Selecione o dia...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Jovens latino-americanos estão perdendo fé na escola e no trabalho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211575.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um artigo divulgado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), revelou que os jovens latino-americanos que moram em regiões pobres estão cada vez mais descrentes em relação à escola e ao trabalho como desencadeadores da mobilização social.

Universalização do ensino médio vai à sanção presidencial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211568.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A universalização do ensino médio público para o cidadão brasileiro será obrigatória a partir de 2010. Projeto nesse sentido foi aprovado no último dia 25, por unanimidade, em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Como o projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) já foi aprovado pelo Senado Federal, ele será encaminhado à sanção presidencial.

Workshop internacional discute soluções para impactos da pecuária na Amazônia brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211567.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os desafios para conciliar o aumento da produtividade da pecuária com a redução dos desmatamentos e a emissão de gases de efeito estufa na Amazônia estão na pauta de discussão de instituições nacionais e organismos estrangeiros esta semana. O Workshop Internacional sobre Soluções para o Desmatamento e Emissões de Gases de Efeito Estufa Causadas pela Expansão da Pecuária na Amazônia, realizado em duas etapas, no Acre e em São Paulo, entre 24 e 27 de agosto, visa estabelecer um diálogo entre os vários atores da cadeia pecuária, na busca por alternativas para tornar a atividade mais produtiva e sustentável sem avançar sobre a floresta.

CD Nossos Bichos completa um ano e tem alta aceitação entre internautas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211566.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um ano e dois meses depois de seu lançamento, o CD Nossos Bichos ? Mamíferos do Pantanal, criado pela Embrapa Pantanal em parceria com a Conservação Internacional (CI), registra excelente aceitação entre os internautas que conseguiram fazer o download. Em outubro do ano passado, foi aplicada uma pesquisa de satisfação entre usuários que se cadastraram para baixar os jogos educativos do site da Embrapa Pantanal e da CI. No total, 266 pessoas responderam.

Cosan descarta inseticidas e utiliza tecnologia limpa para combater pragas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211574.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Cosan, maior grupo sucroenergético do País, foi pioneira no setor ao utilizar o controle biológico para combater, sem o uso de defensivos agrícolas, as principais pragas que afetam a produção e a qualidade da cana-de-açúcar. A companhia criou, em 1973, o primeiro laboratório particular de controle biológico do Brasil e, atualmente, conta com oito unidades, localizadas nos estados de São Paulo e Goiás, que distribuem a tecnologia para as usinas do grupo.

Produtores rurais vão elaborar política para proteção da renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211573.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e representantes dos produtores rurais do País tentarão elaborar ainda nesta semana em Brasília um documento que reúna as dificuldades enfrentadas pelo setor. A ideia é que esse documento sirva de base para, a partir da próxima semana, convencer o governo federal da necessidade de uma política para a proteção da renda do produtor brasileiro.

Livros com debates do GEEA estão disponíveis para download

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211572.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As duas edições já lançadas do livro Caderno de Debates do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA), formado por representantes de diversas entidades de ensino e pesquisa ? entre eles o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) ? estão disponíveis para download no sítio eletrônico do Instituto.

Pesquisador da Embrapa elabora guia para análise da polpa de açaí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211571.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Já está disponível para download na página da Embrapa Instrumentação Agropecuária o guia prático produzido pelo Laboratório de Instrumentação em Pós-colheita (LIPCo) com orientações para análises da polpa de açaí. Elaborado pelo pesquisador José Dalton Cruz Pessoa e estudantes de pós-graduação orientados por ele, a publicação foi desenvolvida em virtude da necessidade de um documento simples e didático contendo seis protocolos de análises da bebida de açaí que possam ser utilizados nos laboratórios de controle de qualidade das indústrias, em laboratórios de pesquisa ou no desenvolvimento de novos produtos.

Relatório do Funcafé 2008 está disponível na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211570.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acaba de lançar o Relatório de Atividades do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) relativo ao ano de 2008. A publicação, elaborada pelo Departamento do Café e editada pela Assessoria de Comunicação Social daquele ministério, traz os principais resultados das políticas públicas para o setor cafeeiro e, também, as prestações de contas dos recursos aplicados no ano passado, para o financiamento da comercialização, custeio, colheita e estocagem.

Brasil ajuda Moçambique a aumentar produção agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211569.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Moçambique quer adotar o modelo brasileiro para iniciar a produção agrícola em grande escala. O ministro da Agricultura do país africano, Soares Nhaca, e equipe estiveram, no último dia 25, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde foram recebidos pelo secretário-executivo, Gerardo Fontelles e outros secretários. "Nossa intenção é conhecer a experiência na produção agropecuária e saber como o Brasil fez para chegar onde chegou", comentou Nhaca.

Embrapa apresenta seis cultivares de trigo em Cascavel, no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211565.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Durante o Encontro Técnico de Inverno 2009, promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, hoje (27/8) e amanhã (28/8), em Cascavel (PR), a Embrapa Soja e a Fundação Meridional irão demonstrar seis cultivares de trigo de seu portifólio tecnológico: BRS 208, BRS 220, BRS 248, BRS 249, BRS Pardela e BRS Tangará. "Qualidades como bons aspectos de sanidade, produtividade, adaptação e qualidade industrial, voltadas para panificação têm garantido à Embrapa a liderança no mercado de sementes de trigo", avalia o pesquisador Luiz César Tavares, da Embrapa Soja.

Pesquisar este blog