Selecione o dia...

segunda-feira, 12 de março de 2012

Agressões a moradores de rua serão discutidas em reunião em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221016.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (vinculada à Secretaria Nacional de Direitos Humanos), Salete Valesan Camba, condenou a onda de agressões a moradores de rua. Só no dia 10 de março de 2012, dois moradores de rua foram mortos a tiros em Brasília e um terceiro queimado em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O assunto será tema da reunião da Coordenação do Comitê das Populações de Rua, no fim do mês, em Brasília.

Mais de 60% das capitais brasileiras já proíbem uso de sacolas plásticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221015.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais de 60% das capitais brasileiras - 17 das 27 capitais - aprovaram leis que proíbem ou que regulam o uso de sacolas plásticas em supermercados e outros estabelecimentos comerciais. Em pelo menos três capitais - Manaus, Fortaleza e Curitiba - há projetos tramitando na Câmara Municipal sobre o assunto. Entretanto, aprovar a lei não significa colocá-la em prática. Em diversas cidades há ações na Justiça para suspender a aplicação da norma.

Biodiesel: MDA seleciona projetos para cooperativas da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221012.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para promover o fortalecimento da participação de cooperativas da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) nas regiões centro-oeste, nordeste e semiárido, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Coordenação Geral de Biocombustíveis (CGBIO) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), publicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9 de março de 2012 chamamento público para seleção de oito projetos - clique aqui para acessar.

Dinapec 2012 chega com novos cursos para produtores, técnicos e acadêmicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221007.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A 7ª edição da Dinâmica Agropecuária - Dinapec 2012, realizada anualmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Unidade Gado de Corte, em Campo Grande (MS), tem início no dia 14 de março com uma grade de cursos reformulada. Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, controle de carrapatos e parasitos gastrintestinais, melhoramento genético animal e reprodução e produção de carne serão abordados pelos especialistas da Embrapa e parceiros durante este ano.

Brasil firma parceria internacional para estimular produção sustentável de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221014.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para incentivar a produção sustentável e a comercialização de café, o governo brasileiro e uma entidade internacional firmaram parceria de cooperação por três anos, podendo renovar o acordo pelo mesmo período. O memorando de entendimento envolve o governo do Brasil e a Organização Internacional do Café (OIC) - principal organismo intergovernamental que se dedica ao assunto.

Exposição de 800 exemplares da raça Dorper será destaque na Feinco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221013.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Associação Brasileira de Criadores Ovinos Dorper e White Dorper (ABCDorper), promoverá a exposição de 800 exemplares da espécie durante a IX Feira Internacional de Caprinos e Ovinos - Feinco 2012 -, que será realizada entre os dias 12 e 16 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Bioma Caatinga é tema de nova Árvore do Conhecimento da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221011.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acaba de lançar a mais nova Árvore do Conhecimento (AC) da Agência de Informação Embrapa. A árvore temática trata de um bioma genuinamente brasileiro: a Caatinga. Esse bioma, caracterizado pela biodiversidade adaptada às altas temperaturas e à falta de água, fica localizado na região Nordeste, e ocupa uma área de mais de 800 mil km². O nome "Caatinga" é de origem tupi-guarani e significa mata branca, lembrando o aspecto da vegetação na estação seca, quando as folhas caem e ficam apenas os troncos brancos e brilhosos das árvores e arbustos.

O feijão nosso de todo dia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221010.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Diante da grande importância socioeconômica e alimentar da cultura do feijão para todos os segmentos da população do nosso País, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde a sua criação nos anos 70, vem desenvolvendo programas de pesquisa de melhoramento genético para disponibilizar ao mercado cultivares adaptadas às diferentes condições de clima e solo do Brasil.

Expulsões no serviço público federal batem novo recorde em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221009.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O número de servidores públicos federais punidos com demissão, destituição ou cassação da aposentadoria continua batendo recordes. O mais recente ocorreu no mês de fevereiro de 2012, quando 48 agentes públicos foram expulsos do serviço público. Esse foi o maior número de expulsões aplicadas no mês de fevereiro desde 2003. No mesmo mês de 2011, por exemplo, foram 39; em 2010, 18; e em 2009, 41.

A equação do clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221008.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Quantificar o real efeito do desmatamento e das atividades agrícolas na temperatura média do planeta é o principal resultado de um trabalho realizado por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos e publicado na edição de março da revista Nature Climate Change. O conhecimento mais acurado do impacto dos ecossistemas terrestres sobre o clima se tornou possível agora porque os pesquisadores incluíram nos cálculos dois fenômenos que costumavam ser deixados de lado: a evapotranspiração (perda de água por evaporação e transpiração das plantas) e a absorção de energia solar pela vegetação.

Pesquisar este blog