Selecione o dia...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cadernos sobre economia rural levarão ensino a agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213090.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cadernos que tratam de temas como a agricultura familiar, sistemas de produção, desenvolvimento sustentável, economia solidária serão distribuídos aos 30 mil agricultores que fazem o ensino fundamental no programa Projovem Campo ? Saberes da Terra. Os mesmos materiais também atenderão os cerca de 29 mil alunos que ingressarão no programa este ano.

Preços agrícolas paulistas têm crescimento superior a 12% em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213087.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista encerrou dezembro com ligeira alta de 0,37%, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice de produtos de origem animal apresentou variação positiva de 0,64%, superior à do índice geral. Já os produtos vegetais subiram 0,27%. Se for excluída do cálculo a cana-de-açúcar, tanto o índice geral como o dos produtos vegetais apresentaram reduções: 1,26% e 3,07%, respectivamente.

Anvisa interdita amendoim com teores tóxicos acima dos permitidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213084.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada ontem (18/1) no Diário Oficial da União (DOU), interditou por 90 dias, a partir de ontem, o lote 33C8 do amendoim produzido pela Indústria de Milho Anchieta Ltda, de Belo Horizonte (MG).

Inscrições abertas para 3º Mostra de Tecnologias Sustentáveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213083.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] As tecnologias sustentáveis desenvolvidas no Brasil, em conjunto com ações inovadoras são ferramentas para enfrentar os problemas econômicos e sociais que ocorrem no Brasil. Nesse sentido, a terceira edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis pretende reunir e difundir informações e conhecimentos sobre o tema, visando o desenvolvimento e a produção dessas tecnologias por indivíduos e organizações públicas ou privadas.

Projeto do palmito juçara gera emprego e renda aos agricultores do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213089.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, visitou o projeto do palmito juçara, desenvolvido pelo Instituto Agronômico do Paraná Iapar) em parceria com a Associação de Pequenos Produtores Rurais e Artesanais de Antonina, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com investimentos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O projeto ainda conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Manejo correto da irrigação garante boa produtividade à lavoura de arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213088.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com a semeadura da safra de arroz 2009/10 finalizada, o produtor volta suas atenções para o desenvolvimento das lavouras. Uma boa prática de manejo na irrigação é importante para garantir boa produtividade. Para a obtenção de bons resultados, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) recomenda que a irrigação das lavouras seja iniciada quando as plantas de arroz estiverem com três a quatro folhas completamente expandidas, o que evita estresses por falta de água.

Comissão do Senado analisará projeto que restringe propaganda de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213086.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para esclarecer melhor os consumidores em relação aos valores nutricionais dos alimentos industrializados, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal examinará projeto para exigir mais clareza nos rótulos e para limitar a publicidade, entre 21 e 6 horas da manhã, no rádio e na TV, de produtos com quantidades elevadas de açúcar e de gorduras. Pelo projeto, essa publicidade será sempre acompanhada de advertência sobre os efeitos colaterais desses alimentos.

Laboratório móvel verifica qualidade de alimentos comercializados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213085.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Sebrae-SP lanço ontem (18/1) um projeto piloto inovador que vai ajudar os donos de micro e pequenos estabelecimentos do varejo que comercializam produtos alimentícios. É o Bact Móvel (veja foto ao lado), laboratório ambulante equipado com instrumentos capazes de verificar a qualidade e a saúde dos alimentos em barracas, casas de carnes e outras unidades de produção e comercialização. A ação também avaliará se os estabelecimentos estão de acordo com a legislação vigente no município.

FAO promove concurso de pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213082.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Termina no próxima dia 31 o prazo para envio de artigos de pesquisa ao II Concurso de Segurança Alimentar e Nutricional através do sitio web da Redsan - www.redsan.org. O concurso selecionará e premiará cinco artigos de pesquisa originais, com prêmios de USS$ 500 a US$ 3 mil, e é promovido pela Rede de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (Redsan) com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Abertas as inscrições para cursos de especialização na Unicentro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213081.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Núcleo de Pós-Graduação (Nupg) Lato Sensu da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) está com inscrições abertas para 24 cursos de especialização para 2010. As inscrições são on-line podendo ser feitas até 28 de fevereiro de 2010.

Pesquisar este blog