Selecione o dia...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MEC define os recursos para a qualificação do jovem agricultor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211488.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os 26 estados e o Distrito Federal já podem enviar, ao Ministério da Educação (MEC), projetos político-pedagógicos com metas de qualificação profissional de jovens agricultores (de 18 a 29 anos). O prazo vai até 30 de setembro. Para todo o país, o programa Projovem Campo - Saberes da Terra oferece, este ano, 24 mil vagas.

Página eletrônica facilita a compra de produtos da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211485.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou uma página na internet que auxilia agricultores, gestores públicos e nutricionistas na compra da merenda escolar. O ministério é parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na implementação da regra que determina a compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. A página eletrônica tem informações sobre a nova lei, dados da agricultura familiar e da alimentação escolar em todo o país, como se faz para adquirir os produtos familiares sem necessidade de licitação, entre outros dados.

Inpa oferece 126 vagas para mestrado em Agricultura. Inscrições até 30/9

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211484.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) recebe inscrições para Programa de Pós-graduação 2010. São 93 vagas reservadas para brasileiros, outras 18 para estrangeiros e 15 sem restrição de nacionalidade. Interessados podem se candidatar até 30 de setembro, no site da Divisão de Apoio Operacional da Coordenação de Capacitação. O valor da inscrição é R$ 40.

Senar faz pesquisa no campo para conhecer realidade rural de SC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211483.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma grande pesquisa orientada para a finalidade de conhecer a realidade social das famílias rurais e propor ações e serviços que visem a melhoria da qualidade de vida no campo está sendo desenvolvida em todas as regiões catarinenses sob coordenação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), organismo vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Reserva Legal: a insustentabilidade econômica e social do setor produtivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211487.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] A pretendida e descabida ampliação das áreas de proteção permanentes (APPs), caminho que o país pretende percorrer, é a contramão da realidade financeira internacional e terá como consequência inevitável a insustentabilidade econômica e social do setor produtivo primário brasileiro. Os números que irei disponibilizar aqui são alarmantes, para não dizer trágicos. Indicam claramente a ruína do agronegócio brasileiro, com gravíssimas consequências para toda a economia do país. Chamo a atenção para o perigo que está rondando o Brasil neste exato momento.

Brasil "exporta" portal de software público para América Latina e Caribe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211486.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um projeto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com o Ministério do Planejamento brasileiro vai selecionar de dois a cinco países da América Latina e Caribe para os quais serão criados portais de compartilhamento de softwares semelhantes ao Portal do Software Público Brasileiro.

Envio de trabalhos sobre girassol tem data prorrogada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211482.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O prazo para submissão de trabalhos científicos, na forma de resumo expandido, para a XVIII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e do VI Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol, que terminava no dia 17, foi prorrogado para o dia 21 de agosto.

Vendas pela internet crescem 27% no primeiro semestre de 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211481.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O comércio eletrônico cresceu 27% no primeiro semestre deste ano, comparado ao resultado de igual período de 2008, com faturamento de R$ 4,8 bilhões. Livros e assinaturas de revistas e jornais continuam liderando as vendas pela internet, seguidos por produtos de saúde, beleza e medicamentos, informática e eletrodomésticos.

Ministério aprova zoneamento para cultivo do café no Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211480.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovou o zoneamento agrícola para a cultura de café safra 2009 no estado do Espírito Santo. O zoneamento consiste na identificação de áreas aptas para o plantio, de forma a maximizar os resultados e minimizar as perdas. A Portaria 191 foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 18.

ABRATURR promove o Seminário Nacional de Turismo Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211479.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A sexta edição da Feira Nacional de Turismo Rural acontece entre os dias 21 e 23 de agosto, no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), e traz em sua programação o Seminário Nacional de Turismo Rural (Senatur), um seminário técnico com palestras, oficinas e lançamentos de livros, promovido pela Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR), com apoio do Ministério do Turismo.

Pesquisar este blog