Selecione o dia...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Incra legaliza cem mil propriedades rurais na Faixa de Fronteira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102433.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 100 mil proprietários de imóveis rurais localizados na Faixa de Fronteira serão beneficiados pela Instrução Normativa (IN), publicada pelo Incra, ontem (17/9), no Diário Oficial da União. Os agricultores de 11 estados brasileiros terão os títulos validados pelo Incra. A maioria está nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Produção orgânica será debatida em seminário de 1º a 3/10 em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102432.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] De 1º a 3 de outubro, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG) sediará o XI Seminário Mineiro sobre Produção Orgânica. Promovido em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Emater-MG e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o evento destina-se a agricultores, extensionistas rurais, pesquisadores, estudantes, consumidores em geral e outros interessados na área.

Sem alternativas para fugir do prejuízo produtores de leite começam a abater seus rebanhos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102431.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Sem recursos para custear a produção de leite, centenas de pecuaristas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais, não tiveram alternativa para reduzir os prejuízos acumulados nos últimos seis meses e negociaram parte do rebanho leiteiro, que foi destinado ao mercado interno de carne. Mais de 200 vacas de leite foram abatidas em um frigorífico de Uberlândia, no último dia 16.

Procurador questiona termos de acordo entre Funai e governo do MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102429.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O procurador da República em Dourados (MS), Marco Antônio de Almeida, questionou alguns termos do acordo firmado entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o governo de Mato Grosso do Sul para a realização de estudos sobre a demarcação de terras indígenas no estado.

Embrapa Solos participa do Projeto Jequitaí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102444.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Solos, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), está contribuindo com o Projeto Jequitaí, ao norte de Minas Gerais. Serão construídas duas barragens que inundarão uma área aproximada de 12 mil hectares, para a formação de um lago com mais de 800 milhões de metros cúbicos de água em sua cota máxima. Com isso, o projeto pretende regularizar a vazão do rio Jequitaí, contendo as cheias, gerando energia elétrica para abastecimento urbano e rural, além de aproveitar cerca de 35 mil hectares para agricultura irrigada.

Fantoches apresentam pesquisa florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102442.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Alunos da 5ª e da 6ª do ensino fundamental da Escola Aurélio Buarque conheceram pesquisas da Embrapa na área florestal por meio da peça de teatro de fantoches O mundo encantado da floresta. Os personagens bicho-preguiça, a avó Piedade e o lenhador Severino mostraram por que as pessoas devem preservar a floresta. A peça foi apresentada no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto d´Oeste (RO), na semana passada, com a participação de cem alunos. Durante a conversa dos personagens foram apresentadas as árvores em forma de desenho, criados pela produtora visual da Embrapa Rondônia, Itacy Duarte.

Embrapa alerta sobre a qualidade e sanidade do material propagativo de uva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102441.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O cultivo da videira no Brasil representa uma parcela econômica e social importante na fruticultura brasileira, movimentando cerca de R$ 2,5 bilhões/ano e gerando 5 empregos/ha, um dos maiores índices do setor de fruticultura. Apesar da importância desta cultura, os produtores ainda mantêm, em grande parte, a tradição de obter material propagativo junto às propriedades vizinhas, correndo o risco de implantar sua videira sem origem genética garantida e com qualidade fitossanitária duvidosa.

Educação a distância será ampliada no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102436.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet-PA) é uma das instituições de ensino do país que mais investem na oferta de cursos a distância, pois integra os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (E-tec). Mesmo assim, o diretor da instituição, Edson Ary de Oliveira Fontes, pretende duplicar o atendimento nessa modalidade de ensino. Atualmente, são 1.850 alunos nessa condição.

Produtores do Pará têm informações sobre feijão-caupi em dia de campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102435.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] No município paraense de Tracuateua será realizado amanhã (19/9) um dia de campo voltado à transferência de tecnologias para produção do feijão-caupi, cultura com agronegócio em franca expansão no Estado do Pará. O Pará é o maior produtor de feijão-caupi da região Norte, mas a imensa maioria (cerca de 90%) dos grãos plantados no Estado é consumida fora dele, especialmente no Nordeste brasileiro. E isso não acontece por acaso: o feijão-caupi é a espécie de leguminosa comestível que se torna inseparável do arroz no prato típico nordestino baião-de-dois, também consumido em outras regiões do País mas em menor escala que no Nordeste.

Anatel autoriza Oi a oferecer televisão via satélite para todo o país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102430.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O grupo Oi poderá oferecer serviços de televisão por assinatura com tecnologia via satélite para todo o país. A autorização foi dada pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no último dia 16. Segundo a agência, o valor da licença foi estipulado em R$ 470 mil.

Pustumeira: uma nova e boa opção de forragem para a caprino-ovinocultura do semi-árido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102424.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A observação dos hábitos alimentares espontâneos dos animais nas áreas secas do Nordeste tem levado à identificação de plantas com potencial forrageiro para cultivo pelos agricultores. É assim com a Pustumeira (Gomphrena sp.), uma espécie de arbusto que chamou a atenção do pesquisador Francisco Pinheiro de Araújo, da Embrapa Semi-Árido, por se destacar com um verde "exuberante" numa paisagem em que a vegetação se encontrava já totalmente seca em municípios do sudoeste da Bahia.

Alta nos preços exige uso adequado de fertilizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102422.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Durante o segundo dia da FertBio 2008, os pesquisadores Norman Chien, aposentado do Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes dos Estados Unidos (IFDC); Luís Ignácio Prochnow, do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas (IPNI) e Heitor Cantarella do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) abordaram os recentes progressos na produção e no uso de fertilizantes.

Unioeste sedia Seminário Científico de Sistemas Agroindustriais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102434.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, o Centro Acadêmico e o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promovem o 1º Seminário Científico de Sistemas Agroindustriais Sustentáveis, a 21ª Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola e a 1º Mostra Científica do Pgeagri ? 10 anos. Clique aqui para mais informações. Os eventos serão realizados de 6 a 10 de outubro, no Campus de Cascavel, e têm como objetivo divulgar os cursos e programas na comunidade regional, visando maior integração com empresas agroindustriais.

Regras Oficiais do Futebol 7 Society

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28398.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Futebol Society é indiscutivelmente, um dos esportes mais praticados no Brasil. Hoje são 25 federações estaduais, organizando uma média 800 campeonatos oficiais, com 9 milhões de participantes. Além disso, a Confederação Nacional organiza os campeonatos brasileiros em todas as categorias e algumas competições internacionais. Neste vídeo abordamos os principais itens das 16 regras do Futebol Society, procurando expor, esclarecer e orientar a todos os envolvidos neste esporte, no sentido de uma correta aplicação das regras.

Redação para Vestibular e Concurso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28397.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A redação é decisiva em provas, concursos e vestibulares; e todos sabemos o quanto a concorrência é grande. Preparar-se é o grande segredo. Neste curso, constituído de manual interativo com filmes, em DVD, você vai aprender, de forma eficiente e didática, as técnicas para escrever um excelente texto em exame de seleção. Quais são os segredos de quem domina a arte de escrever? Quais são os problemas de quem não consegue desenvolver um texto? Quais são as expectativas dos avaliadores? Quais aspectos são mais valorizados? Que tipo de linguagem deve ser usada? Quais as modalidades mais solicitadas? Onde não podemos errar? Quais as regras práticas para escrever um texto em provas?

Pesquisar este blog