Selecione o dia...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Novo relator da ONU pede suspensão de novos investimentos em biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100770.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relator das Nações Unidas sobre o direito à alimentação, Olivier de Schutter, pediu a suspensão de novos investimentos em biocombustíveis até que se desenvolvam diálogos entre os países sobre a utilidade dos esforços de produção. A informação é Centro de Notícias da Organização das Nações Unidas (ONU), na internet. Segundo informações publicadas pelo centro no último dia 2, Schutter afirmou que a produção de biocombustíveis é um dos fatores que têm levado à crise de falta de alimentos no mundo.

Iapar inicia no dia 5 serviço de alerta de geadas a produtores de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100769.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) ativa hoje (5/5) o Alerta Geada 2008. Trata-se de um serviço de previsão diária do risco de geadas, para auxiliar produtores a decidirem sobre a adoção preventiva de medidas de proteção em lavouras de café, com até dois anos de implantação. As previsões diárias podem ser acessadas gratuitamente pela internet no site do Iapar ou pelo telefone (43) 3391-4500 (neste caso, o custo é de uma ligação para aparelho fixo).

Novo prédio da Embrapa na África fortalece cooperação científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100766.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) inaugurou, no dia 20 de abril, o prédio onde será a sede do escritório da empresa na cidade de Acra, capital de Gana. A empresa possui, desde novembro de 2006, um escritório regional na África - a Embrapa África -, e com a nova representação em Gana, fortalece um extenso programa de cooperação científica e tecnológica com diversos países do continente que vem implementando desde então.

Tecnologia atual permite criação de "biocivilização", diz cientista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100764.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com a era dos combustíveis fósseis chegando ao fim, o nível atual de conhecimentos biológicos pode levar à construção de uma "biocivilização moderna de alta produtividade", na qual o Brasil pode se tornar um ator de primeira grandeza, de acordo com o economista Ignacy Sachs, professor emérito da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).

Famasul e filiados se reúnem em Assembléia Geral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100792.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul reúnem-se amanhã (6/05) em Assembléia com a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (SENAR-AR/MS) para discutir assuntos de interesse da classe.

Municípios gaúchos se mobilizam para a construção de microaçudes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100788.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo do Rio Grande do Sul mobiliza as regiões que têm sido mais afetadas pelas estiagens para definir como cada uma poderá participar do esforço de reconstrução, aproveitando as chuvas do período de inverno e primavera para acumular águas que serão necessárias em caso de estiagem no verão.

Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves será homenageado na AveSui

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100787.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Na cerimônia de abertura da AveSui América Latina, que acontecerá no dia 13 de maio de 2008, às 19h, no CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis, o pesquisador Nelson Morés, da Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dentre outros homenageados, receberá placa de ? Personalidade da Área Técnica da Suinocultura Brasileira 2008?. Na ocasião, estarão reunidas as principais lideranças da cadeia produtiva de aves, suínos e aqüicultura, autoridade e expositores participantes do evento.

Ovinocultura, leguminosas forrageiras e gramínea foram expostos pelo IZ na Agrishow

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100785.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, expôs seus produtos e serviços na 15ª edição da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - que ocorreu de 28 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). No estande o produtor pôde ver amostras de plantas leguminosas forrageiras ? Guatá, Yarana, Calopogônio, Centrosema e feijão Guandu ?, e o capim Aruana. Além de amostras de consorciação das leguminosas com o Aruana. No setor Pecuária da Feira, o criador visitou o módulo de Produção de Ovinos Sistema IZ.

Workshop de analistas de resíduos de agrotóxicos do RS recebe inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100781.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto de Toxicologia da PUCRS, a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde e o Grupo Técnico de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos do RS recebem inscrições para o 5º Workshop de analistas de resíduos de agrotóxicos do Estado do RS. O encontro ocorre nos dias 5 e 6 de junho e é voltado a químicos, farmacêuticos, biólogos, agrônomos, profissionais e estudantes.

Inscrições para Informática na Educação a distância da PUCRS vão até dia 12/5

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100780.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas, até 12 de maio, as inscrições para o curso de especialização em "Informática na Educação", modalidade à distância. As aulas são destinadas a licenciados ou bacharéis interessados na área de Informática na Educação e as aulas têm início no dia 27 de maio.

Programa de Irrigação Noturna do Paraná já ultrapassa mil adesões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100768.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Aumenta em todo Paraná o interesse por pastagens irrigadas, uma técnica que está elevando a produtividade pecuária leiteira nas pequenas propriedades em até 70%. Na região Noroeste do Paraná, agricultores familiares estão se beneficiando de uma dupla vantagem: de um lado, o aumento da produtividade; de outra, a redução de custos proporcionada pelo Programa de Irrigação Noturna (PIN).

Projeto de irrigação no semi-árido será a primeira Parceria Público-Privada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100767.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A área destinada ao Projeto Pontal, em Petrolina (PE) deverá estar ocupada, irrigada e produzindo em, no máximo, seis anos. A previsão é do diretor da unidade de Parceria Público-Privada (PPP), do Ministério do Planejamento, Isaac Averbuch. Ele disse que as obras de irrigação do Pontal serão feitas por meio de uma PPP, que será a primeira desse modelo feita pelo governo federal.

Água salobra do semi-árido pode ser usada em culturas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100765.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Conseguir usar a água salobra em criações e culturas vegetais seria uma solução importante para muitas regiões do semi-árido brasileiro. Nesses lugares há ocorrência de águas subterrâneas salobras. A hidroponia, a cultura de microalgas e a criação de tilápias são aplicações que alguns cientistas estão encontrando para esse líquido. O engenheiro agrônomo Tales Miler Soares, da Esalq, em Piracicaba (SP), é um dos que se debruçam sobre esse tema.

Curso de Pintura a Óleo sobre Tela

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28130.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A pintura a óleo pode ser usada como uma profissão de promissora fonte de renda, como hobbie, ou até mesmo como instrumento terapêutico para cura de várias doenças, inclusive o estresse. Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai aprender o seguinte: materiais necessários; como pintar uma paisagem; como pintar flores - estrelitzas; como pintar flores - tulipas; e, como pintar flores e frutas. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cardo da artista plástica Dilma Mewes, professora de renome nacional, com grande experiência na arte da pintura a óleo sobre tela.

Curso de Perfumaria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28129.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso ensina como fabricar sabonetes, sais de banho, óleo de banho e alguns clássicos da perfumaria; destinado aos principiantes e àqueles que conhecem as técnicas básicas e querem aperfeiçoar. O curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: sabonetes: de glicerina, glicerinado base branca, com ervas, com cápsula de óleo, infantil, com bucha, abrasivo, marmorizado, em barra e líquido; embalagem de sabonetes; sais de banho: líquido espumante, efervescente e efervescente compactado; óleo de banho; perfumes; fixador de perfumes; e, higiene e comercialização.

Biossegurança - segurança ambiental e alimentar dos transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27680.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] As plantas transgênicas têm sido introduzidas na agricultura mundial, podendo ser usadas também em programas de manejo de pragas. Cultivares com diferentes características já foram liberadas para comercialização na África do Sul, Argentina, Austrália, China , Estados Unidos, Índia, Indonésia e México e outras estão sendo testadas para a liberação comercial em outros países, inclusive no Brasil. A Embrapa vem implementando parcerias com empresas privadas para a inserção de genes de resistência a insetos e herbicidas químicos em cultivares Embrapa, além de estar selecionando e clonando novos genes de resistência contra pragas e doenças, como os genes de toxinas contra o bicudo-do-algodoeiro.

Agroindústria Familiar: Bebida Fermentada de Soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27679.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Parte da coleção Agroindústria Familiar, esta publicação escrita em forma de manual, cuja finalidade é proporcionar ao micro e pequeno produtor ou empresário rural, conhecimentos sobre o processamento industrial de algumas matérias-primas. A soja, por se tratar de uma fonte protéica de alta qualidade e de baixo custo, a indústria vem incorporando-a progressivamente como ingrediente na produção de alimentos com alto valor nutricional. Este manual disponibiliza informações aos produtores rurais para a fabricação de bebida fermentada de soja, descrevendo todas as suas etapas.

Pesquisar este blog