Selecione o dia...

sábado, 23 de janeiro de 2010

Estudo aponta o Brasil como a 5ª economia mundial em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213130.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil será a quinta maior economia do mundo já em 2013, pelos cálculos da PricewaterhouseCoopers, divulgados dia 21, em Londres. Até lá, o País terá ultrapassado gigantes como Alemanha, Reino Unido e França. Os prognósticos econômicos indicam ainda que até 2020 o Produto Interno Bruto (PIB) do grupo de sete maiores emergentes - chamado E-7 e formado por China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia - será maior do que o do G-7. Cinco das 10 maiores economias, até 2030, serão países hoje tidos como emergentes.

Ministério da Agricultura apresenta proposta para novo Sisbov

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213128.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na reunião do Conseagri, realizada no último dia 21, a equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apresentou os motivos que levaram a mudanças no Sisbov.

Epamig desenvolve pesquisa pioneira da cadeia produtiva da macaúba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213126.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa pioneira realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estuda a cadeia produtiva da segunda maior planta produtora de óleo do mundo, a macaúba. O estudo é desenvolvido por meio do projeto Emergência de arranjos produtivos de oleaginosas perenes, no cerrado brasileiro: o caso da cadeia produtiva do biodiesel da macaúba no município de Montes Claros - MG, aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelo pesquisador da Epamig, José Carlos Fialho.

Minas Gerais poderá exportar carne bovina para a China a partir deste ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213124.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Minas Gerais poderá retomar este ano as exportações de carne bovina para a China. A informação foi dada pela embaixada do Brasil em Pequim ao secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues. O documento assinado pelo embaixador Clodoaldo Hugueney informa que o Estado foi reconhecido pelas autoridades chinesas como área livre de febre aftosa. Outros 15 estados e o Distrito Federal também obtiveram o reconhecimento, segundo os critérios da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

MT comemora índice de 99,82% na campanha de vacinação da febre aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213129.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) divulgou ontem (22/1), durante a comemoração dos 14 anos sem o registro de casos da doença em Mato Grosso, na sala de reuniões da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), o resultado da campanha da 3ª etapa da vacinação contra febre aftosa, realizada em novembro de 2009, onde foram anunciados a imunização de 27.247.018, ou seja 99,82% de animais de todo rebanho mato-grossense que é de 27.294.923, que apontou um crescimento no plantel de 5% (1,2 milhão).

Gripe suína já matou mais de 14 mil pessoas em todo o mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213127.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Organização Mundial da Saúde divulgou ontem (22/1) o mais recente boletim sobre a situação da gripe A(H1N1) no mundo. Segundo a OMS mais de 14 mil mortes foram registradas até o dia 17 de janeiro em 209 países, comunidades e territórios internacionais.

Certificação de cachaça em Minas alcançou 133 marcas em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213125.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promoveu a certificação de 133 cachaças, de 107 alambiques, em 2009. Das marcas licenciadas, 29 são cachaças orgânicas, produzidas sem a utilização de agrotóxico e adubos químicos, 74 são convencionais, e quatro são produzidas pelo sistema SAT, sem agrotóxicos, porém com adubos. A expectativa para 2010 é que 150 marcas sejam certificadas, meta prevista no Projeto Estruturador Certifica Minas, gerenciado pelo Instituto.

ITCP da USP qualifica agricultores familiares em Parelheiros, São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213123.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Há um ano, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade de São Paulo (USP), por meio do projeto Mãos e Mentes, realiza um trabalho de qualificação com agricultores da região de Parelheiros (Zona Sul de São Paulo). São duas as metas imediatas: prepará-los para a produção de alimentos de maneira orgânica (aplicando princípios da agroecologia) e deixá-los aptos a comercializarem esses produtos do modo mais lucrativo possível.

Armazenamento e transporte afetam agronegócio do mamão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213122.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O armazenamento do mamão em caixas de papelão seria mais interessante para o agronegócio do setor e, conseqüentemente, para as exportações, indica estudo apresentado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. Outra constatação é que testes sensoriais mostraram que os frutos acondicionados nas caixas de papelão e transportados em caminhões refrigerados foram preferidos por 90% dos provadores.

Pesquisa da UnB mede impacto da agropecuária no meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213121.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa realizada na Universidade de Brasília (UnB) mostra que o modelo de desenvolvimento agropecuário existente no país pode se tornar insustentável no longo prazo devido aos impactos que produz sobre o meio ambiente. Como a economia do país depende fortemente da agropecuária ? setor responsável por cerca de 30% do PIB -, os prejuízos sociais e ambientais podem repercutir para toda a sociedade. O estudo foi realizado pelo biólogo Diego Pereira Lindoso para obtenção do título de mestre no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB.

Pesquisar este blog