Selecione o dia...

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Delegação européia vai vistoriar sistema brasileiro que certifica origem de carne bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99945.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma nova delegação de inspetores veterinários europeus estará no Brasil a partir do próximo dia 27 com o objetivo de auditar o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). A informação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que divulgou um comunicado sobre as negociações com a União Européia para exportação de carne bovina brasileira in natura.

Projeto de Lei restringe compra de terras por estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99948.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei 2289/07, do deputado Beto Faro (PT-PA), que prevê novas regras para a aquisição de imóveis rurais no Brasil por pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras. O objetivo do projeto, segundo o deputado, é restringir a compra de terras por estrangeiros e evitar a crescente desnacionalização do espaço fundiário rural, motivada principalmente pelo interesse na produção de biocombustíveis.

Software de Classificação de Terras para Irrigação está disponível para download

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99947.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), concedeu à Embrapa Solos (RJ), unidade da Empresa Brasileira de Pequisa Agropecuária (Embrapa), o registro do software - Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação com Enfoque na Região Semi-Árida (SiBCTI).

Produção agrícola terá de crescer 40% em 20 anos para atender demanda mundial de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99946.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção agropecuária mundial deverá crescer 40 por cento, em vinte anos, para atender à demanda por alimentos. A previsão foi feita pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, em Brasília, durante encontro com representantes das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas). Para ele, a expansão no Brasil dependerá de o País avançar, cada vez mais, na área de pesquisa.

Extermínio de morcego pode não ser eficaz contra raiva bovina e dizimar populações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99950.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estudo liderado por Felipe de Mello Martins, doutorando do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP), revelou alta diferenciação do DNA mitocondrial do morcego vampiro - principal transmissor da raiva ao gado - associada aos diferentes biomas (ambientes) em que o animal vive. A variação, associada ao uso do mesmo método de combate ao morcego em todo o Brasil, pode ser um indício do aumento de casos de raiva verificado de 1998 a 2001 pelo Instituto Pasteur.

Empréstimo a juro menor poderá deixar de ser agiotagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99949.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Projeto de Lei 2328/07, da Comissão de Legislação Participativa, descaracteriza a ocorrência de crime de usura ou agiotagem quando a taxa de juros cobrada for inferior à praticada pelas instituições financeiras. O projeto altera o artigo 4º da Lei dos Crimes contra a Economia Popular (1.521/51). O projeto foi sugerido pelo Conselho de Defesa Social de Estrela do Sul (MG).

Câmara aprova MP sobre aposentadoria do trabalhador rural autônomo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99940.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou no dia 13 de fevereiro, sob protestos da oposição, a Medida Provisória (MP) nº 397, que revogou a de número 385, sobre a prorrogação do prazo para o trabalhador rural autônomo solicitar aposentadoria, por idade, no valor de um salário mínimo.

Comercialização Agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27974.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O produtor rural para ter sucesso, além de produzir produtos de qualidade, precisa ter uma característica especial: conhecer o mercado e saber vender bem. Este curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, foi produzido para desenvolver no produtor rural uma mentalidade mais comercial, de forma que ele possa participar diretamente do mercado, aprendendo com o atravessador e superando-o. Mostra como buscar informações, como identificar novos mercados, como agregar valor ao seu produto e como buscar qualidade. São apresentados exemplos de sucesso de comercialização em propriedade rurais de todo país. É um curso fundamental para ajudar os produtos rurais a encontrar novos caminhos para a venda, além de ajudá-los a melhorar o que já vem fazendo há anos.

Colheita, Preparo e Armazenagem de Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27973.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manual interativo apresenta recomendações seguras sobre o uso correto das técnicas mais avançadas e disponíveis para a colheita, preparo e armazenagem de café, visando diminuir as perdas e os defeitos para a produção de um café de qualidade. São abordados os seguintes tópicos: como os compradores classificam o café e sua avaliação no mercado, em função dos defeitos e da bebida; infra-estrutura, equipamentos e cuidados na colheita; como produzir café despolpado; método do café cereja descascado; preparo por via seca; secagem em terreiros, secadores mecânicos, meia seca e seca combinada; e, armazenamento.

Doenças de Plantas no Trópico Úmido Brasileiro-II

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27522.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Destinado a estudantes, professores, extensionistas e produtores, aborda, de forma didática e ilustrada, as doenças das fruteiras tropicais com base em resultados de pesquisas obtidos na Amazônia. Apresenta os sintomas das principais doenças que ocorrem nas fruteiras tropicais nativas e exóticas, seus agentes causais, a forma como os patógenos sobrevivem, a propagação das doenças e os meios de controle.

Frutas do Brasil - Pêssego Pós-colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27521.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Traz informações sobre a situação do mercado internacional e nacional e os principais pólos de produção de pêssego no Brasil. Manejo da colheita, embalagem, resfriamento, armazenamento e transporte também são abordados no manual, com ênfase na produção de frutas com qualidade. Apresenta ainda duas importantes doenças pós-colheita do pêssego: a podridão-parda e a podridão-aquosa, com destaque para os sintomas e métodos de prevenção. Embrapa Clima Temperado.

Pesquisar este blog