Selecione o dia...

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Embrapa Rondônia lança novo portal com conteúdo interativo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212879.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Rondônia lança um novo portal institucional com conteúdo atualizado e recursos interativos. Projetado para tornar mais acessíveis aos clientes os conhecimentos gerados pelo centro de pesquisa, o novo portal pode ser acessado em www.cpafro.embrapa.br. Banco de dados com publicações, lista interativa da equipe e perfil no Twitter estão entre as novidades.

Ministério da Agricultura altera o sistema de rastreamento de gado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212878.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo já tem pronto o novo modelo do sistema de rastreamento do gado bovino (Sisbov). A reformulação permitirá ao Brasil cobrar mudanças em exigências feitas por importadores, sobretudo da União Europeia, como listas prévias de propriedades autorizadas a vender gado para abate e posterior exportação.

Acrimat: Isenção de PIS e Cofins não terá reflexo no preço da arroba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212875.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) comemorou a isenção de PIS e Cofins para a venda de produtos pecuários, porém não aposta num reflexo direto para o pecuarista. "Mesmo com essa queda expressiva no pagamento desses dois tributos, essa isenção não vai refletir, pelo menos a princípio, no preço do boi gordo para o pecuarista, pois o frigorífico é o primeiro elo dessa cadeira produtiva a pagar esses impostos?, disse o vice-presidente da Acrimat, José João Bernardes.

Embrapa estuda comportamento ambiental de agrotóxicos em áreas com cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212703.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Diante da tendência de esgotamento das fontes de energia não-renováveis no mundo, juntamente com as mudanças climáticas, a sociedade tem-se preocupado com o padrão atual de consumo dos combustíveis derivados do petróleo. Assim, tem-se concentrado esforços na busca de fontes alternativas de energia renovável, destacando-se a produção de etanol proveniente da cana-de-açúcar.

Marina Silva compara aquecimento global à escravidão e Holocausto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212881.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva pediu que os dirigentes mundiais não deixem a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) sem o compromisso necessário para salvar o planeta. As informações são da agência portuguesa Lusa.

Meirelles reafirma que é cedo para definir seu futuro político

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212880.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que não tem pretensão de candidatar-se ao cargo de vice-presidente da República, na chapa da ministra Dilma Rousseff. "O debate ainda é um pouco prematuro. Será uma decisão tomada pelo PMDB. Não tenho pretensão a este cargo. Estou totalmente focado no Banco Central. Não estou participando de nenhuma discussão relacionada a este assunto", disse em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro do dia 17.

Agronegócio, câmbio e competitividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212873.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Um dos temas que têm me preocupado ultimamente é o futuro da inserção internacional do agronegócio brasileiro. Acredito que o setor esteja num processo de mudança: antes era fortemente baseado em expansão das exportações e de agora em diante, por razões que discutirei neste artigo, contará com crescentes investimentos estrangeiros diretos no exterior como estratégia de expansão internacional.

Agronegócio: desempenho de Minas é melhor que a média nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212870.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mesmo com a crise mundial, o agronegócio de Minas Gerais apresentou em 2009 resultados melhores que a média nacional em diversos segmentos. Safra e volume exportado cresceram em 2009. O balanço do ano foi divulgado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues.

Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais: UFRB e Embrapa, uma parceria que vem dando certo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212702.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais, nível mestrado, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em associação ampla com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, é resultado de uma nova modalidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a criação de novos programas de pós-graduação e que permite uma forte interação da Universidade com as empresas de pesquisa.

Diagnóstico da abacaxicultura do Extremo Sul da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212701.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Segundo dados do IBGE de 2008, o Estado da Bahia é o quarto produtor brasileiro de abacaxi, com uma produção de 170 milhões de frutos, colhidos em uma área de 9.288 hectares. Em relação à Bahia, a mesorregião sul é a segunda maior produtora de abacaxi do Estado, produzindo 36 milhões de frutos em 2008, em uma área plantada de 1.743 ha. A microrregião de Porto Seguro, que engloba os municípios do Extremo Sul da Bahia, é responsável por 8% da produção do Estado e 36% da produção do Sul baiano.

Pesquisar este blog