Selecione o dia...

sábado, 7 de novembro de 2009

IBGE corrige índice de concentração fundiária divulgado em setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212340.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que houve um erro na divulgação do índice de concentração fundiária (Gini) brasileiro, no Censo Agropecuário de 2006, publicado em 30 de setembro pela instituição. Segundo o IBGE, o índice divulgado anteriormente era de 0,872. No entanto, o valor real do índice é de 0,854.

Embrapa Américas será instalada no Panamá no primeiro semestre de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212338.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Panamá vai sediar a mais nova representação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no exterior. Esse novo braço da estatal brasileira, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apoiará iniciativas voltadas ao desenvolvimento de competências, à segurança alimentar e à garantia da pauta de exportação, entre outros pontos, no México, América Central, Caribe e Região Andina.

Edital seleciona projetos inovadores em ensino e extensão rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212335.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A falta de informação especializada é um dos gargalos enfrentados pelos pequenos produtores rurais. Com o objetivo de minimizar essa questão, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) juntamente com parceiros abriu inscrições para seleção de projetos inovadores no ensino e aprendizagem em extensão rural, por meio do edital MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater Nº 033/2009.

Ministro da Agricultura defende o uso de hidrovias para o transporte de soja de MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212334.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O custo com transporte da soja produzida no norte de Mato Grosso para o Porto de Santos ou Paranaguá pode ser reduzido em um quinto, se for feito por meio de hidrovias. A avaliação é do ministro da agricultura, Reinhold Stephanes, ao chegar ao I Fórum sobre Hidrovia: A contribuição do Transporte Hidroviário ao Meio Ambiente, organizado pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados.

Campina Grande sedia Congresso Nordestino de Engenharia Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212351.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Campina Grande, na Paraíba, recebe mais um importante evento voltado à discussão de temas relevantes para o Semiárido Brasileiro. Trata-se do II Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (Coneflor), que acontece de 9 a 15 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

Campina Grande sedia Congresso Nordestino de Engenharia Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212350.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Campina Grande, na Paraíba, recebe mais um importante evento voltado à discussão de temas relevantes para o Semiárido Brasileiro. Trata-se do II Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (Coneflor), que acontece de 9 a 15 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

Adaptação das plantas de pinhão manso domina interesse dos pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212339.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Duzentos trabalhos foram selecionados pela Comissão Organizadora do I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso, para publicação e posterior apresentação através de pôster. Com 58 resumos aceitos, a linha temática Ecofisiologia, nutrição mineral e irrigação apresentou maior volume de trabalhos.

Apicultura brasileira terá novo patamar de qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212337.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A produção de um mel de qualidade não depende apenas do trabalho das abelhas e da coleta pelo homem. São necessários critérios de segurança que façam com que o consumidor deguste o alimento sem correr riscos. Por isso, especialistas do Sebrae, Senac, Sesi, Sesc e Senai elaboraram os Manuais de Boas Práticas e de Segurança e Qualidade para a Apicultura. A apicultura é o primeiro segmento que receberá um atendimento ponta a ponta do Programa Alimentos Seguros. Os manuais serão distribuidos nos próximos dias.

Santa Catarina cria o Instituto Nacional para carne suína

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212336.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma iniciativa pioneira no Brasil terá reflexos no fortalecimento de uma das maiores cadeias produtivas do país: a criação do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS). Uma comissão provisória para formação desse Instituto convocou uma assembléia para ontem, dia 6 de novembro, no Centro de Inovação e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

19,5 milhões de brasileiros tiveram ascensão de renda desde 1995

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212333.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Cerca de 13,5 milhões de brasileiros saíram da base da pirâmide social e econômica e passaram para o nível intermediário de renda de 1995 a 2008, segundo dados da pesquisa Trajetória da Mudança na Identidade e na Estrutura Social brasileira, divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Outros 6 milhões passaram para o nível superior de renda. A pesquisa divide a pirâmide em três extratos de renda: base, intermediário e superior.

Mantega: Brasil deverá ter crescimento anualizado acima de 8%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212332.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deverá crescer acima de 8% no terceiro simestre deste ano, considerando os dados anualizados. A previsão foi feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Londres, ao participar do seminário Investindo no Brasil, promovido pelos jornais Financial Times e Valor Econômico.

Sancionado lei que cria nova universidade federal no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212331.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente em exercício, José Alencar, sancionou no último dia 5 a lei que criou a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. A instituição será formada pelos campi das universidades federais do Pará e da Amazônia (Ufa-Tapajós), ambos localizados em Santarém.

Pesquisar este blog