Selecione o dia...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mais de 16 mil jovens agricultores iniciam em setembro formação equivalente ao ensino fundamental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211461.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mais de 16 mil jovens agricultores de seis estados ingressam, na primeira semana de setembro, em cursos do programa Projovem Campo ? Saberes da Terra, que dá formação equivalente ao ensino fundamental. São agricultores com idade entre 18 e 29 anos, alfabetizados, com ensino fundamental incompleto, da Bahia, Paraná, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Santa Catarina, conforme tabela (20 KB - arquivo PDF).

Homeopatia garante bons resultados na produção de leite em Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211459.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Quem visita a propriedade do agricultor Salésio Cabreira, em Içara, Sul de Santa Catarina, percebe logo o capricho da família no trato com as plantas e criações. A produção de leite é hoje a principal atividade econômica da propriedade, que tem seis vacas em ordenha, de um total de dez, que produzem em média 100 litros de leite por dia. Basta chegar nas pastagens para entender a razão da boa produtividade. Dividida em piquetes, a área de pastoreio está sempre verde, viçosa e com uma variada oferta de pastos.

Capes aprova mestrado em "Energia na Agricultura" da Unioeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211457.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) acaba de ter aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a implantação de dois novos cursos de mestrado. Trata-se do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Energia na Agricultura do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus de Cascavel e o Programa Multidisciplinar em Ciências Sociais e Humanas Sociedade, Cultura e Fronteiras do Centro de Educação e Letras do Campus de Foz do Iguaçu.

Primeiros projetos do Fundo Amazônia já estão sendo analisados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211453.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Até o mês novembro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) espera anunciar os primeiros projetos que irão receber os recursos do Fundo Amazônia, disse o superintendente da Área de Meio Ambiente da instituição, Sérgio Weguelin. Em entrevista à Agência Brasil, ele informou que os estados da Amazônia começaram a submeter os projetos em julho. As inciativas estão sendo avaliadas e serão enquadradas em uma das quatro categorias previstas para receber o aporte financeiro do fundo.

Acordo de livre comércio entre Brasil e México é tabu, diz Calderón

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211460.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente do México, Felipe Calderón, começa hoje (17/8) uma visita oficial ao Brasil, quando estará com o presidente Lula. Antes disso, no dia 15, ele esteve com empresários num encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e disse que um acordo de livre comércio entre o seu país e o Brasil é um "tabu".

Concentrado de suco de abacaxi e maracujá produzido em Tangará da Serra atende consumo externo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211458.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produzido com abacaxi pérola, que tem uma polpa branca e menos ácida e mais doce, o concentrado é comercializado no mercado interno e externo. Uma das barreiras está na produção para atender a indústria. Em operação desde 2006, a Tropical Polpa de Frutas emprega diretamente 25 funcionários. Está localizada em uma área de 13 hectares, no Jardim Industrial de Tangará da Serra, e fabrica tanto o concentrado de abacaxi como de maracujá, de forma alternada. Foi implantada com 50% de recursos próprios e outros 50% com financiamento do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Cultivo de feijão com sementes melhoradas recebe incentivo no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211456.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, lançou no último dia 15 o programa de melhoramento genético de sementes de feijão no município de Prudentópolis, a 220 quilômetros de Curitiba. O município foi escolhido por ser o maior produtor de feijão preto do País, cerca de 37 mil toneladas, e também por ser o local onde se concentra um maior número de produtores que ainda recorrem a grãos no plantio e por isso apresentam baixa produtividade.

Inscrições abertas para o III Simpósio de Plantas Oleaginosas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211455.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Realidades e potencialidades brasileiras. Esse é o tema do III Simpósio de Plantas Oleaginosas, que será realizado no dia 31 de agosto, em Piracicaba (SP). Promovido pelo Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), o encontro vai reunir pesquisadores, produtores, consultores, extensionistas, estudantes e profissionais relacionados a temática das plantas oleaginosas ou a agroenergia.

Senadora Marina Silva diz que crise econômica precisa ser enfrentada com foco no meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211454.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A senadora Marina Silva (PT-AC) considera que não há como separar a crise econômica da ambiental. A avaliação foi feita no último dia 15 em debate sobre clima e meio ambiente, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). "A crise econômica é grave e precisa ser enfrentada e resolvida e a crise ambiental também. Uma não é em oposição a outra. As coisas têm que ser integradas. Não que há se por em oposição desenvolvimento e preservação. É parte da mesma equação", disse.

Primeiros títulos do Terra Legal na Amazônia devem sair até outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211452.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os primeiros títulos das propriedades regularizadas pelo programa Terra Legal, na Amazônia, devem começar a sair até outubro. A expectativa é do coordenador do programa, Carlos Guedes, que também espera que o cronograma do projeto seja antecipado. "O projeto deveria ser finalizado em 2011, mas nós acreditamos que no próximo ano já teremos concluído toda a titulação", afirmou.

Pesquisar este blog