Selecione o dia...

quarta-feira, 14 de março de 2012

Groenlândia degela bem mais rápido do que se pensava, mostra estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221037.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma nova simulação de computador feita por cientistas do Instituto de Pesquisa das Consequências Climáticas de Potsdam (PIK) e da Universidad Complutense de Madrid, mostra que o gelo da Groenlândia é provavelmente bem mais vulnerável ao aquecimento do planeta do que se supunha até agora. Segundo os modelos de cálculo mais recentes, o limite de aquecimento global a partir do qual se deve contar com um degelo total fica entre 0,8ºC e 3,2ºC.

Patos de Minas recebe o primeiro AgroEx de 2012 no dia 27 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221033.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estão abertas as inscrições para o 45º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), que acontece em Patos de Minas (MG), no próximo dia 27 de março de 2012, a partir das 8 horas. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, neste link. Esta é a primeira edição do seminário realizada em 2012. O objetivo é despertar e estimular produtores rurais, entidades ligadas ao agronegócio, empresas agrícolas, exportadores, indústrias, entre outros, a discutir as ferramentas de acesso ao mercado internacional por meio da integração contratual.

Permanência do produtor no campo é prioridade da Faesc

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221030.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Reivindicar investimentos para que o produtor rural e, especialmente, os jovens permaneçam no campo. Essa é a medida mais urgente apontada pela Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (FAESC) durante reunião com líderes do agronegócio ontem (13/03/12), em Chapecó (SC). O presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo, salienta que a reivindicação contempla os interesses dos produtores e dos dirigentes. "Se houver mais incentivo, as leis não prejudicarem o meio rural e as famílias tiverem acesso à formação profissional, o campo se fortalecerá e não teremos problemas com falta de alimentos no futuro".

Universidade Estadual Paulista terá 11 novos cursos na área de Engenharia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221028.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai ganhar 11 novos cursos na área de Engenharia a partir deste ano. O Projeto de Lei que autoriza o repasse de recursos para implantação dos cursos foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin ontem, 13 de março de 2012. Nove cidades paulistas foram escolhidas para abrigar os cursos - Araraquara, Botucatu, Dracena, Itapeva, Registro, Rosana, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Tupã. Em São João da Boa Vista, dois cursos irão compor um novo campus da universidade no município.

Mantega diz que 2012 será ano de desafio para a economia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221036.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou ontem (13/02/12), em audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que 2012 será um ano de desafios para a economia brasileira. Em sua apresentação, ele destacou que a crise internacional persiste e não foi solucionada, mas, mesmo assim, o Brasil tem condições de continuar enfrentando as turbulências, pois tem adotado medidas para enfrentar as condições adversas da economia.

Morre mulher com gripe A no Ceará; outra paciente está internada em estado grave

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221035.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria da Saúde do Ceará confirmou a morte de uma gestante que, no início de março, recebeu o diagnóstico de influenza A (H1N1). A vítima estava grávida de 25 semanas quando deu entrada na Maternidade-Escola Assis Chateubriand, em Fortaleza. O bebê morreu ainda no ventre da mãe e antes que ela conseguisse chegar à unidade de saúde, em razão de uma parada cardiorrespiratória sofrida pela gestante.

Governo quer implantar sistema de compras pelo celular

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221034.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo começou ontem (13/03/12) a debater a implantação de uma modalidade que permita pequenos pagamentos por meio do telefone celular. O sistema, chamado internacionalmente de mobile payment (pagamento móvel) foi debatido em uma reunião entre o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini.

CNA, Embrapa e ANA propõe criação de áreas de proteção permanente no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221032.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, em nome dos agricultores brasileiros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Agência Nacional de Águas (ANA), propôs que o instituto da APP (Área de Preservação Permenente) seja criado como norma vinculante em todos os países do mundo, devido a sua importância para a preservação da água dos rios, nascentes e encostas de grande recarga, ontem (13/03/12), no 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França.

Dinapec começa hoje em Campo Grande e reúne 14 Unidades da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221031.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Este ano, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), reuniu 14 de suas 47 Unidades na 7ª edição da Dinâmica Agropecuária - Dinapec 2012, na Unidade Gado de Corte em Campo Grande (MS), entre os dias 14 e 16 de março. Os Centros de Pesquisa levarão para os produtores sul-mato-grossenses um pouco das tecnologias geradas pela Empresa de Norte a Sul do país.

Bactérias podem aumentar produtividade na cultura da canola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221029.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A associação entre a canola e as bactérias que vivem na planta pode aumentar a produtividade desta cultura. Estudo inédito realizado com a participação de pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) conseguiu identificar microorganismos eficientes em promover o crescimento da planta. O artigo pode ser lido na íntegra, por assinantes, neste link (em inglês).

Pesquisar este blog