Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de maio de 2019

VIDA LONGA AOS CAVALOS - Amanhã, Vídeos, Estadão

Clique na imagem para ver o vídeo de Estadão.




Veterinárias atuam para que animais lesionados realizem outras atividades, evitando a eutanásia

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



ASPARGO BRANCO: O REI DA PRIMAVERA NA EUROPA - Amanhã, Vídeos, DW Brasil

Clique na imagem para ver o vídeo de DW Brasil.




Rico em vitaminas, baixo teor calórico e com um sabor bem próprio, o aspargo branco é a pedida número 1 da primavera na Europa Central, principalmente na Alemanha. No país, 10% do cultivo é de aspargos verdes – que crescem acima do solo -, e 90% de brancos. Os aspargos brancos são cultivados dentro da terra para evitar a exposição ao sol e o processo de fotossíntese. E como a colheita fica mais fácil quando a ponta do aspargo está começando a aparecer, as plantações são cobertas com lonas especiais para proteger o vegetal da luz.

www.dw.com/brasil

www.facebook.com/dw.brasil

www.twitter.com/dw_brasil

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PECUARISTAS ESTÃO ATENTOS AS BOAS PRÁTICAS DE MANEJO E CONFINAMENTO – JORNAL DA VIDA – 24/05/2019 - Amanhã, Vídeos, Rede Vida

Clique na imagem para ver o vídeo de REDE VIDA.




Setor produtivo está atento as boas práticas de manejo e confinamento para garantir carne de boa procedência e qualidade na mesa dos brasileiros. Veja na reportagem de Giovana Leonardi.

O “Jornal da Vida” apresenta para a sociedade a boa notícia, a informação, acompanhada de esperança e soluções. Os especialistas de diversos setores e correspondentes do jornal estão por todo o país, transmitindo as notícias mais importantes do Brasil e do mundo. O “Jornal da Vida” vai ao ar de segunda a sexta-feira às 23h00. 

www.redevida.com.br/jornaldavida

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO DE PRODUTOS BIOLÓGICOS – AGROCULTURA - Amanhã, Vídeos, TV Cultura Digital

Clique na imagem para ver o vídeo de TV Cultura Digital.




Você vai ver no programa Agrocultura, desta semana, pesquisas para controle de pragas e doenças agrícolas impulsionam crescimento da produção de produtos biológicos. Além disso, técnica paranaense de plantio direto revoluciona a agricultura na América Latina.

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga as redes da TV Cultura!

Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura

Twitter: https://twitter.com/tvcultura

G+: https://plus.google.com/+TVCultura

Site: http://tvcultura.com.br

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



EMBRAPA LEVA PALESTRAS E CURSOS PARA CAMPO GRANDE EXPO - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

De 28 de maio a 1º de junho, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participa com suas Unidades de Mato Grosso do Sul de mais uma edição do Campo Grande Expo, realizada na capital sul-mato-grossense. Os visitantes da feira podem participar de workshops e cursos ministrados pelos especialistas, além de conhecer a vitrine tecnológica com modalidades de consórcios, variedades de capins, dentre outras soluções tecnológicas. 

No primeiro dia do evento, 28, acontecerá o workshop sobre a marca-conceito Carne Carbono Neutro (CCN), com os pesquisadores Rodrigo da Costa Gomes e Davi Bungenstab.




Gomes abordará o contexto em que o CCN foi criado, no qual há uma demanda mundial pela redução da emissão dos gases de efeito estufa (GEE). Sendo assim, o zootecnista explanará sobre os esforços da pesquisa em medir GEE e avaliar sistemas alternativos com capacidade de mitigação e neutralização. “Mostraremos os resultados dos pilotos feitos até o momento, dados de Unidades de Referência Tecnológica (URT) e a evolução do CCN para um protocolo de certificação e chegada ao mercado”, menciona Gomes. 

Já Bungenstab trará o CCN dentro de um contexto internacional de sustentabilidade da carne bovina. O pesquisador apresentará iniciativas de outros países, como Austrália e Canadá, que priorizam a sustentabilidade. Ele explica que o carbono é um dos aspectos para aferir sustentabilidade e o CCN aposta no mercado futuro de crédito de carbono, em uma iniciativa inédita, na qual se mede o carbono sequestrado por quilo de carne produzido. “É uma proposta que acontece dentro da propriedade. É estratégica para consumidores, produtores e governos que buscam oportunidades de negócio no contexto de sustentabilidade, eficiência produtiva, mudanças climáticas, impactos ambientais, bem-estar animal, segurança alimentar e credibilidade internacional”.

A gestão na pecuária é tema de outro workshop, liderado pela pesquisadora Mariana Aragão, que falará sobre a “Gestão financeira da pecuária usando o Controlpec”, no dia 30 de maio, quinta. A ferramenta desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte (MS) e parceiros permite registrar movimentações financeiras da atividade pecuária, de corte ou leiteira, de forma ágil, fácil e simplificada.

Cursos na CGExpo
Também na terça-feira, 28, acontecerá a capacitação “Manejo integrado de pragas na cultura da mandioca”, ministrada por Rudiney Ringenberg, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), com demonstração de cultivares BRS de mandioca. 

O treinamento sobre “‘Consórcio para rotação de culturas e ILP”, ministrado pelo engenheiro agrônomo da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), Gessi Ceccon, com demonstração e regulagem de semeadora, além de semeadura direta de consórcio, está marcado para o dia 29, em dois horários distintos, das 8 ao meio-dia e das 14 às 18 horas. 

Nos dias 30 e 31, os visitantes terão a oportunidade de participar da capacitação em “Diagnóstico Rápido de Estrutura do Solo (DRES)”, sob responsabilidade da pesquisadora Michely Tomazi, com amostras de solo que são utilizadas para diagnósticos e amostragem em áreas de cultivo. O DRES é uma ferramenta que permite avaliar o tamanho e a forma dos agregados do solo e observar a feição da compactação, o desenvolvimento radicular e a atividade da fauna do solo. 

Ainda na sexta-feira, 31 de maio, o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Auro Akio Otsubo, é o instrutor do curso “Preparo e seleção de material propagativo para plantio de mandioca”, com demonstração de plantio mecanizado de mandioca.

Pantanal na CGExpo
O dia 1º de junho marca o Dia do Pataneiro no Campo Grande Expo. Os pesquisadores Juliana Correa e Eriklis Nogueira, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), se reúnem aos pesquisadores Luiz Orcírio Oliveira, da Embrapa Gado de Corte, e Karine Casanova para discutir temas relacionados à criação de bezerros de qualidade no bioma pantaneiro, abordando os manejos reprodutivo e nutricional dos animais.

De acordo com Correa, que investiga o uso do sêmen refrigerado na reprodução assistida bovina, esse tipo de material pode elevar significativamente as taxas de prenhez do rebanho. Em experimentos conduzidos no Pantanal, os pesquisadores obtiveram dez pontos percentuais a mais nas taxas de prenhez. Assim, em vez de atingir a taxa prevista de 50 de prenhez após a inseminação, foi possível chegar a 60 com essa técnica, obtendo 20 de bezerros a mais. 

Já os estudos de Nogueira geraram uma série de recomendações voltadas à produção de novilhos melhorados na região pantaneira. Os métodos, que podem ser adaptados para todo o Brasil, envolvem tecnologias de reprodução, melhoramento genético e nutrição. Os estudos avaliaram alternativas como a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), produção in vitro (PIV) de embriões, cruzamento de raças, desmama precoce e suplementação alimentar.

Para aprimorar as taxas de prenhez, foram produzidos embriões utilizando sêmen sexado de touros Angus com alto mérito genético e ovócitos de vacas Nelore, aplicando a PIV associada à IATF. “A biotécnica produziu mais machos em função do uso do sêmen sexado, ou seja: 90 das crias geradas por meio dos embriões eram machos; na IATF, como foram utilizados os mesmos touros com sêmen convencional, cerca de metade das crias eram machos”, afirma o pesquisador. 



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

POR QUE MULHERES GANHAM MENOS QUE OS HOMENS? – CONEXÃO - Vídeos, Canal Futura

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Futura.




No último trimestre de 2018, as brasileiras ganharam, em média, 20% menos que os homens, de acordo com o IBGE. Por que esta é ainda a realidade brasileira? E como muda-la?

Entrevistadas: Jaqueline Resch, consultora de carreiras e RH; Viviane Duarte, fundadora Plano de Menina; Maurício Turra, especialista empregabilidade Nextt 49+

Apresentadora: Karen de Souza

__

Conteúdos do Canal Futura na íntegra estão no Futura Play, acesse aqui: https://goo.gl/Quh7m5

Saiba tudo sobre o Canal Futura: https://goo.gl/qauKIZ

Siga nosso Twitter: https://twitter.com/canalfutura

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/canalfuturaoficial

========================================

Assista na sua TV:

SKY – Canal 434 (HD) ou Canal 34

NET e CLARO TV – Canal 534 (HD) ou 34

VIVO – Canal 68 (HD) (e também na fibra ótica no canal 24)

OI TV – Canal 35

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO CENTRO-OESTE – CONDIÇÕES PARA CHUVA EM MS - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO SUDESTE – FRENTE FRIA SE APROXIMA DE SP - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO SUL – CHUVA VOLUMOSA NESTA TERÇA - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO BRASIL – CHUVA NÃO DÁ TRÉGUA AO SUL - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



BOLETIM AGRO – MUITA CHUVA NA REGIÃO SUL DO PAÍS ESTA SEMANA - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO NORDESTE – CHUVA FREQUENTE NA COSTA LESTE - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PREVISÃO NORTE – TEMPORAIS EM RR E AP - Vídeos, Climatempo

Clique na imagem para ver o vídeo de Climatempo Meteorologia.




Boletim de previsão do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



REPORTAGEM: UMA VISITA À ALTA, EMPRESA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




Além dos girassóis, muitos visitantes vêm à empresa para ver de perto seus animais de alta qualidade genética. Aqui, a Alta, especialista em inseminação artificial, mantém uma central para coleta e processamento de sêmen. Mais de 14 mil pessoas de todo o mundo visitam o lugar, anualmente, para conhecer de perto os animais doadores do sêmen que vão adquirir para melhorar a qualidade de seus rebanhos.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



DICA TÉCNICA: AS DIFERENÇAS DA RAÇA ZEBU - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




O zebu é uma espécie de bovino de origem asiática que foi introduzida no brasil ainda no século XVIII. Esses animais se adaptaram muito bem ao clima tropical e, por aqui, diversos cruzamentos originaram diferentes raças. Hoje, na Dica Técnica, você vai conhecer um pouco mais dessas raças, as principais características e aptidões.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



REPORTAGEM: OS GIRASSÓIS DA BR-050 - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




Das janelas dos automóveis que passam pela BR-050, entre Uberlândia e Uberaba, um exuberante campo de girassol atrai os olhares dos viajantes. E com a equipe do Minas Rural não foi diferente. Acompanhe essas belas imagens!

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



REPORTAGEM: LANÇAMENTO DO PROGRAMA PRÓ-PASTAGENS NA ABCZ 2019 - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




Durante a Expozebu, foi lançado o Pró-Pastagens, um projeto piloto para recuperação de pastagens no Triângulo Mineiro. O trabalho reúne diversos parceiros, (Governo do Estado de Minas Gerais, ABCZ e Banco do Brasil) e pretende, com o tempo, se expandir para todo o estado.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



RECEITA: ESCONDIDINHO DE BANANA - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




Chegou a hora da receita! Hoje temos escondidinho de banana, receita preparada lá em Itabira. Vem ver.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



REPORTAGEM: EXPOZEBU 2019 - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




A Expozebu 2019 chegou ao fim no último domingo, dia 5. Mas a equipe do Minas Rural foi até Uberaba, no Triângulo Mineiro, para acompanhar o início desta edição que comemorou, também, os 100 anos da ABCZ. Com uma extensa programação e presença das principais autoridades do setor agropecuário do Brasil, a feira foi um verdadeiro sucesso!

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



RECEITA: HAMBÚRGUER ARTESANAL - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




E chegou a hora da receita!

Hoje temos hambúrguer artesanal. Não tem jeito, é água na boca na certa! Acompanhe!

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



DICA TÉCNICA: SILAGEM DE MILHO REIDRATADO - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




Quem é pecuarista sabe a importância da silagem para se garantir uma boa alimentação animal e, consequentemente, uma boa produção. No Brasil, a silagem de milho é uma das mais utilizadas porque, além do fácil cultivo, ela fornece muita energia e proteína para o gado.

E é sobre isso que a gente vai falar na Dica Técnica de hoje: a silagem de milho reidratado, desenvolvida por pesquisadores da Ufla e Epamig, que pode render uma melhor nutrição para o seu plantel.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



REPORTAGEM: OS CAFÉS ESPECIAIS DE ESPERA FELIZ - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




Em tempos de preços baixos nos mercados internacionais, os cafeicultores de Minas Gerais investem na produção de grãos de qualidade superior para garantir maior lucratividade.

Em Espera Feliz, nas encostas do Parque Nacional do Caparaó, o clima favorável e o cuidado intensivo dos produtores estão garantindo prêmios e reconhecimento internacional.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



REPORTAGEM: O MEL DE AROEIRA DO NORTE DE MINAS - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




E a região norte de Minas acaba de receber do governo do Estado, através do IMA, o reconhecimento como produtora de mel de aroeira! Após o reconhecimento pelo estado, o pedido de indicação geográfica vai ser enviado para avaliação do INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O mel do norte mineiro tem esse nome porque é produzido a partir de uma planta típica da região, um tipo de aroeira, que dá ao produto características únicas, reconhecidas por estudos científicos como benéficas para saúde.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



REPORTAGEM: CAPACITAÇÃO EM IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




Quando um produto recebe o reconhecimento de identificação geográfica, quer dizer que ele só é produzido daquele modo, com aquelas características específicas e naquela região. Isto é uma vantagem competitiva importante para os produtores, pois além de valorizar o produto no mercado, traz garantia de origem para quem consome.

E, para incentivar que mais produtos em Minas recebam esse reconhecimento, a Emater-MG está capacitando seus técnicos para trabalhar o processo junto aos produtores e suas organizações.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



CONAB ANUNCIA FECHAMENTO DE 27 UNIDADES DE ARMAZENAMENTO - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




Em nota, a empresa explicou que a decisão foi resultado de um estudo elaborado feito no ano passado, que prevê uma menor atuação do governo nos locais onde o setor privado tem maior presença no mercado.

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



IMPORTAÇÕES CHINESAS DE SOJA DO EUA CRESCEM 15,9% EM ABRIL - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




Segundo dados da Administração Aduaneira Central, a China, maior comprador de soja do mundo, adquiriu 1,75 milhão de toneladas do grão norte-americano, sendo 14 milhões de toneladas desde dezembro de 2018, quando após uma trégua as compras ilimitadas foram restabelecidas.

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



AGRICULTURA BR – 27/05/2019 - Vídeos, Canal do Boi

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal do Boi.




Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://facebook.com/CanalDoBoi.SBA1

Instagram: https://www.instagram.com/canaldoboisba/

Saiba mais em: http://sba1.com/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



GLOSSÁRIO DE POLÍTICA: POPULISMO – PODCAST 42 - Vídeos, Nexo

Clique na imagem para ver o vídeo de Nexo Jornal.




É normal ouvir alguém chamar um presidente de populista. Mas do que se trata esse conceito? Ele significa a mesma coisa em diferentes partes do mundo? Esse é o tema deste podcast. Trilha: “Banho de folhas” (Luedji Luna/Emillie Lapa), “Na beira” (Luedji Luna) e “Cabô” (Luedji Luna).

Episódio publicado originalmente no dia 14.07.2018

Acesse o Nexo: https://www.nexojornal.com.br/

Curta a página do Nexo no Facebook: https://www.facebook.com/nexojornal/

Todos os comentários em vídeos do canal do Nexo passam por moderação. Conheça nossa política: http://nxo.do/2oFhIdo

#Podcast #Política #Explicação

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



II PEDALADA E CORRIDA DA BIODIVERSIDADE- REPÓRTER RICARDO BRZOZOWSKI – 26/05/2019 - Vídeos, Caminhos do Oeste

Clique na imagem para ver o vídeo de Caminhos do Oeste.




Na última semana começou na cidade de Santa Helena a segunda edição da pedalada e corrida da biodiversidade. Um momento único marcado com muita alegria.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



CAMINHOS DO OESTE -BLOCO03- PGM 708 - Vídeos, Caminhos do Oeste

Clique na imagem para ver o vídeo de Caminhos do Oeste.




Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



CAMINHOS DO OESTE -BLOCO 01- PGM 708 - Vídeos, Caminhos do Oeste

Clique na imagem para ver o vídeo de Caminhos do Oeste.




Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



CAMINHOS DO OESTE -BLOCO02- PGM 708 - Vídeos, Caminhos do Oeste

Clique na imagem para ver o vídeo de Caminhos do Oeste.




Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



PARTICIPANTES APRENDEM SOBRE OS BENEFÍCIOS DA CONSTRUÇÃO DA CERCA ELÉTRICA EM CAMPINA VERDE - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Beleza, funcionalidade e baixo custo é o que diferencia uma cerca comum da elétrica e nos cursos do Sistema Faemg/Senar Minas os participantes são preparados para instalar o cercado com segurança e qualidade.

Para cada instalação de cerca elétrica é preciso ter um projeto específico, mas, como exemplo de economia, podemos dizer que em um terreno plano, a cada 20m seriam usados 2 mourões (2 peças de madeira nas pontas) enquanto em uma cerca de arame farpado, para mesma metragem, é preciso usar uma estaca a cada 2 metros, ou seja, 10 mourões.




Além disso, há uma redução na quantidade de arames utilizados. Economia grandiosa para quem pensa em investir no equipamento.

“Dependendo do projeto, pode haver uma redução de até 80 nas despesas, sem contar os gastos com manutenção. Outros pontos que também se diferenciam são: a estética da cerca elétrica, que é mais bonita e funcional, a instalação muito mais rápida e prática e a diminuição dos espaços para rotação dos animais, proporcionando melhor desempenho deles”, explica o instrutor, Eliésio de Oliveira Melo.

Os benefícios de se optar por este tipo de cercado são muito grandes e vale a pena pesquisar. Entretanto, é preciso ter alguém treinado na propriedade para mexer com a cerca eletrificada, que se instalada de forma incorreta pode causar sérios riscos de acidentes.

Segundo Eliésio, “não se pode fazer a cerca elétrica em qualquer lugar e no curso do Senar Minas ensinamos todos os fatores que envolvem a construção de uma cerca elétrica. Normalmente, os participantes detectam, no final do curso, porque os equipamentos deles não estão funcionando direito e compreendem que terão que fazer melhorias e mudanças em suas cercas. Isso é gratificante, pois levamos mais segurança às famílias rurais”.

Dois cursos em Campina Verde

Em Campina Verde, duas turmas se formaram no treinamento de Construção de Cerca Elétrica.

O curso contou com a mobilização do Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com a Agroverde, Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Verde, Brunozzi Agropecuária e empresa Belgo Bekaert Arames.

De acordo com a mobilizadora, Joelma da Rocha Monteiro, “conseguimos reunir 22 pessoas interessadas no treinamento e assim, atender a demanda das empresas parceiras, proporcionando este treinamento aos seus colaboradores e também aos produtores de nossa cidade.”

“Cada aprendizado é melhor para gente e, com o curso, descobri que fazia coisas erradas na construção e manutenção das cercas elétricas. O curso foi muito bom e será muito mais fácil quando precisar fazer uma cerca, além disso agora sei como fazer direito. Esse treinamento será um diferencial para mim. Gostei demais!”- Luis Felipe Ferreira de Oliveira, vaqueiro

“Já tinha conhecimento sobre o assunto e, como é uma coisa que eu gosto muito, a área do campo, vim participar para conseguir ajudar minha mãe. Foi muito interessante. Ampliei meus conhecimentos e ainda descobri que não é difícil fazer uma cerca elétrica. Tinha dúvidas de como fazer os projetos para construção da cerca e, depois das aulas práticas, estou pronta para colocar em prática o que aprendi” – Catia Rosa Pereira Santos, autônoma.

Como já tinha noção de trabalhar com a cerca elétrica, quis me aprimorar. Neste treinamento aprendi vários detalhes, que vão fazer diferença nos serviços que presto como diarista em fazenda. Com certeza estou mais preparado porque aprendi muita coisa”- Claudio Nunes de Freitas, Serviços Gerais em fazenda



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

FÓRUM NA PUC CAMPINAS DEBATE SUSTENTABILIDADE E AS REDES NO DIA DO MEIO AMBIENTE - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Alfredo Luiz e Lucimar de Abreu, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), com a participação do engenheiro agrônomo David Ferreira Júnior, especialista em redes de produção e comercialização de produtos agrícolas e agroecológicos, irão coordenar uma mesa no  “IV Fórum Temático de Redes Organizacionais”, que acontecerá na PUC Campinas, em 5 de junho. Foi escolhido para esta edição o tema  “Sustentabilidade e as Redes”.

A mesa coordenada pelos pesquisadores tratará de “Redes alternativas e sustentáveis de produção e consumo de alimentos”.

Conforme Lucimar, “a proposta é discutir redes alternativas de comercialização de produtos agroecológicos e novas relações de produção-consumo em curso no país, mostrando como a organização em redes de produtores e consumidores de alimentos, especialmente orgânicos ou agroecológicos, agrega valores econômicos, culturais e de segurança alimentar aos produtos e contribui para sua sustentabilidade.

“Além disso, continua a pesquisadora, serão apontadas características de arranjos produtivos locais e aspectos logísticos de produção, distribuição e consumo que são especialmente importantes para produtos alimentícios frescos e regionais”.

Conhecidos também como circuitos curtos de comercialização, esses sistemas alternativos são diversificados e dinâmicos, oferecem uma opção social, econômica e ambiental para a agricultura familiar e fortalecem os mercados locais, religando produtores e consumidores.

Para Alfredo, “o desafio de aumentar e diversificar a participação desses produtos no mercado, sem perder as características associadas à agricultura familiar, valores culturais e éticos na produção”, deverá orientar o debate, que também abordará a importância de políticas e pesquisas públicas voltadas para esse segmento.

As inscrições são gratuitas e ainda se encontram abertas.




O site do evento é o https://www.even3.com.br/ivforumredes/



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

REPORTAGEM: A TRIBO DOS ÍNDIOS XAKRIABÁS - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




Dos poucos grupos indígenas que habitam o estado de Minas Gerais, os xakriabás sobreviveram ao intenso contato com os bandeirantes e, depois, com as frentes pecuaristas e garimpeiras.

Eles lutam para valorizar sua cultura, buscando identificar e registrar itens e aspectos do seu modo de vida, para proteger esse patrimônio. O Minas Rural visitou a tribo para conhecer um pouco mais desse povo que se mistura com a origem do Brasil.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



REPORTAGEM: LEVANTAMENTO NO ACAMPAMENTO DO MST PÁTRIA LIVRE, EM SÃO JOAQUIM DE BICAS - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento entregou, ao Ministério Público, o relatório com o resultado do levantamento realizado pela Emater-MG no acampamento do MST Pátria Livre, no município de São Joaquim de Bicas.

O levantamento havia sido solicitado pelo promotor de justiça André Sperling. O objetivo do trabalho foi identificar todas as famílias que residem no acampamento, que foi afetado pelo rompimento da barragem do Vale, em Brumadinho, uma vez que fica às margens do rio Paraopeba.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



ENTREVISTA: GUSTAVO LATERZA – OS NOVOS RUMOS DA EMATER-MG - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




A Emater-MG tem nova diretoria! Tomaram posse na última quarta-feira, dia 18, Gustavo Laterza (diretor-presidente), Cláudio Bortolini (diretor administrativo e financeiro) e Feliciano Nogueira (diretor técnico).

A Empresa pública, vinculada à Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, presta assistência para mais de 400 mil produtores rurais por ano, contribuindo na qualificação da produção e gestão das propriedades, além da abertura de mercados.

O novo presidente esteve presente nos estúdios do Minas Rural para uma entrevista, onde fala um pouco mais do planejamento a partir de agora.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



RECEITA: TORTA DE FRANGO - Vídeos, Minas Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG.




A receita de hoje é quase uma unanimidade: torta de frango! Fácil de fazer e deliciosa de comer. Acompanhe!

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



O ECLIPSE QUE REVOLUCIONOU A FÍSICA - Vídeos, Fapesp

Clique na imagem para ver o vídeo de Pesquisa Fapesp.




O dia 29 de maio marca 100 anos do eclipse observado na cidade cearense de Sobral, que funcionou como a primeira prova experimental da teoria geral da relatividade, publicada quatro anos antes pelo físico alemão Albert Einstein.

Leia a reportagem: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/04/12/quando-a-luz-se-curvou/

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



RECEITA: PUDIM DE CAFÉ - Destaques, Vídeos, RIC Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de RIC Rural.




No quadro Sabor da Terra, o RIC Rural ensina a receita do Pudim de Café.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



ARTESÃS CRIAM PRODUTOS SOBRE A CULTURA DO CAFÉ - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Moradoras da Fazenda Sertãozinho, em Botelhos, participaram de capacitação do Sistema Faemg/Senar Minas há um ano e passaram a integrar projeto que resultou na criação de uma associação, que dará suporte a venda de produtos artesanais.  Foram capacitadas, pelo Senar Minas, 24 pessoas. Atualmente, a propriedade mantém treinamento semanal para as artesãs que buscam o padrão de qualidade esperado. As peças serão vendidas em loja na fazenda Rainha, sediada no município de São Sebastião da Grama, que pertence ao produtor do café Orfeu.

As novas artesãs passaram pela capacitação em tear e bordados e testam produtos artesanais que retratam as culturas da fazenda: o café, o azeite (em início de produção e testes de qualidade) e o Jequitibá Rosa de 1.500 anos, símbolo da propriedade.




O processo burocrático para a criação da associação está em andamento, enquanto as artesãs aperfeiçoam suas técnicas com a instrutora Silvana Márcia da Silva Podestá.

Segundo Silvana, ao longo desse ano outras artesãs integraram o grupo e o processo de aperfeiçoamento, embora seja lento, já mostra resultados surpreendentes. O trabalho conta com designer que participa com as criações de desenhos. Os produtos serão comercializados em dois pontos de venda: em loja na propriedade Rainha (em fase final de construção) e no site do café Orfeu. Segundo Silvana, a expectativa das participantes é grande, tanto que o projeto atrai novas integrantes.

A Rainha

A fazenda localizada no município de São Sebastião da Grama, na divisa de Minas Gerais com São Paulo, atrai turistas e religiosos que visitam a Capela de Santa Clara, inaugurada em 2008, um dos últimos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer.  A capela está localizada na Serra da Mantiqueira a 1.350 metros de altitude.

Segundo Marcus Vinicius Barbosa Lima, responsável pela certificação dos cafés e controle de qualidade, a visitação já está integrada as atividades da Fazenda Rainha, o que levou a criação de uma loja nessa propriedade. O projeto que inclui as artesãs ainda prevê a venda dos produtos pelo site da marca, que comercializa o café, acessórios e presentes. Entre outras ações, a fazenda poderá integrar roteiro turístico da região.

A Marca

O Orfeu surgiu no mercado de Cafés Especiais em 2005, cultivando grãos de qualidade selecionada nas altas montanhas sul mineiras da Fazenda Sertãozinho, local com tradição de mais de 67 anos em lavouras de café. É o café brasileiro Categoria Especial mais premiado do mundo, carregando importantes títulos do Cup of Excellence, Coffee of the Year na Feira Internacional de Café e Late Harvest Competition na Suíça.  



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

MERCADO E COMPANHIA – 27/05/2019 - Vídeos, Canal Rural

Clique na imagem para ver o vídeo de Canal Rural.




No Mercado&Companhia de hoje (27/05), acompanhe:       

Tendências Consultoria: apoio a agenda de reformas é lado bom da manifestação, mas isso não garante que Congresso vai acelerar pautas do governo.

EUA registram mais de 200 tornados em uma semana e americanos vão enfrentar mais dias de chuva e dificuldade para o plantio.

169 novos agroquímicos são liberados de janeiro a maio, número recorde para o período, diz Ministério da Agricultura.

Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.

Clique aqui para divulgar notícias e artigos no Agrosoft



Pesquisar este blog