Selecione o dia...

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Perdas com a ferrugem asiática na safra 2007/08 representam menos de 1% da produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101835.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com base em dados analisados durante a última reunião do Consórcio Antiferrugem, realizada no dia 26 de junho em Londrina (PR), a Embrapa Soja elaborou o balanço sobre a ferrugem asiática na safra 2007/08 de soja. "As perdas estimadas em grãos com a ferrugem da soja nesta safra, foram da ordem de 418,5 mil toneladas, representando menos de 1% da produção nacional", afirma a pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy. Financeiramente, a perda em grãos representa um prejuízo de US$ 204,5 milhões.

Governo anuncia nos próximos dias nova estratégia para incentivar exportações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101836.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo deve anunciar nos próximos dias uma nova estratégia nacional de exportações, segundo informou ontem (31/7) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. "A estratégia não prevê metas. São ações e iniciativas de facilitação, de diminuição da burocracia etc", disse Miguel Jorge ao chegar ao Ministério da Fazenda, onde conversou com Mantega e Nelson Jobim (Defesa) sobre o financiamento de material bélico para a Malásia.

Produtora rural do RS inova e investe na produção de sementes de pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101834.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma iniciativa inovadora está aumentando a renda da fazenda Santa Tereza, no Quarto Distrito, em Santa Vitória do Palmar, município distante 504 quilômetros de Porto Alegre (RS). O cultivo de sementes para formação de pastagens forrageiras foi a alternativa encontrada pela produtora rural, Eunice De Leon Rota, para incrementar seus rendimentos e diminuir custos. O cultivo de sementes na propriedade resultou no aumento de 150 hectares de áreas para pastagem e quase triplicou a produtividade do gado, em ganho de peso, na fazenda.

Sistema de informação geográfica é utilizado na agricultura gaúcha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101824.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Emater/RS-Ascar está implementando o uso da tecnologia em seus serviços de extensão rural, por meio do Sistema de Informações Geográficas ? SIG. A unidade experimental para esse projeto, na região de Passo Fundo, é o município de Lagoa dos Três Cantos, a partir de uma parceira com a Prefeitura e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O trabalho está sendo desenvolvido juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do RS (Seappa). O município foi mapeado com imagens de satélite, trabalhadas pelos extensionistas.

Inscrições para Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas vão até o dia 10 de setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101847.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Cafeicultores mineiros têm até 10 setembro para se inscreverem no V Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), onde as amostras devem ser entregues. A realização é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA).

2º Canasul trará oportunidades e novidades do setor sucroalcooleiro em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101845.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O 2º Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul ? Canasul 2008 -, expõe novos cenários, tecnologias e oportunidades no setor sucroalcooleiro, está agendado para os dias 22 e 23 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, e deve reunir empresários, proprietários rurais, investidores, profissionais da área técnica e acadêmicos.

Controle rigoroso é indispensável na eliminação das formigas-cortadeiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101844.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As formigas-cortadeiras causam prejuízos à agricultura, provocando estragos nas plantações, e também à pecuária. As folhas, que deveriam servir de alimento para o gado, são cortadas e levadas aos formigueiros. Com o pasto danificado, os animais ganham menos peso, e os produtores, menos dinheiro. Rui Marrecas, educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS), garante que o controle, se bem feito, pode eliminar as formigas da lavoura ou do pasto.

Fazenda da Grama aposta em parcerias com novos investidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101843.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Fazenda da Grama, um dos principais criatórios brasileiros de bovinos da raça Senepol, aproveita o atual momento de transformações do agronegócio nacional e oferece um caminho prático para quem deseja investir em gado. Por meio de um sistema de parceria, a propriedade vende 50% da posse de alguns animais de elite, sendo que o manejo completo continua sob responsabilidade da fazenda.

II Leilão Virtual Paint ofertará 50 reprodutores CEIP, 25 fêmeas CEIP Precoces e dois touros em teste de progênie

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101842.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV, realizará no próximo dia 20 de agosto, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo Agro Canal, o II Leilão Virtual PAINT. O evento faz parte da programação da Reunião Anual dos Parceiros do PAINT, que acontecerá entre 17 e 22 de agosto, durante a Expogenética 2008, em Uberaba (MG).

Agrocentro e Sociedade Rural Brasileira promovem workshop sobre produtividade legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101840.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Para uma propriedade se manter forte, competitiva e segura, não basta apenas utilizar técnicas e conceitos que reflitam positivamente na criação ou no plantio. Paralelamente às questões de manejo, é preciso também zelar por uma série de fatores ligados aos aspectos formais das fazendas, que se traduzem em uma importante garantia de proteção patrimonial.

Lula assina decreto com mudanças nos serviços de atendimento ao consumidor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101837.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Atualmente, quem procura os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) para resolver problemas e esclarecer dúvidas sobre produtos ou serviços tem de falar com vários atendentes, repetir dados pessoais e números de documentos, além de perder tempo ouvindo música. Para tentar facilitar a vida do cliente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (31/7) decreto que introduz mudanças no funcionamento dos chamados call centers.

1º Leilão Virtual Triângulo de Peso reúne grandes nomes da raça Brahman no dia 18/8

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101833.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A primeira edição do Leilão Virtual Triângulo de Peso está sendo organizada com o propósito de se tornar um marco da raça Brahman na oferta de touros diferenciados ao mercado. Organizado pelos selecionadores César Tomé Garetti, Bruno Aurélio F. Jacinto e João Leopoldino, o remate acontecerá dia 18 de agosto e será transmitido pelo Canal do Boi a partir das 20h30.

Pesquisadores da UFSC estudam "pneumonia" de aves e suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101832.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Evitar a perda de peso e até a morte de porcos, frangos e outros animais criados em Santa Catarina é a primeira aplicação possível de uma pesquisa básica conduzida pela Rede Proteoma de Santa Catarina (RPSC). Seu objetivo é estudar duas bactérias capazes de matar aves e suínos em fazendas catarinenses por causa de algo comparável a uma pneumonia, se o diagnóstico não for precoce.

Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28304.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Cada vez mais os jardins se tornam importantes na vida das pessoas. Para o lazer, relaxamento ou contemplação, são cada vez maiores, mais belos e criativos. Além disso, a jardinagem é um hobby dos mais apreciados. Se você quer fazer seu próprio jardim, e não entende nada do assunto, saiba que não é tão difícil. Se você quer planejar, implantar e cuidar do seu próprio jardim vai precisar de bom gosto, vontade de fazer e uma série de conhecimentos técnicos.

Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28303.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos tem como objetivo apresentar os caminhos e ações para planejar e implantar uma propriedade direcionada ao sucesso, ou, até mesmo, criar uma nova rota para empresas rurais já existentes. São abordados os seguintes tópicos: planejamento estratégico; tendências do mercado do agronegócio; passos do planejamento estratégico; como realizar os levantamentos: características da área; ambientes e solo; recursos naturais; planejamento de uso da propriedade; planejamento estratégico da Fazenda Boa Vista; e, implantação do projeto.

ABC da Agricultura Familiar: Preservação e uso da Caatinga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27856.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Caatinga é uma vegetação típica da região nordeste do Brasil (agreste e sertão), formada por plantas adaptadas aos períodos prolongados de seca. A publicação aborda os seguintes aspectos: Características da Caatinga, As plantas, os animais. Por que é preciso preservar a caatinga? Utilidade das plantas. Principais causas da degradação da caatinga e outros. Esta publicação destina-se a todos os sertanejos nordestinos, a todos que convivem com a caatinga, para perceberem como é importante preservá-la. Elaborada em linguagem simples, objetiva e de fácil compreensão.

ABC da Agricultura Familiar: Criação de bovinos de leite no Semi-Árido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27855.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A criação de gado é uma prática comum nas pequenas propriedades brasileiras, não só para a produção de leite, como também para a fabricação de alguns produtos do leite, como queijo, manteiga e doces. Nesta publicação, elaborada em linguagem simples, objetiva e de fácil compreensão, o produtor encontrará algumas orientações básicas para melhorar a produção de leite na pequena propriedade e para ter um negócio lucrativo e próspero.

Pesquisar este blog