Selecione o dia...

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Plano Agrícola e Pecuário é positivo, mas não resolve gargalos do setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101515.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plano Safra 2008/2009 traz medidas favoráveis para a expansão da agricultura brasileira, como o aumento do volume de recursos a juros controlados, mas os produtores ainda aguardam ações complementares urgentes para aumentar a competitividade e a renda do setor.

Frente da Agropecuária quer votar MP 432 antes do recesso parlamentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101516.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária querem que a Medida Provisória 432 do endividamento agrícola seja votada o mais rápido possível, de preferência antes do recesso parlamentar marcado para o próximo dia 11. Durante reunião na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, realizada ontem (2/7), o presidente da entidade, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC) recatou problemas enfrentados pelo produtor rural enquanto a MP não é regulamentada.

Congresso Nacional de Laticínios debate Pólo de Excelência como agente de desenvolvimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101511.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A programação científica do 25º Congresso Nacional de Laticínios da Epamig - Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), que acontece de 14 a 17 de julho no Expominas, em Juiz de Fora (MG), vai abordar o tema Pólo de Excelência em Leite e Derivados como agente de desenvolvimento para o setor laticinista do Brasil, com a presença de especialistas renomados do Brasil e do exterior.

Aumento dos custos da atividade agropecuária gera maior inflação para o produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101505.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma constante alta dos preços da arroba do boi e de grãos tem sido verificada nos últimos meses, em todas as regiões produtoras do país, assim como um reajuste do preço da carne bovina, e dos alimentos de um modo geral, que tem sido, sistematicamente, repassado ao consumidor. Entretanto, levantamentos realizados pela equipe da Scot Consultoria (SP), demonstraram que, nos últimos 12 meses, os aumentos dos custos de produção da atividade agropecuária de um modo geral, superaram a alta dos índices do custo de vida da população, o que significa que, os índices de inflação para o produtor rural são maiores do que aqueles pagos pelo consumidor.

Plano Agrícola e Pecuário poderá conter inflação, avalia economista da Fiesp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101539.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O assessor do Departamento de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), André Rebelo, disse ontem (3/10) que o Plano Agrícola e Pecuário 2008/2009, anunciado pelo governo federal, é muito positivo, porque o histórico do país é muito ruim quando se trata de lidar com a inflação, com medidas sem resultado.

Senar-AR/MS intensifica a realização de cursos no Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101538.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Entre os dias 7 e 11 de julho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS) oferece mais de 30 cursos no Estado, nas áreas de alimentação e nutrição, prestação de serviços, agricultura, pecuária, atividade agrossilvopastoril, organização comunitária, artesanato, agroindústria e educação. É importante lembrar que os cursos são totalmente gratuitos e desenvolvidos em parceria com os sindicatos rurais dos municípios onde serão realizados.

Participantes do Programa Empreendedor Rural fazem visita prática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101537.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Programa Empreendedor Rural (PER) realizou esta semana uma atividade a campo. Cerca de 15 pessoas que participam do curso, foram até a fazenda Caimã, à 20 km da capital, para conhecer o consórcio que integra a produção de eucalipto à atividade pecuária.

Assentamento de Mato Grosso do Sul gera renda através de produtos do Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101535.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Durante a Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae/MS, entre os dias 3 e 6 de julho, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), a sustentabilidade ganha destaque entre as empresas que mostram seus produtos no evento. O assentamento Andalucia, em Nioaque, a 220 quilômetros da capital, expõe no Espaço do Agronegócios produtos feitos a partir de plantas do Cerrado como o jatobá, a fibra de taboa e do cumbaru.

Dia do Algodão abordará sustentabilidade aliada ao respeito social e ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101533.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com o objetivo de demonstrar os benefícios de uma atividade agrícola sustentável sem perder de vista a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente a Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) promove no próximo dia 10, o Dia do Algodão 2008.

Trigo de sequeiro apresenta boa produtividade em Alto Taquari, Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101528.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizam no dia 5 de julho, na fazenda Saturno, no município de Alto Taquari (479 km ao Sul de Cuiabá), na propriedade de José Altair Tonsis e Irmãos uma visita técnica para apresentar as Unidades de Observação com cinco variedades de trigo de sequeiro. A colheita do trigo de sequeiro será feita agora em julho e os testes preliminares já apontam boa produtividade, atingindo entre 35 a 55 sacos por hectare.

Mato Grosso conclui primeira fase do programa agroindústria com repasse de R$ 4,2 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101526.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A primeira etapa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa) para implantação das agroindústrias familiares foi concluída com a elaboração de 108 projetos, que vão atender 53 municípios de Mato Grosso. Entre os anos de 2008 e 2009, serão implantadas mais de 300 agroindústrias em todos os municípios do Estado, utilizando recursos na ordem de R$ 13 milhões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que serão aplicados na construção de bases física e aquisição de equipamentos.

EBDA capacita agricultores familiares e técnicos da região de Irecê na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101525.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A capacitação direcionada aos agricultores familiares, da região de Irecê, será intensificada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), através do Centro de Profissionalização e Desenvolvimento Tecnológico (Centrefertil), localizado no município. No mês de julho serão mais de 50 pessoas capacitadas entre agricultores familiares e técnicos da empresa.

Adab capacita produtores para combater a monilíase do cacau

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101524.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Considerada uma doença mais devastadora que a vassoura de bruxa, a monilíase do cacau, provocada pelo fungo Moniliophtora roreri, causa perdas de até 100% dos frutos produzidos. Visando a prevenção e controle desta doença, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), iniciará no próximo dia 8, no município de Gandu, o primeiro curso voltado para a capacitação de produtores na identificação e prevenção da monilíase do cacau.

Equipe do Zoneamento Econômico Ecológico realiza oficina em Campo Grande (MS)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101523.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Uma oficina realizada nos dias 30/6 e 1/7 reuniu, no auditório da Embrapa Gado de Corte em Campo Grande (MS), a equipe responsável pelo Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) de Mato Grosso do Sul e representantes de diversos segmentos da sociedade civil local. O objetivo dessa oficina ? que recebeu o nome de 1ª Aproximação do ZEE ? foi a apresentação, pela equipe do ZEE, do documento inicial do zoneamento e a validação do mesmo pelos demais participantes.

Superintendente do Senar-AR/MS fala sobre empreendedorismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101522.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Buscando cumprir a meta de formar mais 30 turmas do Programa Empreendedor Rural (PER), até o final de 2008, a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS), Maria Anita Medeiros, estabeleceu uma agenda de visitas a vários municípios do estado no intuito de prestar esclarecimentos sobre o PER e estimular a adesão de mais participantes, principalmente nas regiões onde o programa ainda não foi implantado. "É importante que a capacitação oferecida pelo PER chegue ao maior número possível de produtores. Entendemos que esse é um passo importante para a profissionalização do setor, exigida pela atual conjuntura", afirma Anita.

A era dos mapas digitais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101521.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Desenrolar um mapa sobre uma mesa é um ato quase extinto em todo o mundo. Com o invento do computador e da internet os mapas impressos perderam sua utilidade. O mapa partiu, de uma visão estática no papel, para um mundo dinâmico, que na internet é um turbilhão de informações que utiliza a representação geográfica como um pano de fundo.

Embrapa Instrumentação convida a sociedade para discutir Plano Diretor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101517.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Atrás de respostas que sinalizem os rumos da pesquisa para os próximos quatro anos, a Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está convidando vários setores da sociedade para participarem do Workshop de elaboração do seu IV Plano Diretor (PDU 2008-2011), a ser realizado no dia 4 de julho, das 9h às 16h, no auditório do Centro.

140 empresas do Brasil e do exterior participam da 36ª Expomaq

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101512.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A 36ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) ? um dos eventos que fazem parte do 25º Congresso Nacional de Laticínios, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vai apresentar este ano novidades tecnológicas de 140 empresas do Brasil e do exterior. A exposição vai ocupar cerca de quatro mil m2 em dois pisos do Expominas Juiz de Fora, no período de 15 a 17 de julho. Os portões estarão abertos para o público de 14h às 21h, com expectativa de nove mil visitantes nos três dias do evento.

Stephanes anuncia plano para estimular aumento da produção nacional de fertilizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101509.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Até o final do ano o governo deve lançar um plano para estimular o aumento da produção nacional de fertilizantes, segundo informou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. "Vamos lançar um programa para ver se no prazo de cinco a dez anos o país consegue uma autonomia maior, já que hoje somos altamente dependentes da importação desses insumos básicos". Atualmente o Brasil importa mais de 70% desses produtos.

Campo Grande recebe Encontro de Contabilidade Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101508.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Informar e atualizar os profissionais sobre assuntos relacionados ao Ato Declaratório Ambienta (ADA), o Imposto Territorial Rural (ITR) e alterações ocorridas nas legislações é o objetivo do IX Encontro Estadual de Contabilidade Rural do Estado de Mato Grosso do Sul, que acontece no dia 15 de julho no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

Manejo Homeopático para Gado de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28246.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, aborda detalhadamente: proposta do tratamento; manejo para facilitar o parto; melhorar o crescimento dos bezerros; controlar infecções; aumentar a fertilidade das vacas; produzir mais leite de qualidade; controlar a mastite, o berne e os carrapatos. Você verá o manejo homeopático na prática, conhecendo fazendas onde o sistema foi adotado e ouvirá os depoimentos de seus proprietários. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da doutora Maria do Carmo Arenales, médica veterinária que trabalha com homeopatia para gado de leite há 10 anos.

Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28245.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O consumo de mel no Brasil tem crescido, em ritmo acelerado, ao mesmo tempo em que as exportações têm garantido bons preços ao produtor. Para ocupar e ter sucesso neste mercado, o apicultor precisa ter uma boa infra-estrutura e aplicar as melhores técnicas de manejo. Com o objetivo de apresentar estas técnicas, este videocurso aborda: biologia e comportamento das abelhas; manejo das colméias novas; manejo de colméias estabelecidas; manejo do apiário como um todo; revisões da colméia; - colheita do mel; e, manejo avançado.

Fundamentos para a coleta de germoplasma vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27798.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro, formada pela contribuição de autoridades em suas áreas, deverá servir de inspiração e fonte de consulta para estudiosos de recursos genéticos. A abordagem utilizada permitirá ao estudante do assunto, ou mesmo ao leigo, a oportunidade de conhecer desde os princípios históricos dessa atividade fundamental para os estudos dos recursos genéticos até informações específicas sobre determinados grupos de plantas utilizadas na agricultura e agroextrativismo. Os organizadores e autores da obra são reconhecidos pelo conhecimento com a pesquisa, conservação e uso dos recursos genéticos.

Fundamentos para Regulação de Semioquímicos, Inimigos Naturais e Agentes Microbiológicos de Controle de Pragas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27797.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta obra é resultado do esforço de um grupo de pesquisadores consciente da necessidade de divulgar amplamente os conhecimentos e os resultados das pesquisas ligadas aos fundamentos para para regulação de semioquímicos, inimigos naturais e agentes microbiológicos de controle de pragas, visando disseminar informações acerca desses fundamentos e gerar subsídios técnicos que facilitem e aprimorem as ações para registro e utilização de produtos biológicos gerados com tecnologia nacional.

Pesquisar este blog