Selecione o dia...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Biorreator obtém vinhaça mais limpa para adubação do solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215537.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um biorreator aeróbio desenvolvido nos laboratórios do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, possibilitou a degradação da vinhaça em mais de 80%, tornando o líquido apto a ser utilizado na adubação da cana-de-açúcar.

Com renda em alta, setor de flores e plantas ornamentais deve crescer 15%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215533.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O mercado de flores e plantas ornamentais deve crescer 15% este ano na comparação com 2009. A projeção é da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, que se reuniu no dia 8 de setembro de 2010 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A estimativa é de que o setor movimente R$ 4 bilhões em 2010.

Consumidor poderá ter mais informações nos rótulos de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215531.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Fabricantes poderão ser obrigados a incluir nos rótulos de produtos alimentícios informações mais completas com relação à composição e à validade dos produtos. Três projetos de lei com essa finalidade estão em exame da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal, em decisão terminativa.

Sisbiota-Brasil é lançado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215517.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma rede nacional de pesquisa com a finalidade de aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira acaba de ser lançada com aporte inicial de R$ 51,7 milhões, que financiarão trabalhos científicos sobre o assunto. O Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (Sisbiota-Brasil) é uma iniciativa conjunta entre os ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e do Meio Ambiente, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de 18 fundações de amparo à pesquisa estaduais: Fapeam, Fapema, Fapepi, Fapergs, Fapes, Fapesb, Fapespa, Fapitec, Fundect, Fapemig, Facepe, Fapemat, Fapeg, Fapesc, FAPDF, Fapern, Fundação Araucária e Fapesp.

Chamada Pública irá qualificar agricultores para o mercado de turismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215536.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Inserir produtos da agricultura familiar e de comunidades tradicionais no mercado de turismo, agregando valor à oferta turística brasileira. Este é o objetivo da Chamada Pública Talentos do Brasil Rural: Turismo, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 6 de setembro de 2010.

Arroz enriquecido de ferro é arma eficiente no combate à anemia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215535.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma boa saúde depende, em grande parte, de uma boa alimentação. Uma dieta rica em nutrientes é o primeiro passo para o crescimento saudável de uma pessoa. Porém, como se sabe, nem toda a população tem acesso a mesa farta e balanceada e, por isso, a carência de ferro ? e, consequentemente, a anemia ? é um dos problemas que acometem os indivíduos de baixa renda, principalmente as crianças.

Plantas que curam também geram renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215534.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O cultivo de plantas bioativas transformou-se em uma nova fonte de renda para produtores de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. "Tudo começou quando a agricultora Altair Padilha pediu ajuda da Epagri para formar um grupo de famílias com o objetivo de resgatar o uso dessas plantas em tratamentos de saúde e introduzir o cultivo delas nas propriedades", conta Daniel Uba, extensionista da Epagri do Escritório Municipal de Canoinhas.

Após 2 anos, Holanda anuncia novo caso da doença da "vaca louca"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215532.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma vaca de dez anos de idade testou positivo na Holanda em um exame para a encefalopatia bovina espongiforme (BSE, da sigla em inglês), o chamado mal da vaca louca, informou o governo daquele país no dia 3 de setembro de 2010. É o primeiro caso da doença no país em mais de dois anos.

Seringueiro poderá conseguir pensão com prova testemunhal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215530.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7487/10, do Senado Federal, que prevê a concessão de pensão mensal aos chamados soldados da borracha mediante apresentação exclusiva de testemunhas, e não apenas de prova material. A pensão vitalícia no valor de dois salários mínimos, estabelecida pelo Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, em 1988, é concedida aos seringueiros carentes que foram convocados a trabalhar na produção de borracha na Amazônia pelo governo federal durante o esforço da Segunda Guerra Mundial, na década de 1940.

Uma reflexão sobre eventos extremos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215518.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Fundação Bunge e a Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP) promoverão um ciclo de quatro dias de palestras ao longo de três meses, intitulado Conhecer para sustentar: Uma reflexão sobre eventos extremos. As palestras serão realizadas na Estação Ciência nos dias 22/9, 27/10 e 17 e 18/11/10.

Pesquisar este blog