Selecione o dia...

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Criação de 2,6 milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101156.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Confirmando boa parte das expectativas geradas a partir da sinalização do ministro Carlos Minc durante a 9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Bonn (Alemanha), onde foi para noticiar o lançamento da segunda fase do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), o governo federal anunciou ontem, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a criação de três novas unidades de conservação: duas localizadas no Amazonas (Parque Nacional do Mapinguari e Reserva Extrativista do Ituxi) e uma no Pará (Reservas Extrativistas do Médio Xingu). O anuncio dos 2.653.203 hectares de novas áreas protegidas foi feito pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a solenidade comemorativa, realizada no Palácio do Planalto.

Greenpeace se preocupa com projeto de lei que permite a derrubada de 50% da vegetação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101163.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o coordenador de Campanha de Florestas do Greenpeace, Marcio Astrini, criticou o projeto de Lei 6.425, de 2005, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que permite a derrubada de 50% da vegetação nativa de propriedades privadas na Amazônia.

Preço do petróleo reduz plantações do países pobres e encarece alimentação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101162.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Agricultores que vivem em países mais pobres estão plantando apenas um terço do que cultivavam há um ano, e o preço do petróleo é um dos principais responsáveis pela diminuição. É o que afirma a diretora do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas, Josette Sheeran. "Em junho comecei a listar os fatores que contribuem para o alto preço dos alimentos, e o número um é o preço do petróleo", disse ontem (5/6), em entrevista coletiva, na Conferência de Alto Nível sobre a Segurança Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

CD educativo valoriza fauna do Pantanal e está disponível para download gratuito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101143.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Pantanal e a Conservação Internacional (CI) estão lançando o CD "Nossos Bichos ? Mamíferos do Pantanal", elaborado pelo pesquisador Guilherme Mourão e sua orientanda Ísis Medri. Dois lançamentos foram programados: um em Campo Grande, no dia 4 de junho, e outro em Corumbá, no dia 10.

Esalq realiza simpósio sobre certificação no agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101181.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, em parceria com a SGS do Brasil, promoverá nos dias 10 e 11, das 8 às 12 horas, o Simpósio sobre Certificação no Agronegócio, no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Escola.

Fapemig financia pesquisas na área de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101180.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) abriu edital (14/2008) do Programa Mineiro de Desenvolvimento Tecnológico e Produção de Biocombustíveis (Soldiesel). O programa vai financiar estudos voltados para o desenvolvimento e transferência de tecnologias destinadas à produção de combustíveis produzidos a partir de óleo vegetal ou de gordura animal. Serão destinados R$3 milhões às propostas aprovadas.

Mestrado em Agroecologia da UFMG recebe inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101179.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas até 26 de junho as inscrições para o processo de seleção do mestrado em Ciências Agrárias, com área de concentração em Agroecologia, do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros, norte do estado.

Aulas do Programa Empreendedor Rural em Sidrolândia têm nova data

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101174.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As aulas da primeira turma do Programa Empreendedor Rural (PER), em Sidrolândia, foram adiadas para o dia 18 de junho. O projeto foi desenvolvido por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS), a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e o Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS), e tem como objetivo a capacitação de produtores e administradores rurais e seus filhos, para uma melhor gestão dos empreendimentos rurais.

Presidente da Famasul participa de encontro de jovens rurais no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101173.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Júnior, viajou para Campo Mourão (PR), para participar do Encontro Regional de Jovens Rurais, promovido pelo Sindicato Rural do município em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), e o Senar-PR. O encontro acontece no próximo dia 7 e deve reunir cerca de 1200 jovens, de 35 municípios paranaenses.

Dívidas rurais: os efeitos da Medida Provisória

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101172.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] A Medida Provisória nº. 432, de 27 de maio de 2008, instituiu medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário. Porém, os benefícios concedidos pelo governo são menores do que a justiça já concede aos produtores rurais.

Parcerias entre pesquisadores brasileiros e alemães

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101168.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Serviço Alemão de Intercâmbio (Daad) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebem inscrições, até o fim de junho, de projetos de parcerias entre instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras e alemãs dentro de seus programas conjuntos Unibral e Probral.

2º BHiotec - Inovações Biotecnológicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101167.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Expor a realidade e as atualidades da biotecnologia em Belo Horizonte (MG), um pólo biotecnológico de referência nacional, é o objetivo da 2ª BHiotec - Inovações Biotecnológicas, que será realizada na capital mineira entre os dias 10 e 12 de junho.

Longe da realidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101166.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O conhecimento sobre as mudanças climáticas globais não pára de crescer. Mas, na Amazônia, uma das regiões mais afetadas do mundo por esses fenômenos, as sofisticadas informações científicas não chegam ao pequeno agricultor, limitando sua capacidade de tomar decisões apropriadas para adaptação às mudanças.

Sebrae lança em MG campanha da cachaça certificada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101165.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - lança hoje (6/6), em Belo Horizonte (MG), a Campanha da Cachaça Certificada, dentro do Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade. A campanha será apresentada na 11ª edição da Expocachaça, dentro da feira da Superagro Minas. O selo recebe a chancela do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Essa garantia de qualidade tem repercussão internacional, uma vez que a cachaça, produto genuíno do Brasil, é consumido em todo o mundo.

Fim do Cofins seria mais eficaz que três programas Bolsa Família, diz Ipea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101164.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O fim da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) teria o mesmo efeito que a implantação de três programas Bolsa Família na redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresentado ontem (5/6) no Senado.

ONGs avaliam que Conferência da FAO não resultou em medidas para diminuir a fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101161.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) não resultou em medidas práticas para amenizar a crise alimentar vivida pelo mundo, na avaliação de organizações não-governamentais (ONGs) que acompanharam o encontro, em Roma.

Estudantes de ensino médio conhecem produtos biológicos para controle de mosquitos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101160.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mesmo presentes em quase todas as atividades humanas, a ciência e a tecnologia ainda estão distantes de grande parte da população brasileira. Por isso, instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolvem sistematicamente atividades para popularizar a ciência e a tecnologia e aproximá-las do dia-a-dia da sociedade brasileira. Uma dessas ações é o Fórum Ciência e Sociedade, promovido anualmente pela Fiocruz desde 2002, com o objetivo de reunir alunos, professores e cientistas em torno da desmistificação da ciência e do trabalho do pesquisador, a partir do contato pessoal com cientistas nacionais e estrangeiros.

Agência Espacial Brasileira confirma participação no IV GeoNordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101154.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou a participação no IV Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GeoNordeste), que acontece de 12 a 15 de agosto em Aracaju (SE). A instituição participará de uma das mesas-redondas do evento, que contará ainda com palestras, apresentação de trabalhos e uma Feira de Geotecnologias.

Embrapa pesquisa plantas para substituição de aditivos convencionais da ração de frangos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101148.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma nova linha de pesquisa iniciou recentemente na Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa brasileira de pesquisa ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surge como alternativa e oportunidade às cadeias de produção animal. Trata-se da avaliação de plantas ativas para substituição dos antibióticos promotores de crescimento visando a melhoria do desempenho de suínos e aves.

Guzerá Leiteiro - Como se Tornar um Criador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28194.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Guzerá foi a primeira raça zebuína a ser introduzida no Brasil e apresenta-se como ótima alternativa para a produção leiteira a pasto, excelentes qualidades para cruzamentos e reconhecida aptidão para corte. Nesse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, produzido com o objetivo de mostrar o potencial da raça guzerá e apresentar, informações sobre genética, manejo e mercado, são abordados os seguintes assuntos: história da raça; conformação física da raça; características de vacas e touros de alto padrão; seleção e melhoramento; dupla aptidão, leite e carne; principais criadores; mercado; e, canais de comercialização.

Gir Leiteiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28193.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Esta raça constitui uma excelente alternativa para a pecuária leiteira do país, em virtude da facilidade com que enfrenta a rusticidade do ambiente tropical, tanto nos cruzamentos, quanto na raça pura, cada vez mais precoce e produtiva. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, gravado nas fazendas dos principais criadores do país, abordam: pastagem e clima tropical como aliados; características produtivas da raça; caracterização racial; teste de progênie; mercado do Gir Leiteiro; comércio de animais; comércio de sêmen; comércio de embriões; e, perspectivas do Gir Leiteiro.

Miniusina de descaroçamento de algodão em base familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27744.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. A Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) e parceiros desenvolveu uma miniusina descaroçadeira de algodão com 50 serras e prensa enfardadeira, que permite aos agricultores familiares produzir e beneficiar o algodão de forma associada, representando ganhos adicionais para o grupo, quando comparado com o modelo tradicional de venda do produto bruto à usina.

Agroindústria Familiar: Farinhas de Mandioca Seca e Mista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27743.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Coleção Agroindústria Familiar tem como finalidade proporcionar ao micro e ao pequeno produtor ou empresário rural, conhecimentos sobre o processamento industrial de algumas matérias-primas. Este manual descreve, de forma didática, todas as etapas para o processamento das farinhas seca e mista numa agroindústria familiar classificada como semi-industrial, cujas etapas - em sua maioria semimecanizadas - conferem ao produto final características essenciais para sua aceitação no mercado consumidor.

Criação de 2,6 milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101156.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Confirmando boa parte das expectativas geradas a partir da sinalização do ministro Carlos Minc durante a 9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Bonn (Alemanha), onde foi para noticiar o lançamento da segunda fase do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), o governo federal anunciou ontem, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a criação de três novas unidades de conservação: duas localizadas no Amazonas (Parque Nacional do Mapinguari e Reserva Extrativista do Ituxi) e uma no Pará (Reservas Extrativistas do Médio Xingu). O anuncio dos 2.653.203 hectares de novas áreas protegidas foi feito pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a solenidade comemorativa, realizada no Palácio do Planalto.

Greenpeace se preocupa com projeto de lei que permite a derrubada de 50% da vegetação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101163.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o coordenador de Campanha de Florestas do Greenpeace, Marcio Astrini, criticou o projeto de Lei 6.425, de 2005, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que permite a derrubada de 50% da vegetação nativa de propriedades privadas na Amazônia.

Preço do petróleo reduz plantações do países pobres e encarece alimentação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101162.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Agricultores que vivem em países mais pobres estão plantando apenas um terço do que cultivavam há um ano, e o preço do petróleo é um dos principais responsáveis pela diminuição. É o que afirma a diretora do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas, Josette Sheeran. "Em junho comecei a listar os fatores que contribuem para o alto preço dos alimentos, e o número um é o preço do petróleo", disse ontem (5/6), em entrevista coletiva, na Conferência de Alto Nível sobre a Segurança Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

CD educativo valoriza fauna do Pantanal e está disponível para download gratuito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101143.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Pantanal e a Conservação Internacional (CI) estão lançando o CD "Nossos Bichos ? Mamíferos do Pantanal", elaborado pelo pesquisador Guilherme Mourão e sua orientanda Ísis Medri. Dois lançamentos foram programados: um em Campo Grande, no dia 4 de junho, e outro em Corumbá, no dia 10.

Esalq realiza simpósio sobre certificação no agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101181.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, em parceria com a SGS do Brasil, promoverá nos dias 10 e 11, das 8 às 12 horas, o Simpósio sobre Certificação no Agronegócio, no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Escola.

Fapemig financia pesquisas na área de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101180.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) abriu edital (14/2008) do Programa Mineiro de Desenvolvimento Tecnológico e Produção de Biocombustíveis (Soldiesel). O programa vai financiar estudos voltados para o desenvolvimento e transferência de tecnologias destinadas à produção de combustíveis produzidos a partir de óleo vegetal ou de gordura animal. Serão destinados R$3 milhões às propostas aprovadas.

Mestrado em Agroecologia da UFMG recebe inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101179.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas até 26 de junho as inscrições para o processo de seleção do mestrado em Ciências Agrárias, com área de concentração em Agroecologia, do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros, norte do estado.

Aulas do Programa Empreendedor Rural em Sidrolândia têm nova data

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101174.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As aulas da primeira turma do Programa Empreendedor Rural (PER), em Sidrolândia, foram adiadas para o dia 18 de junho. O projeto foi desenvolvido por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS), a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e o Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS), e tem como objetivo a capacitação de produtores e administradores rurais e seus filhos, para uma melhor gestão dos empreendimentos rurais.

Presidente da Famasul participa de encontro de jovens rurais no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101173.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Júnior, viajou para Campo Mourão (PR), para participar do Encontro Regional de Jovens Rurais, promovido pelo Sindicato Rural do município em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), e o Senar-PR. O encontro acontece no próximo dia 7 e deve reunir cerca de 1200 jovens, de 35 municípios paranaenses.

Dívidas rurais: os efeitos da Medida Provisória

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101172.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] A Medida Provisória nº. 432, de 27 de maio de 2008, instituiu medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário. Porém, os benefícios concedidos pelo governo são menores do que a justiça já concede aos produtores rurais.

Parcerias entre pesquisadores brasileiros e alemães

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101168.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Serviço Alemão de Intercâmbio (Daad) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebem inscrições, até o fim de junho, de projetos de parcerias entre instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras e alemãs dentro de seus programas conjuntos Unibral e Probral.

2º BHiotec - Inovações Biotecnológicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101167.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Expor a realidade e as atualidades da biotecnologia em Belo Horizonte (MG), um pólo biotecnológico de referência nacional, é o objetivo da 2ª BHiotec - Inovações Biotecnológicas, que será realizada na capital mineira entre os dias 10 e 12 de junho.

Longe da realidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101166.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O conhecimento sobre as mudanças climáticas globais não pára de crescer. Mas, na Amazônia, uma das regiões mais afetadas do mundo por esses fenômenos, as sofisticadas informações científicas não chegam ao pequeno agricultor, limitando sua capacidade de tomar decisões apropriadas para adaptação às mudanças.

Sebrae lança em MG campanha da cachaça certificada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101165.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - lança hoje (6/6), em Belo Horizonte (MG), a Campanha da Cachaça Certificada, dentro do Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade. A campanha será apresentada na 11ª edição da Expocachaça, dentro da feira da Superagro Minas. O selo recebe a chancela do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Essa garantia de qualidade tem repercussão internacional, uma vez que a cachaça, produto genuíno do Brasil, é consumido em todo o mundo.

Fim do Cofins seria mais eficaz que três programas Bolsa Família, diz Ipea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101164.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O fim da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) teria o mesmo efeito que a implantação de três programas Bolsa Família na redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresentado ontem (5/6) no Senado.

ONGs avaliam que Conferência da FAO não resultou em medidas para diminuir a fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101161.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) não resultou em medidas práticas para amenizar a crise alimentar vivida pelo mundo, na avaliação de organizações não-governamentais (ONGs) que acompanharam o encontro, em Roma.

Estudantes de ensino médio conhecem produtos biológicos para controle de mosquitos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101160.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mesmo presentes em quase todas as atividades humanas, a ciência e a tecnologia ainda estão distantes de grande parte da população brasileira. Por isso, instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolvem sistematicamente atividades para popularizar a ciência e a tecnologia e aproximá-las do dia-a-dia da sociedade brasileira. Uma dessas ações é o Fórum Ciência e Sociedade, promovido anualmente pela Fiocruz desde 2002, com o objetivo de reunir alunos, professores e cientistas em torno da desmistificação da ciência e do trabalho do pesquisador, a partir do contato pessoal com cientistas nacionais e estrangeiros.

Agência Espacial Brasileira confirma participação no IV GeoNordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101154.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou a participação no IV Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GeoNordeste), que acontece de 12 a 15 de agosto em Aracaju (SE). A instituição participará de uma das mesas-redondas do evento, que contará ainda com palestras, apresentação de trabalhos e uma Feira de Geotecnologias.

Embrapa pesquisa plantas para substituição de aditivos convencionais da ração de frangos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101148.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma nova linha de pesquisa iniciou recentemente na Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa brasileira de pesquisa ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surge como alternativa e oportunidade às cadeias de produção animal. Trata-se da avaliação de plantas ativas para substituição dos antibióticos promotores de crescimento visando a melhoria do desempenho de suínos e aves.

Guzerá Leiteiro - Como se Tornar um Criador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28194.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Guzerá foi a primeira raça zebuína a ser introduzida no Brasil e apresenta-se como ótima alternativa para a produção leiteira a pasto, excelentes qualidades para cruzamentos e reconhecida aptidão para corte. Nesse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, produzido com o objetivo de mostrar o potencial da raça guzerá e apresentar, informações sobre genética, manejo e mercado, são abordados os seguintes assuntos: história da raça; conformação física da raça; características de vacas e touros de alto padrão; seleção e melhoramento; dupla aptidão, leite e carne; principais criadores; mercado; e, canais de comercialização.

Gir Leiteiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28193.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Esta raça constitui uma excelente alternativa para a pecuária leiteira do país, em virtude da facilidade com que enfrenta a rusticidade do ambiente tropical, tanto nos cruzamentos, quanto na raça pura, cada vez mais precoce e produtiva. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, gravado nas fazendas dos principais criadores do país, abordam: pastagem e clima tropical como aliados; características produtivas da raça; caracterização racial; teste de progênie; mercado do Gir Leiteiro; comércio de animais; comércio de sêmen; comércio de embriões; e, perspectivas do Gir Leiteiro.

Miniusina de descaroçamento de algodão em base familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27744.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. A Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) e parceiros desenvolveu uma miniusina descaroçadeira de algodão com 50 serras e prensa enfardadeira, que permite aos agricultores familiares produzir e beneficiar o algodão de forma associada, representando ganhos adicionais para o grupo, quando comparado com o modelo tradicional de venda do produto bruto à usina.

Agroindústria Familiar: Farinhas de Mandioca Seca e Mista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27743.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Coleção Agroindústria Familiar tem como finalidade proporcionar ao micro e ao pequeno produtor ou empresário rural, conhecimentos sobre o processamento industrial de algumas matérias-primas. Este manual descreve, de forma didática, todas as etapas para o processamento das farinhas seca e mista numa agroindústria familiar classificada como semi-industrial, cujas etapas - em sua maioria semimecanizadas - conferem ao produto final características essenciais para sua aceitação no mercado consumidor.

Pesquisar este blog