Selecione o dia...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ministério da Agricultura mapeia os principais mercados internacionais para o agronegócio brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100574.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) quer mudar a forma com que o setor agrícola brasileiro busca o mercado externo. A Secretaria de Relações Internacionais realizou um amplo estudo para mapear os principais mercados do mundo, definir prioridades e estimular uma nova política de promoção internacional dos produtos brasileiros.

Sorgo tem potencial para uso na alimentação do brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100573.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em diferentes países da Ásia e da África, o sorgo é utilizado na alimentação humana há séculos. Nesses locais, é comum as pessoas ingerirem o sorgo em forma de farinhas, pães, bolos e outros produtos. É uma tradição que não se vê na Europa, na Oceania e na maior parte da América. Em países como o Brasil, esta é uma cultura utilizada praticamente apenas na produção de rações.

MST ocupa fazenda em Agudos no interior de São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100570.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 600 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na manhã do dia 12 a fazenda Águas do Pilintra, no município de Agudos, a 325 quilômetros da capital paulista. A propriedade, de 5,4 mil hectares, é utilizada pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) para o plantio de eucalipto e cana-de-açúcar, segundo a assessoria de imprensa do MST.

Tecnologia aproveita a gordura abdominal de frango na fabricação alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100548.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Por meio da tecnologia do fracionamento a seco, a gordura abdominal de frango, um resíduo da indústria avícola com elevado potencial nutricional, poderá ser incorporada na fabricação de diversos outros alimentos, de acordo com estudo feito na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Lula diz que o país precisa ter política de incentivos para alimentos com alta nos preços

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100572.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, no último dia 11, que é preciso criar uma política especial de incentivo para os alimentos que estão apresentando alta nos preços, para reduzir o impacto na inflação. Segundo ele, já foi proposta a realização de uma reunião entre os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Fazenda, Guido Mantega, para verificar quais produtos estão apresentando altas no momento.

Brasil e República Tcheca discutem investimentos bilaterais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100571.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os presidentes do Brasil e da República Tcheca discutiram no último dia 12 a oportunidade de investimentos de empresários brasileiros e tchecos nos dois países. Luiz Inácio Lula da Silva e Václav Klaus também assinaram um acordo de cooperação na área de indústria e comércio. Os dois chefe de Estado se encontraram no Palácio de Praga, residência oficial da presidência tcheca.

Aedes aegypti na mira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100549.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Rajado de branco e preto, ele é o mesmo mosquito que transmite a febre amarela. A maneira mais eficiente de controlá-lo é eliminar seus criadouros, os famosos depósitos de águas paradas. Essas características do Aedes aegypti, transmissor da dengue, são conhecidas por boa parte da população brasileira.

Criação do Bicho-da-Seda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28089.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Nesta atividade, você pode aumentar seus rendimentos dedicando-se a uma cultura limpa, simples, com pouca mão-de-obra e com produto de grande potencial de venda. O curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo apresenta os seguintes assuntos: biologia do bicho da seda; etapas da metamorfose, desde a obtenção dos ovos até o encasulamento; instalações, ferramentas e equipamentos; programa de criação; colheita, processamento e comercialização dos casulos; cultivo da amoreira, alimento básico do bicho; e, depoimentos de agricultores e técnicos.

Criação de Touros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28088.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Mais de 90% do rebanho bovino comercial brasileiro é coberto por monta natural. Isso causa grande demanda por touros melhoradores, dos quais apenas 10%, da demanda, são atendidos. As conseqüências desta carência é um grande dano para a pecuária de corte. Este curso, constituído de filme, em DVD, e manual interativo destina-se a quem quer comprar um touro registrado ou pretende selecionar e criar reprodutores. Aborda: seleção de touros; criação de touros; cria de touros; recria de touros; venda de tourinhos; manutenção do touro na fazenda; manejo do touro em monta; e, manejo de touros de alto valor.

Festival das Frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27638.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Leia a divertida e colorida história do festival organizado pela Dona Laranja, e aprenda mais sobre a importância da mandioca e de frutas como abacaxi, acerola, banana, citros, mamão, manga, maracujá e, claro, laranja, em nossa alimentação.

Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira: Coletânea de artigos Brasil-França/2005

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27637.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Pesquisa Agropecuária Brasileira - Mensalmente, uma nova edição da revista traz trabalhos técnicos-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas ligadas às áreas da agropecuária, como zootecnia, veterinária, tecnologia, solos, economia rural e fitopatologia. Tabelas, gráficos e uma relação extensa de referências bibliográficas complementam as informações textuais e são de grande proveito para estudiosos.

Pesquisar este blog