Selecione o dia...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Índios dizem que não desocupam áreas da Raposa Serra do Sol, em Roraima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102149.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os 18 mil índios que vivem na Terra Indígena Raposa Serra do Sol não deixarão de ocupar nenhuma área dos 1,7 milhão de hectares da reserva, mesmo que o Supremo Tribunal Federal decida hoje (27/8) pela ilegalidade da demarcação contínua e autorize a permanência de arrozeiros e famílias de agricultores brancos na área. A afirmação foi feita ontem (26/8) pelo coordenador-geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Dionito José de Souza.

Campanha vai incentivar participação de mulher na política

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102150.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil está entre os países com menor participação de mulheres na vida política. O último levantamento da União Interparlamentar - instituição criada em 1889 ? revelou que apenas 12,3% das mulheres ocupam o Congresso Nacional, num país em que elas representam mais de 50% da população.

Emater/RS-Ascar prepara Caminhos da Integração para Expointer 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102147.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] "Agricultura Familiar sua Diversidade e Sustentabilidade" é o tema que será abordado na Expointer deste ano no espaço Caminhos da Integração, que reúne projetos desenvolvidos pela Emater/RS-Ascar, Fepagro e UFRGS. O objetivo é destacar o trabalho realizado pela Extensão Rural, valorizando o cotidiano da vida no meio rural. A Expointer 2008 será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Mancha Aureolada preocupa cafeicultura de altitude

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102134.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A mancha aureolada, causada pela bactéria Pseudomonas syringae pv. garcae tem-se tornado uma preocupação em lavouras em formação ou podadas, especialmente as situadas em regiões cafeeiras mais frias, de altitude, em faces expostas a ventos. Pesquisadores do Instituto Biológico (IB) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), instituições participantes do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP e D/Café), administrado pela Embrapa Café, alertam para a ocorrência da doença em importantes regiões produtoras e para as dificuldades em reconhecê-la.

Com 58 processos e inquéritos, candidato a prefeito em Minas é confirmado pelo TSE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102151.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O candidato a prefeito do município mineiro de Senador Amaral, Benedito Justino Caetano, que responde a 58 procedimentos judiciais, entre processos e inquéritos policiais para apurar atos de improbidade administrativa, foi a único a ter sua candidatura aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre os 21 recursos analisados pela Corte até o último dia 22, envolvendo impugnações de pretendentes a cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Novas colheitadeiras Valtra concluem primeira safra com balanço positivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102145.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Lançadas em outubro do ano passado, com início da comercialização em janeiro de 2008, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), as colheitadeiras Valtra encerraram a primeira safra com balanço positivo. "Atingimos todas as metas de volumes e o desempenho de campo superou a expectativa dos produtores em performance, durabilidade e economia", afirma o coordenador de Marketing do Produto, Douglas Vincensi.

Cruzamento Simental/Holandês potencializa produção de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102133.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Francisco Siervo, proprietário da Fazenda Rosária, em Miracatu (SP), está divulgando em parceria com renomados criadores, as vantagens de Simental-Fleckvieh e o cruzamento desta raça com o Gado Holandês na produção de leite de alto valor agregado. Tal prática vem ocorrendo de forma crescente em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e a própria Holanda e os resultados têm sido bastante interessantes.

Simpósio difunde tecnologia em regiões pecuaristas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102132.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Simpósio Nacional Agro Future Pec, encontro agropecuário promovido pelo Grupo Matsuda, será realizado em 2008, pelo décimo ano consecutivo, nas cidades de Pontes e Lacerda (15/9), Ji-Paraná (17/9), Porto Velho (19/9), Rio Branco (23/9) e Vitória (26/9). O temário do encontro inclui palestras técnicas sobre temas que interessam ao pecuarista na lida diária da fazenda, com informações de como se deve manejar corretamente um rebanho visando o máximo de produtividade das pastagens, a importância da suplementação adequada, além de reflexões sobre a conjuntura econômica atual e suas perspectivas para o futuro.

Produção de Mudas Frutíferas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28354.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Na implantação de um pomar, a escolha das variedades e a qualidade das mudas são altamente importantes. Um erro nesta fase traz prejuízos, às vezes, irremediáveis. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, tem como objetivo mostrar as etapas que devem ser observadas e as técnicas adequadas para a produção de mudas frutíferas de qualidade. É apresentada a produção de mudas, com práticas de campo, tomando-se como exemplos várias fruteiras, principalmente de citros (laranja, poncã, limão) e outras como uva, maracujá, goiaba etc.

Produção de Mudas de Coco Anão e Híbrido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28353.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A produção de mudas de coqueiro, de boa qualidade, representa um dos principais fatores para se obter sucesso na produção de coco, e esta qualidade encontra-se associada às características das plantas-matrizes e às técnicas de produção de mudas. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, é abordado os seguintes assuntos: produção de mudas de coqueiro anão: características das matrizes; técnicas de obtenção das sementes; características e formação do viveiro; técnicas de semeio; técnicas de condução do viveiro; escolha e preparação das mudas; produção de mudas de coqueiro híbrido: características das matrizes; coleta e preparação do pólen; polinização artificial controlada; polinização dirigida.

Pesquisar este blog