Selecione o dia...

quarta-feira, 19 de março de 2008

Governo suspende novas inclusões de estabelecimentos rurais aprovados no Sisbov

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100288.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde ontem (18/3), está suspensa a inclusão de novos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras), na base nacional de dados do serviço brasileiro de rastreabilidade. A medida foi anunciada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Inácio Kroetz, aos representantes das empresas certificadoras, durante reunião no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Pesquisadores do IEA avaliam desempenho do agronegócio na balança comercial paulista de 1997 a 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100287.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma economia competitiva e moderna, também no agronegócio, em que nas exportações prevalecem os produtos com agregação de valor e, nas importações, a aquisição de elementos que movimentam a agroindústria de bens de capital e insumos.

Brasil e EUA firmam parceria na construção de uma base de dados para recursos genéticos animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100282.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o USDA - Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e o Ag-Canada (Agriculture and Agri-Food Canada) vão unir esforços na construção de um banco de dados sobre os recursos genéticos animais existentes nos três países. Hoje, o analista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Eduardo Cajueiro, embarca para Fort Collins, nos EUA, onde está localizado o National Center for Genetic Resources Preservation, do USDA. Cajueiro permanecerá seis meses interagindo com analistas americanos e canadenses naquela instituição, que já vem colaborando com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no âmbito do Labex-EUA.

Faep defende maior participação de lideranças rurais na política nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100277.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No último dia 17, membros das 12 comissões técnicas da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) reuniram-se no Hotel Lizon, em Curitiba, para discutir questões relacionadas ao setor produtivo e elaborar um planejamento estratégico para a entidade. O evento, que contou com cerca de 220 participantes, também serviu para que cada comissão técnica fizesse sua programação anual.

Palestra em Dourados esclarece produtores sobre dívidas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100303.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em uma palestra direcionada a produtores rurais, advogados, acadêmicos de cursos de direito, mas que é também de interesse de toda a sociedade, o advogado Carlos Alberto Pereira, especialista em contratos de Execução e Revisão Judicial abordará diversos aspectos relacionados ao endividamento agrícola e renegociação dessas dívidas. O evento acontecerá no dia 27 de março, às 19h30, na Seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Dourados (MS).

Crise americana terá impacto pesado sobre países emergentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100299.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A crise provocada pelas hipotecas imobiliárias de alto risco nos Estados Unidos (subprime) terá reflexos no Brasil em curto e médio prazo, tanto pelo lado financeiro como pelo comercial. A análise foi feita à Agência Brasil pelo professor Luiz Filgueiras, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Brasil e União Européia querem aprofundar parceria estratégica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100297.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O mal-estar diplomático gerado nos últimos meses pelo embargo europeu à carne brasileira e pelas restrições impostas pela Espanha à entrada de brasileiros não deve impedir que Brasil e União Européia aprofundem a parceria estratégica firmada em julho do ano passado. Pelo menos essa é a expectativa do Itamaraty. Ontem (19/3), o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, estave em Brasília para encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Câmara aprova MP sobre aposentadoria do trabalhador rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100296.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de mais de sete horas de obstrução da oposição, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto principal da Medida Provisória 385/07, que prorroga o prazo para o trabalhador rural autônomo, enquadrado como segurado contribuinte individual, requerer sua aposentadoria por idade no valor de um salário mínimo.

Plano para desenvolver setor agropecuário recebe sugestões até o fim do mês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100294.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) recebe até o final de março avaliações e propostas voltadas ao desenvolvimento do setor agropecuário. O órgão enviou cartas com pedido de sugestões a mais de 200 entidades de classe e organismos representativos do setor, com o objetivo de receber contribuições para a elaboração do Plano Agrícola e Pecuário 2008/2009.

Frustração de safra volta a ser debatida em Dourados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100292.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com o intuito de buscar as causas sobre as perdas de produtividade nas lavouras de soja da safra 2007/2008, principalmente na região compreendida entre os municípios sul-mato-grossenses de São Gabriel do Oeste e Naviraí, equivalente a uma área de cerca de 1.200.000 ha, a Fundação MS promove, dia 19, às 13h30, na sede do Sindicato Rural de Dourados (MS), uma reunião com os assistentes técnicos do estado com pesquisadores da Embrapa Soja, Embrapa Agropecuária Oeste, Coodetec, além do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

Projeto facilita o trabalho dos produtores no manejo dos rebanhos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100291.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de mostrar ao produtor rural a importância e grande utilidade de se fazer o registro de todas as atividades relacionadas ao manejo dos animais dentro das propriedades, será lançado, no próximo dia 24 de março, às 14 horas, na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), o Projeto Registrar, como uma das atividades integrantes do Programa Sanidade sem Fronteiras.

Mato Grosso quer instalação do centro de pesquisa da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100290.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram com representantes do Governo de Mato Grosso e do setor privado, para discutir o desenvolvimento das pesquisas e transferência de tecnologia nas áreas da pecuária de leite, pecuária de corte, suinocultura, avicultura e recuperação de pastagens degradadas. Durante a reunião, os participantes vão elaborar uma proposta de trabalho que será apresentada ao governador Blairo Maggi. O evento está sendo realizado na Famato e será encerrado hoje (19/3).

Adab libera exportação da banana produzida na Bahia para a Argentina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100289.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Bahia, maior estado produtor de banana do país, já está apta a exportar banana para a Argentina. Segundo determinação do Mercosul, nos requisitos fitossanitários para comercialização de banana entre os países integrantes do bloco, é exigido um laudo que ateste a ausência do Bradinothrips musam. Este laudo passará a ser emitido por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada a Secretaria de Agricultura (Seagri).

Desafios para milho e sorgo movimentarão congresso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100276.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Discutir o ótimo momento vivido pela cultura do milho e as possibilidades do sorgo. Fazer isso relacionando os debates aos temas agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas, considerados grandes e inovadores desafios. Esta é a proposta do XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, marcado para o período entre 31 de agosto e 4 de setembro em Londrina, no Paraná.

Confinamento para Gado de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28037.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Modalidade que garante alta produção e maior lucratividade, mas, exige um sistema bem estruturado, uso de técnicas adequadas e bom gerenciamento. São abordados os seguintes assuntos: o sistema de confinamento; categorias animais; tipos de instalações para confinamento; confinamento em piquetes; repouso coletivo; baias individuais; free stall; instalações complementares; manejo de dejetos; e, fatores importantes na produção de leite em confinamento. E ainda informações sobre: automatização e informatização no manejo; manejo alimentar e produção de alimentos.

Confecção de Histórias de Flanelógrafo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28036.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] - Fundamentado no referencial curricular nacional. Curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos que tem como objetivo auxiliar o professor no trabalho de confecção e escolha de textos para histórias de flanelógrafo. São abordados os seguintes assuntos: o flanelógrafo; modalidades de histórias; seleção de histórias; como preparar as gravuras; a linguagem do flanelógrafo; como contar as histórias; e, como guardar as histórias.

Frutas do Brasil - Maçã Fitossanidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27586.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A maçã é a fruta de clima temperado mais importante comercializada como fruta fresca, tanto no contexto internacional quanto no nacional e está entre as seis frutas de maior volume comercializado no país, tendo apresentado um consumo per capita de 5,30 kg. Quanto à exportação, o Brasil tem grande potencial de ocupação de espaços no mercado internacional, tendo em conta as características organolépticas da maçã brasileira.

Frutas do Brasil - Maçã Produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27585.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A maçã é a fruta de clima temperado mais importante comercializada como fruta fresca, tanto no contexto internacional quanto no nacional e está entre as seis frutas de maior volume comercializado no país, tendo apresentado um consumo per capita de 5,30 kg. Quanto à exportação, o Brasil tem grande potencial de ocupação de espaços no mercado internacional, tendo em conta as características organolépticas da maçã brasileira.

Pesquisar este blog