Selecione o dia...

terça-feira, 24 de junho de 2008

Especialistas avaliam que legislação agrária brasileira está ultrapassada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101409.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A legislação agrária brasileira não é ruim, mas está ultrapassada, disseram ontem, dia 23, participantes do 1º Seminário Estadual de Direito Agrário, realizado em São Paulo. Pesquisadores e autoridades discutiram assuntos como reforma agrária, desapropriação e distribuição de terras.

Crise de alimentos é chance para o país se recolocar no mercado externo, avalia economista da FGV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101405.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Enquanto o aumento na produção agrícola pode ter um efeito reduzido no controle da inflação (leia mais abaixo)pode, em contrapartida, ser uma boa opção para o reposicionamento do Brasil no mercado internacional. A opinião é do economista Salomão Quadros, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e responsável técnico pelos índices econômicos medidos pela instituição.

Publicada no Diário Oficial lei que regulamenta contratação temporária de trabalhador rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101403.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Lei n.º 11.718 (clique no título ao lado para acessar a lei - arquivo PDF, 269 Kb), que regulamenta a contratação temporária de trabalhador rural, foi publicada na edição de ontem (23/6) do Diário Oficial da União. De acordo com o texto, o produtor rural poderá contratar mão-de-obra temporária por, no máximo, dois meses por ano. São assegurados ao trabalhador rural contratado por pequeno prazo, além de remuneração equivalente à do trabalhador rural permanente e os demais direitos de natureza trabalhista.

Embrapa Tabuleiros Costeiros comemora 33 anos com lançamentos de cultivares e publicações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101398.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE) comemora seus 33 anos no próximo dia 27, com a realização de diversas ações que reforçam o seu compromisso de gerar tecnologias para diferentes segmentos da sociedade. A cerimônia de aniversário terá início às 9h com o lançamento de cultivares e de publicações; entrega de minibibliotecas e a assinatura do contrato de parceria tecnológica com a empresa Maratá para a produção e comercialização do produto Curadermite. O evento contará com a presença do diretor da Embrapa José Geraldo Eugênio de França, do chefe-geral da Unidade, Edson Diogo de Tavares, representantes de instituições parceiras e dos empregados. A cerimônia acontece no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, localizada na avenida Beira Mar, 3250, Bairro Jardins, Aracaju.

Embrapa visita Venezuela para consolidar parceria em avicultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101413.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Conhecer a dinâmica de produção da Venezuela e propor o dimensionamento de sistemas de avicultura para a agricultura familiar são os objetivos de pesquisadores e técnicos da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que embarcaram no dia 22 de junho para aquele país. "Vamos estudar a implantação de projetos de avicultura para atender demanda de pequenos agricultores. A princípio, são cinco projetos, com abate de até mil aves/hora. Um sistema pequeno, para mercado localizado e que integrará as Unidades de Produção Socialista do país", explicou o pesquisador Gilberto Schmidt.

Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves representa o Brasil no 13° Ramiran

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101412.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), representou o Brasil durante a 13ª Conferência Internacional Ramiran (Network on Recycling of Agricultural, Municipal and Industrial Residues in Agroculture), que ocorreu de 11 a 14 de junho, em Albena, na Bulgária.

Efeito das geadas em MS e PR já reflete no preço do milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101411.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O efeito das geadas que atingiram as lavouras de milho safrinha dos municípios da região centro-sul de Mato Grosso do Sul, e algumas, no estado do Paraná, contribuiu para o aumento da cotação do produto, nos negócios realizados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF). No fim da última semana, a saca do milho chegou a ser comercializada a R$ 30,00, tendo se estabilizado em R$ 28,00, ontem (23/6). As informações são do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Corrêa Riedel.

Famasul e Senar adotam idéias para reduzir impacto ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101410.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O consumo consciente e a adoção de práticas que diminuam a agressão ao meio ambiente são preocupações diárias na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional (Senar-AR/MS). No último dia 20, os colaboradores das instituições foram apresentados ao programa Meu Ambiente, um incentivo à preservação ambiental.

Câmara vota amanhã norma para demarcação de terras indígenas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101408.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados se amanhã (25/6) e pode votar o Projeto de Lei 490/07, que autoriza a demarcação de terras indígenas exclusivamente por meio de lei. Atualmente, o governo federal institui a demarcação por meio de ato da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Educação Ambiental para preservar Bacia de Furnas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101406.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Preservar um dos maiores reservatórios de água do Brasil, que tem uma área inundada de 1.400 km² e 3.500 km de perímetro, e abrange 34 municípios de Minas Gerais, com população em torno de 800.000 habitantes. Esse é o objetivo da criação da Escola do Lago, no município de Carmo do Rio Claro, Sudoeste mineiro. A ação começa no próximo mês e é uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Copasa, a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e a prefeitura local.

Empresários do setor de máquinas agrícolas espera sinalização do governo para investir

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101404.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A indústria de máquinas e equipamentos agrícolas espera uma sinalização mais forte do governo federal para investir na contratação e formação de mão-de-obra com o objetivo de atender à demanda que pode ser gerada com os investimentos que serão anunciados no início de julho para a agricultura.

Lapidação de Pedras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28229.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O mercado de lapidação de pedras ornamentais, tanto as preciosas como as semi-preciosas, é muito atraente, tornando a profissão do lapidário rentável, exigindo baixíssimo investimento inicial. O tempo de retorno financeiro vai depender só da rapidez com que você fará o seu nome no mercado. Neste curso constituídos de Filmes, em DVD, e Manuais Interativos, é abordado os seguintes assuntos: instalação e equipamentos necessários; os materiais; lapidações básicas: processos de lapidação de pedra bruta até estar pronta para comercialização de pedras na forma quadrada, retangular, oval, em forma de navete, de lágrima e de triângulo; e, técnicas de lapidação mais sofisticadas.

Kit Voleibol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28228.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Ensina os fundamentos: Saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. Aborda idéias de exercícios e processos pedagógicos que servirão como suporte para professores e técnicos que trabalham com iniciação ao voleibol, contribui com o processo de ensino, aprendizagem do treinamento dos fundamentos do voleibol.

Estes videocursos teve a coordenação técnica do professor Marcelo Mesquita que é licenciado em Educação Física e especialista em treinamento esportivo pela UFMG. É também técnico de Seleções Mineiras de Voleibol.

Fazendo pães caseiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27780.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Muitas pessoas consideram o ato de fazer pães uma verdadeira arte. O livro mostra, através de receitas simples, acessíveis e saborosas, que fazer pães não requer habilidades extraordinárias, basta ter à disposição os ingredientes necessários, um pouquinho de paciência e boa vontade. A Embrapa Trigo disponibiliza nesta obra, receitas de pães salgados e doces, na certeza de contribuir com uma alimentação mais saudável e nutritiva, desta forma ao leitores podem fazer pães para momentos especiais ou variações para o dia-a-dia. Publicação de fácil leitura e todas as receitas são ilustradas com belas fotos.

Utilização de sistema camalhão em várzea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27779.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural.

Pesquisar este blog