Selecione o dia...

quarta-feira, 3 de março de 2010

União Europeia conclui negociação de livre comércio com Colômbia e Peru

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213529.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A União Europeia (UE) concluiu no último dia 1º com o Peru e Colômbia as negociações de um acordo de livre comércio. Para os exportadores brasileiros, isso pode resultar em desvantagem e maior competição nesses mercados. O acordo prevê o fim das tarifas de importação, com liberalização de 80% do comércio de produtos industriais com o Peru e de 65% com a Colômbia, abrindo oportunidades de centenas de milhões de dólares de novos negócios.

Feinco 2010 promove encontro de criadores de ovinos e caprinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213532.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Ficar por dentro do que acontece no setor de ovinocaprinocultura, além de fazer contatos e conhecer novas tecnologias. Essas são algumas das informações que o pequeno produtor de carneiro do Distrito Federal Erbert Corrêia Araújo vai buscar na 7ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), de 9 a 13 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento é considerado a maior feira de negócios do setor especializada em ovinos e caprinos da América Latina.

Consea quer a segurança alimentar e nutricional no debate eleitoral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213530.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Inserir a temática da segurança alimentar e nutricional nos debates das eleições de outubro é uma das metas do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). "A ideia é fazer debates sobre o tema com os candidatos nos estados", disse o presidente do Consea de Santa Catarina, Natal Magnanti.

Montadoras japonesas aprovam uso do biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213527.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um parecer favorável ao uso de biocombustíveis emitido pela Associação dos Fabricantes de Veículos do Japão (JAMA), entidade equivalente à Anfavea no Brasil, é um importante passo para a internacionalização do etanol, avalia a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). No dia 26 passado, a entidade japonesa endossou o uso do combustível, embora declare limites para a utilização: 5% para biodiesel no diesel e 10% de etanol na gasolina.

Senadora defende protagonismo do produtor para garantir alimento seguro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213531.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), convocou os produtores rurais para assumir papel protagonista nas discussões para assegurar a marca do alimento saudável para os produtos brasileiros.

Demanda por orgânicos pode ampliar mercado para produtos brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213528.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A demanda do mercado europeu por alimentos orgânicos segue em expansão, e os consumidores entendem que produto com valor agregado é aquele que une qualidade e fair trade (comércio justo). Essas foram algumas das observações feitas por técnicos do Sebrae durante a participação na maior feira de agricultura orgânica da Alemanha, a BioFach 2010. O evento aconteceu em Nuremberg, de 16 a 19 de fevereiro.

Fiat inaugura nova unidade industrial no interior paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213526.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem (2/3), da inauguração da nova unidade da Case New Holland, do Grupo Fiat, em Sorocaba (SP). A unidade produzirá colheitadeiras de grande porte e outras máquinas agrícolas e de construção.

Caatinga teve 16,57 mil km² desmatados de 2002 a 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213525.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou ontem (2/3) que de 2002 a 2008 foram desmatados 16.576 quilômetros quadrados na Caatinga, o que equivale a 2% do bioma no país. A área de Caatinga, mapeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é de 826.411,23 quilômetros quadrados. Desses, 45,39% não existem mais.

Projeto Piraí Digital atraiu empresas e impulsionou economia da cidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213524.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Diferentemente das dificuldades enfrentadas pelo município no final dos anos 90 com uma crise econômica e social, a cidade de Piraí (RJ) tem atualmente a maior parte das riquezas geradas pelas indústrias. Elas são responsáveis por 64% Produto Interno Bruto (PIB) do município ou R$ 415,9 milhões. Ao priorizar as áreas de tecnologia da informação e de comunicação, a cidade do sul fluminense conseguiu reverter o quadro a atrair diversas empresas para a região.

Manipulação inadequada pode comprometer carne de sol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213516.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A carne de sol é muito procurada em casas do norte, que vendem alimentos típicos do Nordeste brasileiro, mas uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) revela que 90,9% do produto é comercializado sob condições higiênicas e sanitárias inadequadas. O armazenamento impróprio e as práticas incorretas dos manipuladores de alimentos verificadas no estudo podem tornar a carne de sol uma fonte de contaminação, especialmente devido à presença de bactérias nocivas á saúde humana.

Pesquisar este blog