Selecione o dia...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ano Internacional dos Solos deve valorizar a preservação dos recursos naturais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231505.htm
[ POLITICA ] Depois de dedicar o ano de 2014 para a agricultura familiar, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciou que 2015 será o Ano Internacional dos Solos (AIS 2015). A iniciativa pretende colocar em evidência o recurso natural não renovável e atentar a população para a necessidade de maior preservação do solo.

Presença de árvores é benéfica para a lavoura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231500.htm
[ TECNOLOGIA ] O agricultor que preserva florestas naturais e mantém espécies arbóreas próximas obtém vantagens importantes para a sua lavoura, tais como disponibilidade de água, presença de insetos que polinizam a plantação e de pássaros que controlam pragas e doenças. Foi o que constatou um estudo da Embrapa realizado durante seis anos junto a agricultores assentados da localidade de São José da Boa Morte, no Município de Cachoeiras de Macacu, interior do Rio de Janeiro. As vantagens já foram percebidas com o aumento dos ganhos dos produtores que reduzem a quantidade de insumos aplicados, aumentam a produtividade e ainda podem ter uma nova renda com a venda de produtos das árvores frutíferas introduzidas na lavoura.

Inscrições abertas para o curso Técnico em Agropecuária em Pitangui

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231499.htm
[ CURSOS ] Estão abertas, até o dia 27 de fevereiro de 2015, as inscrições para o Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) localizado na Fazenda Experimental da Epamig em Pitangui. O curso é ofertado concomitante ao ensino médio (duração de três anos) ou em nível pós-médio (duração de um ano e meio).

Instituto desenvolve tecnologia inovadora para detecção de vazamento de água potável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231498.htm
[ TECNOLOGIA ] Como se a falta dágua não fosse suficiente, ainda há desperdício. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades, 37% da água tratada no Brasil é desperdiçada antes de chegar às torneiras da população. Isso ocorre principalmente devido às falhas nas tubulações, vazamentos e ligações clandestinas. A região Norte lidera as perdas no país, com 45% de perdas. No Sudeste o desperdício chega a 33,4%.

Modelo de civilização planetária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231497.htm
[ POLITICA ] A civilização baseada no domínio e destruição da natureza fracassou. A conclusão é compartilhada por cientistas, filósofos e ambientalistas. Consumir menos e de forma consciente é uma das ações importantes para um modelo de civilização planetária. Confira na reportagem.

Site recebe sugestões da sociedade para regulamentar Marco Civil da Internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231506.htm
[ POLITICA ] Após ter aprovado, em abril de 2014, o Marco Civil da Internet, o governo federal deu início, a partir de ontem (28/01/15), a uma série de consultas à sociedade, para definir e garantir o funcionamento das regras previstas. As colaborações serão destinadas ao aperfeiçoamento dos textos que tratarão da regulamentação do marco civil e, também, do anteprojeto de lei que definirá como os dados pessoais dos cidadãos serão tratados e protegidos, tanto na internet como em outros ambientes.

Medidas emergenciais nas questões de água e clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231504.htm
[ POLITICA ] As ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Kátia Abreu (Agricultura) acertaram ontem (28/01/15) a realização em Brasília (DF) de uma reunião com secretários estaduais de meio ambiente e de agricultura, no próximo dia 5 de fevereiro, para discutir, debater e oferecer soluções aos desafios que o País impôs ao governo federal em razão dos problemas causados pelo baixo volume de chuvas que está afetando o abastecimento de água no Sudeste e no Nordeste.

Serviço de Inspeção Federal completa 100 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231503.htm
[ POLITICA ] O Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que identifica os produtos com procedência conhecida, registrados e inspecionados pelo governo completa 100 anos em 2015. Um século depois de sua criação, o serviço se mantém de vital importância para o país, tendo sob a sua responsabilidade assegurar a qualidade de produtos de origem animal, comestíveis ou não, destinados aos mercados interno e externo, além dos produtos importados.

Veja o que muda com as novas regras do seguro-desemprego

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231502.htm
[ POLITICA ] Na segunda reportagem sobre os cinco direitos trabalhistas e previdenciários que passam a ter regras de concessão mais rígidas, você vai ver o que muda no seguro-desemprego. A concessão dessa assistência temporária ao trabalhador desempregado seguirá novas determinações a partir de 1º de março de 2015.

Pesquisadores analisam a questão do nitrogênio na utilização de lodo de esgoto na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231501.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma publicação da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) discute sobre a questão do nitrogênio (N) disponível no solo quando se usa lodo de esgoto (resíduo sólido urbano gerado durante o tratamento de esgotos) como fertilizante orgânico.

Pesquisadores desenvolveram novo tipo de película para embalar alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/231496.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisadores da Embrapa Instrumentação que fizeram películas comestíveis de diferentes alimentos como espinafre, mamão, goiaba, tomate e pode utilizar muitos outros como matéria-prima. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido no âmbito da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (AgroNano) e recebeu investimentos da ordem de R$ 200 mil.

Pesquisar este blog