Selecione o dia...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Taxação do trigo americano pode aumentar preço do pão em até 10%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213767.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A elevação da taxa de importação do trigo norte-americano, numa retaliação do Brasil a subsídios concedidos pelos Estados Unidos a seus produtores de algodão, já começou a sinalizar que haverá reflexos sobre o preço do pão na cidade do Rio de Janeiro.

Frente Plurissetorial em Defesa da Ciência e Tecnologia é instalada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213775.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "O Brasil acaba de dar um passo importante para que a ciência, tecnologia e inovação possam contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento nacional." A declaração do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, resume a expectativa da Frente Plurissetorial em Defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação, instalada oficialmente no dia 24 de março na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

SuperAgro Minas 2010 amplia espaço para a agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213773.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A agricultura familiar em Minas Gerais se destaca pelos indicadores que sustentam sua importância para o abastecimento da população e pela renda que gera para os produtores. Com quase 1,2 milhão de pessoas envolvidas na atividade, a produção familiar responde por 84% da produção de mandioca, 47% do milho, 30% do café e 32% do feijão, de acordo com o Censo Agropecuário 2006 do IBGE, divulgado em setembro de 2009. Na pecuária, a produção familiar responde por 34% do plantel bovino, 31% do suíno e 28% do avícola, além de representar cerca de 45% da produção de leite do Estado.

Espírito Santo integra Programa de Qualidade do Café da Abic

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213765.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Informar a qualidade do café que está sendo comercializado, permitir a identificação do tipo de grão utilizado por cada marca e garantir ao consumidor a escolha do sabor e o aroma que mais o agradam. Este é o objetivo do Programa de Qualidade do Café, que vai reunir todas essas informações em apenas um 'símbolo' estampado nas embalagens do café ofertado no comércio capixaba.

Uso da terra em questão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213781.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A substituição de 25% da gasolina utilizada no planeta por biocombustíveis ? dos quais o mais cotado é o etanol de cana-de-açúcar ? poderá se tornar uma realidade, satisfazendo boa parte da demanda energética no futuro. Mas muita pesquisa ainda é necessária para calcular com exatidão o impacto desse novo cenário nas mudanças de uso da terra e, consequentemente, na economia.

Embrapa teme que deterioração de outros biomas afete o Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213777.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O pesquisador da Embrapa Pantanal Walfrido Tomás alertou para a necessidade de o novo Código Florestal impedir que a deterioração de um bioma interfira na situação de um outro. Ele participou de audiência pública, realizada no dia 24 de março de 2010, da comissão especial criada para analisar as 11 propostas que pretendem mudar ou revogar o Código Florestal - Lei 4.771/65 - e a Lei de Crimes Ambientais - Lei 9.605/98.

Brasil é o único país latino-americano em conferência sobre algodão na Alemanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213772.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O momento no mercado de algodão é de recessão: os efeitos são sentidos no comércio e na indústria têxtil. É nesse clima que começou no dia 24 de março de 2010, a trigésima Conferência Internacional de Algodão, em Bremen, na Alemanha. Representantes de 40 países se reúnem num momento propício para fazer um balanço: esta é a primeira edição da conferência desde o começo da crise financeira.

Ministro da Educação diz que 45 mil escolas já têm conexão banda larga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213768.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse no dia 24 de março de 2010 depois de reunião na Casa Civil que o cronograma de atendimento do programa Banda Larga nas Escolas está sendo cumprido. Segundo ele, atualmente 45 mil escolas públicas já estão com esse tipo de conexão. Participaram do encontro a secretária executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), das empresas de telecomunicação e dos ministério das Comunicações e do Planejamento.

Cerrado e Pantanal podem ajudar no desenvolvimento sustentável do País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213763.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A formação de pesquisadores especializados na biodiversidade do Cerrado e do Pantanal foi um dos temas principais da abertura oficial da Conferência Regional de Ciência e Tecnologia do Centro-Oeste. O encontro se realizas no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), terminou no dia 23 de março de 2010.

Nanoagri 2010 discute importância da nanotecnologia na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213760.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O International Conference on Food and Agriculture Applications of Nanotechnologies será realizado em São Pedro (SP), de 20 a 25 de junho de 2010, reunindo especialistas de diversos países para discutir a importância da nanotecnologia na agricultura e na produção de alimentos.

Centro Paranaense de Referência em Agroecologia apoia pequeno agricultor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213758.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O anseio da sociedade pelo consumo de alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos levou o Governo do Paraná a investir na estruturação de um local de pesquisa, ensino e extensão em agroecologia. Foi assim que surgiu, há quatro anos, o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), uma empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná que funciona em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba).

Governo de São Paulo cria a Estação Experimental de Agroenergia em Jaú

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213757.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Governo do Estado de São Paulo anunciou no dia 23 de março de 2010, a implantação da Estação Experimental de Agroenergia da Universidade de São Paulo (USP) em Jaú, região noroeste do Estado, que servirá de apoio a pesquisas nacionais e internacionais em bionergia.

Pesquisar este blog