Selecione o dia...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Frigoríficos se comprometem com desmatamento zero na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212004.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A organização não governamental Greenpeace assinou ontem (5/10) com os frigoríficos Marfrig, Bertin, JBS-Friboi e Minerva, os maiores do país, um compromisso para que estas empresas não comprem mais carne de produtores que contribuem com o desmatamento da floresta. Segundo a entidade, 80% das áreas desmatadas na Amazônia são ocupadas pela pecuária.

Projeto Sistema Agroflorestal Cambona 4 ganha Prêmio Expressão de Ecologia 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212006.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Editora Expressão divulgou no dia 2 de outubro os vencedores do 17º Prêmio Expressão de Ecologia. O Consórcio Machadinho com o Projeto Sistema Agroflorestal Cambona 4 foi o grande vencedor na categoria Manejo Florestal. O Sistema premiado é um projeto que integra o Programa Florestal e Ambiental do Nordeste Gaúcho.

Acordo entre indígenas e o MPF permite criação de gado em terra indígena

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212003.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um acordo firmado entre indígenas e o Ministério Público Federal (MPF) no Tocantins permite agora a criação de gado dentro do Parque Indígena do Araguaia, na Ilha do Bananal. No ano passado, 100 mil cabeças de gado foram retiradas da Ilha do Bananal, onde vivem cerca de 3.500 indígenas que arrendavam áreas a não índios para serem usadas como pasto.

Anvisa apreende 1 milhão de quilos de agrotóxicos na Syngenta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212000.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cerca de 1 milhão de quilos de agrotóxicos com irregularidades e adulterações, na fábrica da empresa Syngenta, de origem suíça, em Paulínia (SP). Os problemas foram encontrados após fiscalização da Agência, realizada na última semana.

Nova vitrine para a ciência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212007.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A ciência brasileira acaba de ganhar mais um veículo para sair dos laboratórios. É a revista Unesp Ciência, que será distribuída nas unidades da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em instituições de ensino e pesquisa. O conteúdo também está inteiramente disponível no site www.unesp.br/revista.

Embrapa apresenta tecnologia de controle biológico de pragas na Inovatec 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212005.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Visitantes da Inovatec 2009 (5ª Feira de Inovação Tecnológica) poderão conhecer o processo de controle biológico de pragas desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Presidente Lula visita a Bélgica em busca de parcerias e apoio internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212002.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante os dois dias de visita a Bruxelas, o presidente Luiz inácio Lula da Silva busca apoio e parcerias com o governo belga. No último dia 4, durante encontro com o primeiro-ministro do país, Herman van Rompuy, Lula assinou acordos de cooperação e pediu apoio para temas internacionais nos quais os dois países têm interesse.

Brasil passa a ser credor do FMI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212001.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem (5/10) formalmente na Turquia que o Brasil vai adquirir US$ 10 bilhões em bônus do Fundo Monetário Internacional (FMI). Após a revisão, o acordo será encaminhado à Diretoria Executiva do fundo para aprovação. Pela primeira vez, na história, o Brasil passa à condição de credor do FMI, em vez de devedor.

Meta da Emater-MG é inscriver 14 mil produtores no Aquisição de Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211997.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Cerca de 14 mil agricultores de 400 municípios de Minas Gerais estarão, até o final deste ano, com mercado garantido para seus produtos. Essa é a meta da atuação da Emater-MG no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os extensionistas da Emater-MG servem de ponte para os produtores se beneficiarem, pois orientam na documentação necessária para a participação no programa, na produção agropecuária e nas normas de comercialização.

Emater-MG ajuda na implantação de assistência técnica rural na África

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211996.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os produtores rurais da República Democrática de São Tomé e Príncipe, na África, receberão assistência técnica e serviços de extensão rural baseados no modelo aplicado em Minas Gerais. Para isso, um termo de cooperação entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, e o Governo do país africano, foi assinado em setembro. Pelo documento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) ficam responsáveis pela estruturação do Programa Nacional de Extensão Rural (Proner) em São Tomé e Príncipe.

Pesquisar este blog