Selecione o dia...

quarta-feira, 5 de março de 2008

Conselho da Petrobras aprova criação de subsidiária para a área de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100124.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em reunião realizada no último dia 3, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a criação de uma subsidiária que irá cuidar da área de biocombustíveis da estatal. Foi aprovado, ainda, o desdobramento das ações da companhia.

Produção nacional de leite dobrará em 12 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100130.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção nacional de leite, que atualmente supera 26 bilhões de litros por ano, tende a crescer continuamente nos próximos anos, anunciou pesquisa divulgada ontem (4/2) pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Segundo o vice-presidente da entidade, Ronaldo Ernesto Scucato, a perspectiva é que o país dobre a produção nos próximos 12 anos sem a necessidade de ampliar a área de exploração pecuária.

Iapar lança novas variedades de feijão mais produtivas e resistentes à seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100128.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Duas novas variedades de feijão preto, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), mais produtivas e resistentes a altas temperaturas, foram lançadas na Escola de Governo ontem (4/3). As variedades de feijão preto IPR Gralha e IPR Tiziu apresentam alto potencial de rendimento e são indicadas para o cultivo orgânico. Essas variedades já estão disponíveis no mercado.

ISA avalia que regras ambientais para financiamentos na Amazônia não afetarão soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100125.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de condicionar a concessão de financiamentos rurais ao cumprimento de critérios ambientais nos cerca de 700 municípios da Amazônia Legal deverá inibir o avanço da exploração predatória da floresta pelos pecuaristas, mas não será tão efetiva em relação aos produtores de soja e madeireiros. A avaliação é da coordenadora da Iniciativa Amazônia do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos.

Produção Integrada de Soja é desenvolvida em escala piloto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100147.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Desde a safra 2006/07, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Emater-PR, e as cooperativas Coopavel, Copacol e Cvale trabalham na elaboração das normas do sistema de Produção Integrada de Soja (PISoja), que estão sendo validadas em escala piloto, em nove pontos do Estado do Paraná.

Conheça a BRS 282: cultivar de soja resistente ao nematóide de galha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100146.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Soja acaba de lançar a BRS 282, cultivar de soja que tem ciclo de maturação semiprecoce, alta capacidade produtiva e resistência ao cancro da haste e aos nematóides de galha, problema que afeta o rendimento da soja. ?Em testes da rede de experimentação da Embrapa e da Fundação Meridional, conduzidos por três anos em 45 pontos, a BRS 282 apresentou rendimento médio de 3.470 kg/ha, o que é 2% acima da média das cultivares com que foi comparada?, explica o pesquisador Antonio Eduardo Pípolo.

Embrapa Soja promove dia de campo em Londrina no próximo dia 7

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100145.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Dia de Campo da Embrapa Soja, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será realizado no próximo dia 7, das 13h30 às 17horas, na Vitrine de Tecnologias da empresa, no distrito da Warta, em Londrina (PR).

Endividamento Rural: Dourados debate dívidas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100141.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O endividamento rural será o tema do debate que acontece no próximo dia 27 de março, no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Dourados (MS). O governo Federal prometeu dar uma resposta definitiva aos produtores rurais com dívidas antigas (Securitização e PESA, Pronaf) até o dia 31 de março.

Arysta LifeScience faz palestra sobre Manejo de Plantas Daninhas na II Tecnocana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100135.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O controle de plantas daninhas na cana-de-açúcar será um dos principais temas da II TecnoCana, que acontece de 5 a 7 de março em São Pedro, interior de São Paulo. O assunto será tratado pela Arysta LifeScience, uma das maiores empresas de agroquímicos do mundo.

Alta Genetics divulga OvinoPlus na Feinco 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100134.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A ovinocaprinocultura não pára de crescer no Brasil e, com ela, crescem também os investimentos em melhoramento genético. Recentemente, a Alta Genetics, inaugurou em Uberaba (MG) uma central de coleta de sêmen exclusiva para caprinos e ovinos. A planta cumpre protocolos sanitários internacionais visando, em breve, a exportação de sêmen da espécie.

A importância do pós-venda dos Ovos Pufa, enriquecidos com Ômega 3

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100133.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Uniquímica é uma empresa de nutrição animal e equipamentos para o agronegócio, portanto, quando abordamos a questão dos ovos enriquecidos com Ômega 3 e Vitamina E, da marca Pufa, o foco não é a venda do produto final, e sim a matéria-prima e os núcleos para o enriquecimento dos ovos, da qual é detentora da tecnologia e líder de mercado. A estratégia utilizada é apoiar as ações de comercialização dos produtores, fornecer ferramentas como material impresso, folders, livros de receitas, disponibilizar a área técnica para participação em congressos, feiras e simpósios, obedecendo a estrutura interna da Empresa em termos de investimento e também do próprio produtor.

Milho: Muda Zoneamento Agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100132.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi divulgada ontem (4/2), no Diário Oficial da União (DOU), a mudança do zoneamento agrícola para a cultura de milho 2ª safra em Mato Grosso do Sul. A solicitação partiu da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). A Portaria nº. 254, de 18 de dezembro de 2007, colocava produtores rurais de alguns municípios numa situação complicada para obter crédito dentro do prazo estipulado pelo zoneamento.

Famasul recebe cônsul norte-americano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100131.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O cônsul para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, Ory Abramowicz, esteve ontem (4/2), na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para conhecer o agronegócio sul-mato-grossense. A área de Abramowicz é Direitos Humanos e Assuntos Indígenas. O cônsul foi recepcionado pelo diretor-secretário da Famasul, Dácio Queiroz, que também é presidente da Comissão de Assuntos Fundiários, Indígenas e Quilombolas da entidade, pela assessora de economia, Adriana Mascarenhas, e pela assessora da presidência, Rosângela Rique Urbieta.

Lula diz que recurso para pesquisa deve ser considerado investimento, e não gasto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100129.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (4/2) que os recursos empregados pelo governo em pesquisas e em ciência não devem ser vistos como gastos, e sim como investimentos. Lula disse ainda que é necessário compartilhar os conhecimentos na área de ciência e tecnologia com os países da América Latina e da África.

Estudo aponta que 96% das terras da Amazônia Legal não são regularizadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100127.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Noventa e seis por cento das terras da Amazônia Legal, que compreende os estados da Região Norte, mais o Tocantins, Mato Grosso e o oeste do Maranhão, pertencem a propriedades ainda não regularizadas no Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A conclusão é de estudo divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que aponta ainda que 31% do território da Amazônia não têm cadastro válido. Essa área soma um 1,580 milhão de quilômetros quadrados, o que equivale ao tamanho do estado do Amazonas.

IBGE avalia que produção de arroz crescerá 8,5% neste ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100126.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil terá uma produção de 12 milhões de toneladas de arroz em 2008, crescimento de 8,5% em relação à safra de 2007 que registrou produção de 11 milhões de toneladas de arroz. A estimativa é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Empresa vinculada ao Centev é pioneira em software fitossociológico e inventário florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100123.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] A empresa DAP Engenharia Florestal, vinculada à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centev da Universidade Federal de Viçosa (UFV), acaba de lançar um novo software capaz de realizar o estudo fitossociológico e o processamento de inventário florestal para floresta nativa. O programa vai funcionar através de um banco de dados via web.

INPI concede primeira patente nacional à UFV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100122.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), por meio da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), informa que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) publicou, no dia 6 de fevereiro, a concessão da carta patente de titularidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV) relativa ao modelo de utilidade MU 8102374-0.

Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpa de Frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28009.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Esta atividade agro-industrial se tornou um grande negócio para o produtor rural, por ser um segmento que exige investimento relativamente baixo e com grande rentabilidade. É uma maneira prática e simples de aproveitar e estocar o excesso de frutas produzidas na safra, para sua comercialização na entressafra. Pode-se, ainda, aproveitar aqueles produtos que não atendem aos padrões de comercialização de fruta "in natura", que são geralmente desperdiçadas na fazenda. Por outro lado, é uma maneira cômoda para o consumidor que passou a manter durante todo o ano, em seu congelador, frutas frescas em forma de polpa.

Como Montar uma Pequena Fábrica de Pizza Congelada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28008.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No Brasil, cresce cada vez mais a demanda no setor de congelados e a pizza é definitivamente o alimento pronto mais consumido. Esta é, portanto, uma excelente opção para quem quer se lançar no ramo de alimentação. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai conhecer todos os aspectos de produção de pizza congelada, desde a instalação da fábrica, os equipamentos necessários, a matéria-prima, a produção das massas, a cobertura e o recheio, os procedimentos de higiene, a escolha do funcionário etc.

Receitas com Mamão: uma boa opção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27558.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta 100 receitas feitas com mamão em seus diversos estádios de maturação. São 21 pratos salgados, 55 pratos doces e 24 tipos de bebidas. Traz ainda informações sobre as características do fruto, estádios de maturação, valor nutritivo e a equivalência de medidas usadas nas receitas apresentadas. Receitas com Mamão; uma boa opção apresenta receitas de pratos para pronto consumo. Entre as receitas, figuram o rocambole de carne com molho indiano, coulis de mamão com mangas grelhadas e o frapê de aveia e mamão.

Receitas com Maracujá: o fruto é sempre bem-vindo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27557.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro reúne 17 pratos salgados, 49 sobremesas e 11 coquetéis. As receitas incluem o maracujá como ingrediente que proporciona um sabor diferente ao prato final, como nas costeletas de porco ao sabor do maracujá e peixe com molho de pitanga e maracujá. Em outras receitas, o fruto é o ingrediente principal, como é o caso do pudim e a torta de maracujá. As receitas apresentadas no livro variam em complexidade de ingredientes e preparo, sendo perfeitas para o gourmet interessado em aprofundar-se no sabor tropical desta fruta versátil em sua forma de utilização.

Pesquisar este blog