir leiteiro.

Banana orgânica do Projeto Jaíba alcança o mercado do estado de São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214435.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Bananas orgânicas cultivadas em uma propriedade localizada no Projeto Jaíba, na região Norte de Minas, vão ocupar o lugar de bananas convencionais nas gôndolas de uma grande rede de supermercados de São Paulo. O produtor Márcio Sonomura assumiu o compromisso de fornecer semanalmente, para a rede cerca de 14 mil quilos da fruta. Ele diz que os embarques serão feitos a partir da primeira semana de junho.

Pesquisa desenvolve nova tecnologia para conservar o mamão após a colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214424.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil é o principal produtor e exportador de mamão no mundo. Devido às suas características naturais ? entre elas uma extensão territorial de 8.512.965 km² ?, o país se destaca internacionalmente como grande supridor de frutas frescas e processadas, produzindo durante o ano 43 milhões de toneladas de frutas tropicais, subtropicais e de clima temperado, muitas delas só encontradas no Brasil. No entanto, um dos desafios dessa diversificada agroindústria exportadora é a conservação de frutos de alta perecibilidade. Esse é o objetivo da pesquisa do agrônomo e professor professor Jurandi Gonçalves de Oliveira e de seu colega, professor Marcelo Gomes da Silva, ambos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Pesquisar este blog