Selecione o dia...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Alta do petróleo pressiona preços dos insumos agrícolas e reduz lucro do produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100662.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Se a alta dos preços das commodities agrícolas tem sido alvo de protestos por parte de organismos internacionais, os produtores, por sua vez, não têm tido ganhos significativos com a valorização dos produtos agrícolas que cultivam. Célio Porto, secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, disse que o aumento do barril de petróleo tem pressionado o preço dos insumos, o que reflete no preço dos produtos e numa margem menor de lucro para os produtores.

MST bloqueia entrada de usina no interior paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100663.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam ontem (22/4) os portões da Usina Ester, parte da Fazenda Saltinho, em Americana (região de Campinas), para chamar a atenção do governo estadual e reivindicar uma audiência a fim de negociar a destinação da área para reforma agrária no estado.

Fórum Global reúne cadeia produtiva da soja dias 23 e 24 de abril em Buenos Aires

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100655.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Com os preços da soja atingindo patamares recordes, a pressão para expandir os negócios se torna maior. Essa pressão aumenta com a enorme demanda por ração para gado e galinhas e produção de biocombustíveis. Para gerenciar este crescimento de maneira sustentável e reduzir os impactos negativos nas pessoas e na natureza, representantes de toda a cadeia produtiva da soja global - produtores, processadores, financiadores e organizações não-governamentais - se juntaram ao Fórum Global da Soja Responsável (RTRS, em inglês).

Portal Toda Fruta realiza chat técnico sobre como fazer uma boa irrigação no dia 28 de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100654.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O portal Toda Fruta realiza chat técnico sobre como fazer uma boa irrigação no próximo dia 28 de abril, às 16 horas. O coordenador do chat será o professor Carlos Ruggiero da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp de Jaboticabal (SP).

Suinocultura sustentável leva Emater/RS-Ascar na Feira de Hannover, na Alemanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100674.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A suinocultura sustentável é um dos projetos que deverão ter atenção especial no RS a partir da participação da Emater/RS-Ascar na Feira Hannover Messe, na Alemanha. A afirmação é do presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, que ao lado do assistente técnico estadual em Bioenergia, Alencar Paulo Rugeri, participa até o próximo dia 25, da maior feira de tecnologia de ponta do mundo. ?Aqui vislumbramos novas oportunidades?, afirma Nascimento, ao destacar os inúmeros contatos que estão sendo feitos no uso de novas tecnologias e nas energias renováveis.

Europeus defendem redução de tarifa para importação agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100673.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Apesar da resistência em comercializar produtos agrícolas com países em desenvolvimento, os europeus reconhecem os benefícios que a atual rodada de negociações da Organização Mundial do Comércio pode trazer para o Sul do planeta. E sabem qual o caminho para isso. Em painel sobre o novo perfil do mercado de commodities, ocorrido ontem (23/4), em Acra, capital ganense, John Clarke, chefe da delegação da Comissão Européia, na 12ª Unctad, reconheceu a necessidade de redução ou eliminação das tarifas de importação de produtos agrícolas - um dos temas centrais da Rodada Doha. "Neste campo, há que se encontrar um equilíbrio entre os interesses dos exportadores competitivos de produtos básicos e os países que dependem das preferências tradicionais", ponderou.

Plano Agrícola e Pecuário será debatido na Famasul dia 24

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100671.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), representantes dos Sindicatos Rurais e outras entidades ligadas ao setor rural participam amanhã, dia 24, a partir das 8 horas, na Famasul, do Workshop do Plano Agrícola e Pecuário (PAP).

Abertas inscrições para especialização em tecnologia mecânica para o setor sucroalcooleiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100667.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove o Curso de Especialização em Tecnologia Mecânica do Setor Sucroalcooleiro. A iniciativa conta com a parceria e o patrocínio do Grupo Usaçucar, ligado à Usina Santa Terezinha. Cada aluno será beneficiado com uma bolsa de estudos.

Novas tecnologias utilizadas na cultura do milho é tema de evento promovido pela UFSCar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100666.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estão abertas as inscrições para o primeiro Dia de Campo de Milho promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Agricultura (Gepagri) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A primeira edição do evento ocorre no próximo dia 26 de abril, a partir das 8h, no campus de Araras.

Custos de produção da pecuária leiteira serão objeto de estudo em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100661.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Levantar custos de produção da pecuária de leite em Mato Grosso do Sul é a proposta dos painéis que serão realizados em alguns municípios do estado, por iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Epamig faz mudança em unidade de ensino visando o desenvolvimento tecnológico de produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100660.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Baldonedo Napoleão, anuncia mudanças nas unidades de Pitangui, com a abertura da Fazenda Experimental para todo o município, visando o desenvolvimento tecnológico dos produtores rurais e a vinculação direta do Núcleo de Ensino à presidência da Empresa.

Pedidos do Seguro da Agricultura Familiar chegam a 26 mil na região Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100656.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Técnicos da área de Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) estão percorrendo a região Sul do País para um trabalho de monitoramento nos municípios com mais pedidos de cobertura. Até o momento, dos 28 mil comunicados de perdas recebidos, 26 mil são na região Sul. A principal cultura atingida é o milho, seguido da soja e feijão.

Asbram lança Guia Prático para Sistemas Intensivos de Bovinos de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100653.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram) acaba de lançar o Guia Prático para Sistemas Intensivos de Bovinos de Corte, para orientar e contribuir com o desenvolvimento da atividade pecuária no Brasil. Este é o terceiro guia elaborado pela entidade, sendo os anteriores relacionados à produção de bovinos de leite e corte.

Cultivo de Seringueira Para Produção de Borracha Natural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28107.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Pesquisas realizadas sobre o mercado da borracha projetam, na virada do século, uma elevação nos preços, em virtude do aumento do consumo e do menor crescimento da oferta, no Brasil e no mundo, o que se constituirá em ótima oportunidade para o incremento da produção nacional. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você aprenderá as técnicas do cultivo da seringueira para a produção de borracha natural, mostrando, passo a passo, todas as etapas do processo produtivo desta cultura, começando pelos aspectos gerais da produção, passando pelos tratos culturais e doenças que atacam a seringueira e terminando no processo de sangria, colheita e processamento do látex.

Cultivo de Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28106.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O pinhão-manso se destaca como uma planta com grande potencial para produção de biodiesel, devido a vários fatores, como: alto teor de óleo em suas sementes, em torno de 40%; características físico-químicas do óleo; rusticidade da planta, que se adapta a várias condições de clima e solo; boa resistência à seca e ao ataque de pragas e doenças; e vantagem de ser uma planta perene, que produz por mais de 40 anos. Este curso apresenta as técnicas de cultivo do pinhão-manso, abordando os seguintes assuntos: aspectos botânicos da planta; escolha do cultivar; clima e solo; produção de mudas; preparo do solo, adubação e plantio; tratos culturais; controle de pragas e doenças; colheita, beneficiamento e armazenamento; extração de óleo, e, coeficientes técnicos.

Alelopatia: princípios básicos e aspectos gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27656.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Nas últimas décadas, tem crescido a preocupação da sociedade em relação à preservação da qualidade dos recursos naturais do planeta, bem como dos produtos utilizados em sua alimentação. Fatores que dizem respeito diretamente à atividade agrícola, especialmente quando se considera a extrema dependência da agricultura em relação à utilização de insumos como os fertilizantes e os defensivos agrícolas.

Degradação de Pastagens: processos, causas e estratégias de recuperação - segunda edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27655.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A degradação de pastagens é um dos principais entraves para o bom desempenho da atividade pecuária em regiões de clima tropical e subtropical, causando grandes prejuízos econômicos e ambientais em diversos países. Estima-se, por exemplo, que, no Brasil, cerca da metade das áreas de pastagens formadas na Amazônia e no Brasil Central estejam degradadas ou em processo de degradação.

Pesquisar este blog