Selecione o dia...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Safra de grãos em 2012 deve ser 0,1% maior que a de 2011, prevê IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221879.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2012 deve atingir 160,3 milhões de toneladas, superior em 0,1% à obtida em 2011 (160,1 milhões de toneladas) e 0,6% maior do que a estimativa de abril. Os dados fazem parte da quinta estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) em 2012, divulgada ontem (05/06/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área a ser colhida em 2012, de 49,9 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 2,5% ante a área colhida em 2011 e é 0,7% menor que a estimativa do mês anterior.

Rio+20 tem que debater a questão econômica para que a questão ambiental avance, defende Izabella Teixeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221877.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse no dia 4 de junho de 2012 no Rio que a questão econômica tem que estar na pauta de debates da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) porque, segundo ela, se isso não ocorrer a questão ambiental não avança. "Tem que ser envolvida a questão econômica, senão a questão do meio ambiente não avança".

Coleção "Flora Fanerogâmica" chega ao sétimo volume

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221874.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Um grupo de pesquisadores assumiu, há 19 anos, o desafio de mapear e classificar taxonomicamente as mais de 7 mil espécies de plantas produtoras de flores - ou fanerógamas - existentes no Estado de São Paulo. O trabalho já deu origem a seis livros. O sétimo volume da coleção Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo será lançado hoje, 6 de junho de 2012, no Instituto de Botânica de São Paulo (IBt). A obra apresenta monografias de 19 famílias, 67 gêneros e 470 espécies vegetais. Destacam-se representantes de grande valor ornamental, como as Araceae, com belos antúrios e filodendros, e as Begoniaceae, das quais fazem parte as begônias.

SOS Mata Atlântica abre inscrições para IV Edital do programa Clickarvore

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221873.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] No dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho de 2012), a Fundação SOS Mata Atlântica abre as inscrições para o IV Edital do Programa Clickarvore. O edital vai fornecer 600 mil mudas de espécies nativas a proprietários de terras localizadas nas seguintes regiões: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Noroeste de São Paulo, Sudoeste e Leste do Mato Grosso do Sul, Norte Central e Noroeste do Paraná e Sul da Bahia. O objetivo é promover a restauração e a conservação de 360 hectares do bioma Mata Atlântica.

Com novo Código Florestal, será preciso reflorestar cerca de 30 milhões de hectares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221880.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse ontem (05/06/12) que, de acordo com o novo Código Florestal Brasileiro, será necessário reflorestar cerca de 30 milhões de hectares de terras. Para fazer uma comparação, a área plantada com grãos na safra 2011/2012 alcançou 51 milhões de hectares. Apesar do tamanho da área, o ministro disse que nenhum produtor terá sua propriedade inviabilizada economicamente e disse contar com a conscientização da população e dos produtores.

Seis grupos se cadastram para participar do leilão de 4G e telefonia móvel rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221878.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O leilão das faixas de frequência para a tecnologia 4G e para a oferta de telefonia móvel e internet na área rural deverá ter a participação de seis grupos, que apresentaram ontem (05/06/12) à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a documentação e as propostas de preço. Os grupos são Claro, Tim, Oi, Vivo, Sky e Sunrise Telecomunicações, sendo que a Claro e a Tim se credenciaram com duas empresas cada.

CNPq e Vale lançam edital voltado para a formação de engenheiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221876.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A maior empresa mineradora do país, a Vale, lançou um edital em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para aplicar até R$ 24 milhões na formação de engenheiros. Serão apoiados projetos de pesquisa que estimulem a formação desses profissionais e que combatam a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos dos cursos de engenharia. As submissão das propostas está prevista para acabar em 17 de julho de 2012.

Portal da Câmara tem seção com perguntas mais frequentes dos cidadãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221875.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação Pública (12.527/11), o Portal da Câmara oferece um novo serviço à população: a seção "Perguntas Frequentes". A nova área virtual apresenta respostas às principais dúvidas do cidadão sobre a Câmara dos Deputados. Há esclarecimentos, por exemplo, sobre a iniciativa e a elaboração de leis, sobre a atuação parlamentar e formas de contato da população com os deputados.

UFABC abre inscrições para Pós-Graduação em Nanociências

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221872.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O aumento da importância e competitividade tecnológica no domínio de nanomateriais e na ciência de materiais é reconhecido como um dos grandes pilares do desenvolvimento científico, tecnológico e social no século XXI. A possibilidade de desenvolver moléculas e materiais que podem substituir os materiais tradicionais terá um profundo impacto em muitos aspectos do desenvolvimento de diversos produtos. O campo emergente de materiais funcionais é, portanto uma tecnologia estratégica para o futuro.

Agricultores familiares exibem seu potencial na Agro Centro-Oeste 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221871.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. Isso quer dizer que boa parte da qualidade e da diversidade dos produtos que chegam à nossa mesa é resultado do trabalho e da resistência dos pequenos produtores. É por isso que a Agro Centro-Oeste, tradicional feira da região, em 2012, é Familiar. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com cooperativas de agricultores, sindicatos rurais, movimentos sociais, instituições públicas e demais entidades que promovem o desenvolvimento agrário da região.

Pesquisar este blog