Selecione o dia...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Goiabas siamesas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100032.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] As deformações que ocorrem em frutos, por quaisquer que sejam as causas, geralmente são depreciativas, ou seja, prejudicam os frutos, principalmente no aspecto de aparência e conseqüentemente refletindo de forma negativa na sua comercialização. Neste caso das goiabas ?siamesas? há que se destacar a raridade com que essa anomalia ocorre e também o aspecto de curiosidade. De acordo com Pinto e Genu (1981) citando outros autores, esse fenômeno já foi descrito em maçã, mamona e manga. Porém, essa anomalia embora rara, ocorre com mais freqüência em frutos de banana e café.

Só reforma agrária não resolve problema dos sem-terra no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100016.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Só a reforma agrária não vai resolver o problema dos sem-terra no Brasil. Segundo o geógrafo e professor Bernardo Mançano Fernandes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente, também será necessária uma política voltada à agricultura para acabar com esse problema no país. ?O número de famílias sem terra e de pessoas que estão lutando pela terra não está diminuindo?, disse o professor em entrevista à Agência Brasil.

Mudanças no Fies devem estimular financiamento estudantil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100028.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma portaria do Ministério da Educação prevê o redesenho do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), articulado ao Programa Universidade para Todos (ProUni), de concessão de bolsas a alunos de baixa renda. As alterações pretendem estimular o financiamento estudantil por meio de juros mais baixos, da adoção da figura do fiador solidário, da ampliação do patamar de financiamento e do alargamento do prazo de pagamento.

Secretaria de Agricultura do RS investiga quarto caso de descarte de vacinas contra aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100018.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul abriu investigação sobre um novo caso de descarte de vacinas contra a febre aftosa. Desta vez, foram encontrados frascos no município de Ibirubá. De acordo com a médica veterinária Natacha Deboni Cereser, o medicamento comercializado pela farmácia veterinária local foi encontrado em uma lixeira, a poucos metros da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Ibirubá.

Pesquisa usa galhos e folhas de mandioca para alimentar ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100017.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] São Paulo responde por 35% da produção nacional de mandioca. O principal pólo produtor paulista fica na região de Assis, com 65% do total do Estado. Uma pesquisa do Pólo Médio Paranapanema da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) inovou ao utilizar os galhos e folhas da raiz como feno para alimentar ovinos.

Presidente Lula lança hoje o Programa Territórios da Cidadania

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100029.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lança oficialmente hoje (25/2) o Territórios da Cidadania. O novo programa, que reúne 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais, beneficiará só neste primeiro ano cerca de mil municípios brasileiros. Primeiramente, 60 territórios foram escolhidos por apresentarem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País e baixo dinamismo econômico. O investimento previsto é de R$ 11,3 bilhões em 2008.

Japão lança ao espaço satélite de internet de alta velocidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100027.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Jaxa (Agência Aeroespacial de Prospecção do Japão, em inglês) lançou no dia 23/2/2008, o foguete espacial que transporta o satélite de internet de alta velocidade "Kizuna". Projetado pela Jaxa e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, o satélite "Kizuna" deverá melhorar a comunicação de alta velocidade e alta capacidade em locais de difícil acesso à internet, como regiões montanhosas e ilhas remotas nas quais a construção de infra-estruturas é muito complexa.

Programa Nacional de Plantas Medicinais recebe sugestões até 18 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100026.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Saúde recebe, até o dia 18 de março, sugestões sobre o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Os interessados em participar da consulta pública, iniciada em dezembro, podem acessar a página do ministério na internet e enviar as contribuições.

Como Montar e Manejar um Centro Hípico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27992.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Instalações, hospedagens, controle sanitário e primeiros socorros. Muita gente está descobrindo o prazer e a alegria que as atividades com o cavalo podem trazer. Em conseqüência, muitos Centros Hípicos estão surgindo, no Brasil, para atender a uma grande demanda de interessados. Neste curso, constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: modalidades de centros hípicos; piquetes; unidades zootécnicas polivalentes: baias, lavador, sala de selas, depósito de alimentos, sala veterinária, balança, tronco de contenção; instalações para treinamento: redondel, local para natação; estrutura para atendimento a clientes; paisagismo; modalidades de treinamento; manejo sanitário: higiene dos animais e instalações, controle de moscas, programa de vacinação; e, marketing e divulgação.

Como Montar e Gerenciar uma Livraria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27991.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O interesse da população pela leitura tem crescido muito, sustentando um grande volume de publicações e abertura de novas livrarias. Neste curso, constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: perfil do cliente; localização; infra-estrutura; característica da edificação; fachada; mobiliário e equipamentos; layout; estoque; estratégias para o sucesso: administrativas, marketing e comerciais; e, custos de montagem e operação de uma livraria.

Estresses em Soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27540.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Oferece subsídios para auxiliar na identificação, por meio dos sintomas, dos principais agentes que estressam as plantas de soja durante os diferentes estádios de desenvolvimento, possibilitando a definição de estratégias eficientes de manejo das lavouras. Ricamente ilustrado, a publicação apresenta os estádios de desenvolvimento da soja e os estresses ligados à ecofisiologia, aos manejos do solo e da cultura, aos efeitos de nutrientes, às reações fitotóxicas de defensivos químicos e aos danos causados por insetos, ácaros, moluscos, fungos, bactérias, vírus e nematóides.

Série Agronegócios: Processamento de Uva - Vinho Tinto, Graspa e Vinagre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27539.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Reúne informações sobre como iniciar um pequeno negócio agro-industrial para processamento da uva, para produção de vinho tinto, graspa e vinagre. De forma clara e objetiva, a publicação apresenta os diversos segmentos da cadeia produtiva, como conhecimento das potencialidades do mercado, gestão do negócio, cálculo de custo e receitas, estratégia de marketing e processo de distribuição e comercialização dos produtos agro-industriais, bem como as várias etapas do processo de produção, desde a colheita da uva ao produto final, com destaque para o controle de qualidade.

Showtec registra aumento de 30% no volume de negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100031.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Vários expositores do Showtec 2008 constataram um aumento de cerca de 30% no volume de negócios, em relação à edição do ano passado, embora o objetivo maior do evento não fosse venda imediata dos produtos e sim a difusão das inovações tecnológicas, que por si só ocasiona a pós-venda, ou a venda via tecnologia?, como sempre ressaltou o diretor geral da Fundação MS, Dirceu Broch.

Pesquisar este blog