Selecione o dia...

terça-feira, 26 de abril de 2011

SBPC quer adiar votação do novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217812.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, defendeu ontem (25/04/11) o adiamento por até dois anos da votação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que altera o Código Florestal. Helena espera que, nesse prazo, seja possível incorporar as contribuições dos cientistas ao texto.

Portaria autoriza contratação de quatro mil professores e técnicos para os institutos federais de educação profissional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217814.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica vão contratar mais de quatro mil professores e técnicos administrativos de forma imediata. A informação é do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudio Lima. Uma portaria interministerial que autoriza as contratações foi publicada ontem (25/04/11) no Diário Oficial Da União (DOU) - Leia aqui a portaria do DOU.

ABCCMM cria certificação Sela Verde Mangalarga Marchador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217810.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As normas e critérios ambientais, sociais e de saúde animal que irão constituir o selo socioambiental que garanta a qualidade e obedeça às normas internacionais de criação de cavalos já estão definidas. A iniciativa, específica da Associação Brasileira de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM), tem como objetivo certificar as propriedades onde os animais da raça são criados.

O Novo Perfil do Homem Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217808.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Sabe aquele estereótipo de pessoas do meio rural tão exacerbado nas mídias de entretenimento (novelas, seriados, programas de TV, cinema e afins) que tanto temos assistidos no decorrer dos anos? Será que a maneira como é retratado o homem rural é realmente reflexo de sua maneira de ser, pensar e agir neste mundo inevitavelmente globalizado?

Mato Grosso: infraestrutura não acompanhou desenvolvimento do estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217816.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mato Grosso é um dos estados que mais cresceram economicamente nas últimas décadas. Com sua economia baseada no agronegócio, o estado passou em 2011, pela primeira vez, São Paulo no levantamento do valor bruto da produção (VBP). Levando em consideração os preços cobrados no mercado para as 20 principais lavouras brasileiras, a previsão é que os produtores mato-grossenses recebam R$ 33,2 bilhões pela produção da safra atual.

Presidente da Câmara admite adiar votação do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217815.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), reafirmou que a votação do Código Florestal está mantida para os dias 3 e 4 de maio, mas admitiu que a data pode ser alterada mais uma vez, caso haja acordo das lideranças partidárias. "Estamos com a data marcada. Mas, se houver um consenso, um acordo entre as lideranças para mudar a data, não será a presidência da Câmara que irá se opor a esta mudança", disse Maia.

Frente Parlamentar da Educação Profissional será lançada amanhã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217813.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Será lançada amanhã (27/04/11) a Frente Parlamentar da Educação Profissional e Ensino a Distância. O grupo já conta com a adesão de 240 deputados e pretende incentivar políticas públicas de capacitação de trabalhadores por meio de escolas técnicas, agrícolas e de educação multimídia e via internet. Em 2009, funcionou na Câmara dos Deputados frente parlamentar com objetivo semelhante; e, em 2003 e 2008, foram instaladas duas outras frentes sobre ensino a distância.

Marfrig amplia bonificação para animais do programa Carne Angus Certificada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217811.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os pecuaristas gaúchos participantes do programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus (ABA), que vendem seus animais para as unidades da Marfrig no Rio Grande do Sul recebem, agora, bonificação progressivas de até 8% para machos e preço de macho premiação de até 8% para fêmeas abatidos enquadrados nas especificações técnicas do programa.

Lavouras digitais: o novo perfil do Agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217809.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] O agronegócio é responsável por quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e o cenário atual inspira confiança. Ao analisá-lo, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, confirma o que dizem especialistas: a perspectiva é favorável para o agricultor em 2011. De acordo com um levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em janeiro, a safra nacional de grãos no ciclo 2010/2011 deve atingir um recorde de 153 milhões de toneladas. Um aumento de 2,6% em relação à safra passada.

Agroenergia para a agricultura familiar é tema de dia de campo em SP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217807.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Assentados da reforma agrária de Motuca (SP) estão investindo no cultivo de soja e outras oleaginosas para produção de biodiesel como alternativa à produção de cana-de-açúcar. A experiência piloto vem sendo desenvolvida com o suporte da Embrapa em conjunto com a Fundação de Estudos de Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), de Botucatu (SP), e outras instituições de pesquisa como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem potencial de expansão. Um dia-de-campo marcado para o dia 29 de abril de 2011 divulgará a iniciativa junto a agricultores e empresários do setor de bioenergia na região.

Pesquisar este blog