Selecione o dia...

sábado, 5 de janeiro de 2013

Governo altera regras para pulverização aérea de agrotóxicos em lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223958.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A aplicação aérea de agrotóxicos que contenham imidacloprido, tiametoxam, clotianidina e fipronil em culturas como soja e algodão será flexibilizada de acordo com o ciclo de cada região do país. O uso dos produtos, entretanto, só será permitido em casos onde a aviação agrícola é considerada essencial.

Desaceleração na Argentina reduz exportações brasileiras em 20%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223963.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A desaceleração da economia na Argentina fez as exportações brasileiras ao país caírem 20,7% em 2012, segundo consultorias econômicas de Buenos Aires. Entre os setores mais afetados estão os de autopeças, máquinas agrícolas e eletrônicos.

Floresta Amazônica já possui espécies com garantia de extinção até 2050

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223960.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Não é de hoje que o impacto ambiental causado na Floresta Amazônica pelas ações humanas (chamadas de antrópicas) é motivo de preocupação. Perda de hábitat, mudanças climáticas e a presença de espécies invasoras são o resultado do desmatamento na região. Recentemente um novo alerta foi dado: segundo o artigo publicado por pesquisadores britânicos em julho de 2012 na revista Science, até 2050 a Floresta Amazônica perderá grande parte de seu habitat.

Cadastro obrigatório do novo Código Florestal pode ser liberado em maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223957.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Com a finalização da reforma do Código Florestal em 2012, após quatro anos de acirrados debates no Congresso, a expectativa no campo se volta para a liberação dos instrumentos para implementação das novas regras. O primeiro desses instrumentos, o sistema informatizado do Cadastro Ambiental Rural (CAR), será obrigatório para todos os proprietários rurais e poderá estar disponível na internet a partir de maio de 2013.

Seguro para pequeno agricultor já vale para todo o país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223965.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Os cerca de 1,6 milhões de agricultores brasileiros que plantam para sua subsistência e de suas famílias poderão contar com seguro no valor de R$ 760, do programa Garantia-Safra, se perderem a safra por seca ou excesso de chuva. Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 28 de dezembro de 2012 a ampliação do programa para todo o país, e não apenas para o semiárido, como era até então.

Em 2012, alimentos subiram o dobro da média inflacionária em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223964.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, fechou o ano de 2012 em alta de 5,1%. Dos sete grupos pesquisados, o de alimentação foi o que mais pressionou a taxa ao longo do ano, com aumento de 10,2%.

UERGS oferece 1180 vagas em sete regiões para ingresso em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223962.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) está oferecendo 1180 vagas para o ingresso no primeiro semestre de 2013 em 32 cursos, nas sete regiões do Estado onde a Universidade está presente. Do total de vagas, metade é reservada para candidatos com baixa renda familiar e 10% para pessoas com deficiência.

João-de-barro constrói ninho em local inusitado em Tucunduva no RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223961.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A natureza muitas vezes surpreende com cenas e cenários curiosos. O joão-de-barro, ave muito comum no noroeste do Rio Grande do Sul, chama a atenção pelo empenho na construção do lar que abrigará sua família. São dias movendo terra, palha e gravetos para a construção. O resultado final é uma casa de barro, resistente às intempéries. Além da escolha da matéria-prima adequada, geralmente as casas são construídas no alto de postes, edificações e árvores, distantes de possíveis ameaças.

Diário Oficial publica lista de feriados e pontos facultativos em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223959.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O Ministério do Planejamento divulgou ontem (04/01/13) o calendário de feriados e pontos facultativos de 2013 para os servidores públicos federais. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, define que nestas datas deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais ao cidadão. No total, são nove feriados nacionais -- quatro deles em final de semana -- e sete pontos facultativos.

Férias saudáveis com alimentos orgânicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223966.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Dias quentes e altas temperaturas marcam o verão no Brasil, período também de férias, recessos escolares e viagens ao litoral. Para aproveitar o sol e calor de forma segura, especialistas recomendam bastante água, verduras e frutas (fonte de vitaminas e sais mineiras). O consumo de alimentos orgânicos surge como aliado à alimentação saudável. Resultado de uma produção sem uso de agrotóxicos e que respeita os aspectos ambientais, sociais e culturais, hoje já é diversificada a produção: frutas, verduras, mel, cereais, farinhas e doces produzidos a partir de matérias-primas sem o uso de agrotóxicos.

Pesquisar este blog