Selecione o dia...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Fazenda SantAnna promove leilão com a oferta de 300 touros Nelore e Brahman

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102982.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Fazenda SantAnna, de Jovelino Carvalho Mineiro Filho, realiza no tattersal de leilões da propriedade, em Rancharia, no interior de São Paulo, o 19º Leilão Fazendas Sant?Anna. Neste ano, vão à remate, no dia 26 de outubro, às 13h, com transmissão do TV Terraviva, 300 touros selecionados a pasto, sendo 150 PO da raça Nelore e 150 POI da raça Brahman. Todos seguem com exame andrológico positivo e possuem avaliações destacadas nos programas nacionais de melhoramento genético das respectivas raças, coordenados pela Universidade de São Paulo (USP) e Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP).

Esalq lança nova edição do Produtor Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103001.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A série de publicações Produtor Rural, editada pela Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, lançou recentemente seu novo número. Métodos Empregados no Pré-Resfriamento de Frutas e Hortaliças é o tema da edição de nº 40 da publicação.

24ª Feira de Terneiros da Primavera de Bagé com inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102998.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Seguem abertas as inscrições para a 24ª Feira de Terneiros da Primavera. O evento acontece no dia 15 de novembro no parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, em Bagé (RS). As inscrições podem ser realizadas na sede do Núcleo de Criadores de Terneiros de Corte ou nos escritórios rurais Agropec Negócios Rurais e AT Remates do município.

Tecnologia de Silagem de Colostro será mostrada na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102997.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Mara Saalfeld, está apresentando em três países da Europa, a tecnologia da silagem de colostro, vencedora do prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. A apresentação será para produtores e cooperativas de leite da Alemanha, de Portugal e da Espanha.

De 15 a 18 de outubro, na cidade do Porto, em Portugal, a tecnologia foi mostrada no Congresso European Dairy Association (EDA), organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (Anil), Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (Fenalac), EDA, e Association of the Processed Cheese Industry in the EU (Assifonte). Durante o congresso foram feitas visitas a produtores de leite e cooperativas de Lisboa.

De 21 a 23, em Madri, capital da Espanha, a veterinária reuniu-se com produtores de leite e técnicos da Anil. No dia 24, a silagem de colostro será apresentada para La Fèderation Nationale des Coopèratives Latière.

A tecnologia será mostrada na Alemanha de 27 de outubro a 1º de novembro. O representante da Deutsche Lehranstalt für Agrartehnik (Deula), e a veterinária realizarão visitas demonstrativas a propriedades leiteiras e cooperativas de leite e produtores das cidades de Frankfurt e Rockenberg.

Durante a exibição da tecnologia silagem de colostro será lançado o folder, o filme na internet e o site na língua inglesa. Mara explica que recebe e-mails de diversos locais do mundo com pedidos de informações sobre a tecnologia, por isso foi preciso organizar material explicativo em inglês.

Seminário Regional discutirá citricultura em Erechim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102996.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Será realizado em Erechim (RS), no dia 28 de outubro, o Seminário Regional de Citricultura. O evento acontecerá no Pólo de Cultura, com início às 8h30min. Na oportunidade, serão discutidos temas como as perspectivas para a citricultura brasileira, a gestão da propriedade rural, a comercialização e as oportunidades para a citricultura no Rio Grande do Sul. Também haverá debate entre as instituições participantes sobre as estratégias regionais para a citricultura.

O Seminário é promovido pela Emater/RS-Ascar, Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar e Sebrae), Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Associação dos Citricultores de Marcelino Ramos, Coocimax e Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai.

A região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai tem 2.731 hectares cultivados com laranja e 517,5 hectares de bergamota. De 2004 a 2007, foram cultivados 3.300 hectares de citros.

Diretor técnico da Emater/RS-Ascar faz lançamento da campanha para evitar perdas na colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102994.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Emater/RS-Ascar pretende, junto aos produtores rurais, reduzir as perdas ocorridas durante a colheita. De acordo com o diretor técnico da instituição, Paulo Silva, há uma estimativa de que se percam cerca de 2,5 sacos (de 60 quilos) de soja por hectare. Segundo ele, essas perdas podem diminuir para um saco por hectare. Para isso, a Emater/RS-Ascar lançou, no último dia 21, durante a abertura do Seminário sobre Ferrugem Asiática da Soja, realizado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, a campanha estadual de redução de perdas na colheita ? edição 2009. A campanha visa salientar a importância da correta regulagem de máquinas e da manutenção dos equipamento.

Agrótikos visita exposição nacional do cavalo mangalarga, em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102992.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Amanhã, 25 de outubro, o apresentador Constantino Ajimasto Junior (o "Grego") mostra, no programa Agrótikos, os bastidores da XXX Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga. 'Grego' foi até o tradicional Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, e conferiu de perto a exposição que reuniu uma série de animais premiados, além de registrar o trabalho dos criadores e o relato dos apaixonados pela raça Mangalarga.

Criadores conta a história de Cícero Junqueira Franco, um dos pais do Proálcool

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102991.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A equipe do programa Criadores foi a Orlândia, no interior paulista, para mostrar o início de uma história que hoje ocupa as manchetes em jornais do mundo todo, ampliando o debate sobre o aquecimento global, a crise do petróleo, o momento favorável do etanol, o crescimento da plantação de cana-de-açúcar, a falta mundial de alimentos em um futuro próximo.

Produtora de frutas e verduras, Dois Irmãos vai fortalecer outras atividades com o apoio do ?Território da Reforma?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102989.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dois Irmãos do Buriti, destaque na produção de frutas e verduras, foi a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a receber a visita de agentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar/MS) para formação do Comitê Gestor local do Território da Reforma. O projeto busca desenvolver de forma sustentável pequenas propriedades rurais de onze cidades do Estado.

Crise mundial reduz recursos para a agricultura brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102988.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A crise da economia, agravada pela redução de recursos privados e a alta do preço de insumos, traz um quadro preocupante para a agricultura. A perspectiva traçada pela Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima uma queda de produtividade de pelo menos 5% em relação à safra anterior.

Eu ouvi dizer, eu ouvi falar...

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102987.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A década de 1960 marcou o início de uma revolução na produção de grãos com a introdução da soja na agricultura brasileira. A indústria de transformação instalou-se e novos produtos chegam em modernos supermercados. Nessa época, o espaço da banha de porco, da gordura vegetal e da manteiga começava a ser ocupado pelo óleo de soja e a margarina.

Fort Dodge apóia a 2ª Missão Carne Ovina Uruguai

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102986.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de trazer novas idéias para o sistema de criação e comercialização da carne ovina no Brasil, a Fort Dodge Saúde Animal, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de vacinas e quinta maior fabricante de produtos para saúde animal do mundo, apóia a 2ª Missão Brasil ? Uruguai Carne e Leite de Ovinos, iniciativa da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (ACCOMIG).

Fort Dodge traz especialista em qualidade de carne para jantar de negócios com pecuaristas em São José do Rio Preto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102985.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em 28 de outubro, a Fort Dodge realizará um jantar de negócios com cerca de 300 pecuaristas de São José do Rio Preto (SP). No evento, organizado sob supervisão do coordenador técnico da empresa, Luiz Brom, a partir das 20h, os produtores conhecerão os benefícios dos antiparasitários e vacinas da empresa e participarão da palestra do Prof. Dr. Pedro Eduardo Felício, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que abordará questões referentes ao mercado da carne, bem como à qualidade do produto entregue para abate pelos pecuaristas.

Nova edição do Jornal da Roça Capixaba já está em circulação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102983.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A edição número 03 do Jornal da Roça Capixaba, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag) já começou a ser distribuído. O novo exemplar traz em destaque a regulamentação da lei sobre as agroindústrias de pequeno porte, os investimentos na renovação do café arábica, o controle da raiva e as principais notícias do sistema público agrícola no mês de outubro.

Embrapa poderá instalar Centro de Inteligência do Leite no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102981.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Paraná poderá ser o segundo Estado brasileiro a contar com um Centro de Inteligência da Embrapa para o leite, que irá concentrar todas as informações sobre o produto. O primeiro Centro de Inteligência do Leite (CILeite) foi implantado em Minas Gerais, Estado-sede da Embrapa Gado de Leite, e agora a instituição pretende implantar essa estrutura nas demais regiões produtoras de leite para facilitar o acesso a informações para produtores, empresários e prefeitos interessados em viabilizar projetos e investimentos na área de pecuária de leite.

Cientistas criam ranking dos alimentos nutritivos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102980.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O que o brócoli, a blueberry (vacínio), o quiabo, a laranja e a vagem têm que o picolé, o chocolate ao leite, o pão branco e o refrigerante não têm? Cientistas americanos afirmam que os alimentos incluídos no primeiro grupo apresentam a pontuação máxima em uma lista que classifica o valor nutricional dos alimentos em escala de 1 a 100 - ou seja, estão entre os mais nutritivos e saudáveis que existem.

Empréstimos bancários internacionais têm pior queda desde 2001

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102979.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os empréstimos internacionais feitos por bancos diminuíram em US$ 1,1 trilhão, ou 3%, no segundo trimestre deste ano, segundo informações do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

Greenspan admite erro de ideologia à frente do Fed

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102978.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ex-presidente do Fed (Federal Reserve Bank, o Banco Central dos Estados Unidos) Alan Greenspan admitiu pela primeira vez, ontem (23/10), em depoimento no Congresso americano, que cometeu erros durante seus anos no cargo que podem ter colaborado para o surgimento da atual crise financeira global. Respondendo a perguntas do presidente da Comissão de Supervisão e Reforma do Governo da Câmara dos Representantes, Henry Waxman, Greenspan disse que havia "uma falha no modelo" que percebeu como sendo "a estrutura crítica de funcionamento que define como o mundo funciona".

Em busca do terreno perdido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102977.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Embora a indústria brasileira de máquinas e equipamentos tenha registrado um aumento de 25% no faturamento semestral ? passando de R$ 28,97 bilhões no primeiro semestre de 2007 para R$ 36,25 bilhões no mesmo período de 2008 ?, o setor tem apresentado quedas sucessivas de produção nas últimas três décadas.

Fapemig investirá R$ 3,9 milhões em biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102976.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) anunciou no último dia 22 que destinará R$ 3,9 milhões aos projetos aprovados no edital 14/2008, do Programa Mineiro de Desenvolvimento Tecnológico e Produção de Biocombustíveis. Foram 21 propostas aprovadas, voltadas para o desenvolvimento e a transferência de tecnologia de alternativa energética para os combustíveis fósseis.

Programa de defesa agropecuária tem orçamento de R$ 120 milhões para três anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102975.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores, professores e especialistas de instituições de ensino superior e centros de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos com sede no Brasil poderão concorrer a bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de defesa agropecuária. O programa de Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia lançado ontem (23/10) pelos ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, terá recursos de R$ 120 milhões para os próximos três anos.

Stephanes avalia que País deve responder por 70% do mercado mundial de carnes em dez anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102974.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, disse ontem (23/10) que projeções feitas por técnicos da pasta indicam que em dez anos o Brasil deve responder por 70% do mercado mundial de carnes. As exportações brasileiras de carnes, em 2007, chegaram a U$ 11,295 bilhões, perdendo apenas para soja e derivados (U$ 11,381 bilhões) como produto de maior importância na balança comercial do agronegócio.

CNA reúne Federações para discutir impactos da crise financeira na produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102973.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Queda de pelo menos 5% na produção, redução do uso de insumos e tecnologia e dificuldade em obter financiamento para o plantio da safra 2008/2009. Estas são algumas perspectivas do setor agropecuário neste momento de crise financeira internacional. Diante deste cenário, a Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu-se, ontem (23/10), na sua sede, em Brasília, com representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos principais Estados produtores de grãos do País.

Produtores querem recursos do orçamento para sustentar preços na crise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102972.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Garantia de recursos do Orçamento Geral da União de 2009 para assegurar mecanismos de sustentação de preço e apoio à comercialização e proporcionar renda ao setor agropecuário na atual conjuntura de crise. Esta proposta foi defendida pela Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reunida ontem (23/10), em Brasília, para discutir a situação dos produtores rurais nos principais Estados produtores de grãos do País.

Espírito Santo regulamenta lei sobre agroindústrias de pequeno porte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102969.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governador Paulo Hartung, do Espírito Santo, sancionou no último dia 09 a regulamentação da lei 8.680/2007 que dispõe sobre a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização das agroindústrias rurais de pequeno porte e dos produtos alimentícios por elas produzidos.

Incaper lança livreto sobre cultivo do maracujá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102966.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançaram, durante o Congresso Brasileiro de Fruticultura, um livro de fácil entendimento e linguagem adaptada ao produtor, com o título Recomendações Técnicas para o Cultivo do Maracujazeiro.

Instituto de Ciências Agrárias da UFMG abre nove vagas para professores em Montes Claros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102963.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para os concursos públicos que vão selecionar nove professores para o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus regional de Montes Claros. Cinco vagas são para professor adjunto, cargo que exige dedicação exclusiva, e quatro, para professor assistente, com dedicação de 20 horas semanais.

PENSA/FIA debate governança corporativa em organizações do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102962.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O PENSA - Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial, da Fundação Instituto de Administração (FIA), promove o seminário Governança em Organizações do Agronegócio: desafios e oportunidades, que acontece no dia 31 de outubro, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. O evento vai abordar o conceito mais atualizado de governança corporativa, especialmente em organizações familiares expostas à nova dinâmica do capitalismo globalizado com seus desafios e oportunidades.

Inoculação anual da soja proporciona ganhos na produtividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102954.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A importância econômica da inoculação das sementes de soja no país é evidenciada pela economia quanto ao uso de fertilizantes nitrogenados. A adubação com uréia, por exemplo, resultaria em um gasto em torno de US$ 6 bilhões, se forem considerados os cerca de 21 milhões de hectares cultivados na última safra. Além disso, deve-se considerar os graves problemas ambientais provocados pelo efeito potencialmente poluidor do nitrato lixiviado no solo, resultante do uso indiscriminado de fertilizantes nitrogenados.

Núcleo de cavalos Pantaneiros da Embrapa completa 20 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102952.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Núcleo de Criação do Cavalo Pantaneiro da Embrapa Pantanal está completando 20 anos de atividades. Criado em 1988, na fazenda Nhumirim, no Pantanal da Nhecolândia, o núcleo conseguiu, nesse período, formar um plantel de referência em termos de qualidade genética, reconhecida pelos principais criadores.

Treinamento de Camareira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28469.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O setor de hospedagem passa por grandes transformações, com um mercado mais competitivo e clientes cada vez mais exigentes e informados. Os profissionais que atuam nesse setor, incluindo as camareiras, devem ser treinados de acordo com métodos padronizados e modernos de trabalhos. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: ética profissional; apresentação pessoal; funções da camareira; como executar as tarefas de: arrumação do carrinho e da rouparia; limpeza dos corredores; arrumação da cama e arrumação do quarto; higienização do banheiro, reposição do frigobar, abertura de cama, higienização e rodízio dos colchões E preenchimento do relatório.

Treinamento de Bartender - Barman / Barwomam

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28468.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Bartender é o nome dado ao garçom que trabalha no bar, preparando e servindo bebidas. É utilizado o termo barman quando o profissional é do sexo masculino e o termo barmaid, quando é do sexo feminino. Um bom treinamento para o bartender é fundamental para que ele possa desempenhar sua função com eficiência. Este é o propósito deste curso constituídos de Filmes, em DVD, e Manuais Interativos que aborda: aparência pessoal; como atender aos clientes; equipamentos e copos; tipos de bebidas e ingredientes; como organizar o bar; como preparar quinze tipos de coquetéis mais apreciados; decoração com frutas nos copos; elaboração do cardápio do bar; e, determinação do preço dos coquetéis.

Pesquisar este blog