Selecione o dia...

terça-feira, 15 de abril de 2008

Organizações internacionais defendem moratória contra biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100583.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes de organizações não-governamentais (ONGs) ligadas à soberania alimentar defenderam ontem (14/4), primeiro dia da 30ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), uma moratória internacional contra os biocombustíveis, entre eles o etanol e o biodiesel brasileiros. ?Queremos fazer uma chamada urgente contra os agrocombustíveis por uma América Latina e Caribe sem fome?, afirmou o representante do Comitê Internacional de Planejamento de ONGs para a Soberania Alimentaria (CIP), Saul Lopez.

FAO: Países sul-americanos precisam voltar a regular setor agropecuário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100581.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os países sul-americanos precisam retomar o papel regulador no setor agropecuário, afirmou ontem (14/4) o diretor para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano. Segundo ele, depois da crise que atingiu o setor em 1980, os países desmontaram suas estruturas de regulação, o que prejudicou, principalmente, a agricultura familiar.

Com Paraná e Bahia, vazio sanitario para soja será adotado por 9 estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100579.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), alertam os produtores a tomar cuidados redobrados na colheita de soja para reduzir a perda de grãos que, além do desperdício, vai exigir mais esforços para eliminar as plantas de soja remanescentes.

Mercado interno e países emergentes garantem aumento do consumo da carne bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100578.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Se o PIB (Produto Interno Bruto) crescer 4,5% este ano, o consumo interno de carne bovina deverá aumentar 1,60% este ano, chegando a 1,7% na região Norte, onde tende a crescer com mais intensidade. Segundo análise dos Ativos da Pecuária de Corte, divulgada ontem (14/4) pelo Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), este aumento do consumo de carne bovina no Brasil poderá chegar a 2% num quadro otimista de crescimento de 6% do PIB em 2008. ?Assim como ocorre no mundo, no Brasil as regiões de menor renda têm maior potencial de crescimento no consumo?, afirmou Antenor Nogueira, presidente do Fórum.

Ibama libera programa do Ato Declaratório Ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100586.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou o programa para apresentação do ADA 2008 (Ato Declaratório Ambiental). A entrega do ADA é obrigatória e deve ser feita anualmente por todos os que declararem no ITR (Imposto Territorial Rural) áreas ambientais como: Reserva Legal, Preservação Permanente, Reserva Particular do Patrimônio Natural, Interesse Ecológico, Servidão Florestal ou Ambiental, Floresta Nativa, Manejo Florestal e Reflorestamento.

Embrapa Rondônia recomenda diferimento das pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100585.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O estado de Rondônia está numa situação privilegiada para a produção de forragem para seus rebanhos, entretanto, diferentemente de outras regiões da Amazônia, o estado possui um período seco característico que vai de junho a setembro. Com a aproximação deste período, é comum a baixa produtividade dos rebanhos em virtude da perda de qualidade das pastagens. Uma das alternativas para amenizar este problema é o uso do diferimento de pastagem, salienta o zootecnista e pesquisador da Embrapa Rondônia, Ricardo Gomes.

Hoje é outro dia: 15 de abril ? Dia Nacional da Conservação do Solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100584.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A Lei n° 7.876, homologada em 13 de novembro de 1989 quando nosso País estava no 168° ano de independência e 101° de república, instituiu o Dia Nacional da Conservação do Solo, a ser comemorado em todo território nacional no dia 15 de abril. Portanto, um dia para reflexão e também de advertência para recordar como os solos são formados e entender suas fragilidades desse recurso natural que está alicerçando a sobrevivência da nação. E também como são degradados para que possamos ter consciente desses processos e buscas outras práticas que reduzam esses efeitos.

Senado tem opiniões divergentes sobre o uso de plantas transgênicas estéreis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100582.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O uso de plantas estéreis, ou seja, geneticamente modificadas e com mecanismos de restrição reprodutiva, foi debatido na semana passada em audiência pública que reuniu as comissões de agricultura da Câmara e do Senado. Defendida por especialistas, a idéia também foi criticada pela possibilidade de gerar dependência e prejuízo para agricultores.

FMI: inflação dos alimentos poderá criar um desequilíbrio comercial com impacto nas economias desenvolvidas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100580.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, advertiu que se o preço dos alimentos se mantiver elevado, muitos países em desenvolvimento, especialmente na África, sofrerão conseqüências terríveis. Ele frisou que o problema poderá também criar um desequilíbrio comercial que terá impacto sobre importantes economias desenvolvidas. "Portanto, não é apenas uma questão humanitária", advertiu.

Complexo de Campo Maior: Manejo da Pastagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100577.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A pastagem nativa do complexo de Campo Maior é responsável pela alimentação de vários rebanhos de herbívoros de grande e pequeno porte. No mesmo habitat, pastejam juntos, bovinos, ovinos, caprinos, equinos, muares e aseninos. Muito embora, ecologicamente, existam algumas vantagens comparativas no pastejo conjunto de múltiplas espécies, algumas técnicas têm que ser observadas para que o pecuarista tenha sucesso em seu empreendimento.

O Complexo de Campo Maior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100576.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Muito embora responsável pela alimentação de um grande número de animais, ao longo de muitos anos a pastagem nativa do Complexo de Campo Maior não é manejada adequadamente. Neste complexo, não são observadas as práticas mais simples de manejo de pastagem. Considerando a fragilidade do complexo, onde predominam solos rasos e/ou de baixa fertilidade natural, é necessário que uma cobertura mínima de matéria orgânica seja preservada para que esta pastagem possa ser manejada sustentavelmente.

Comercialização do Boi no Território dos Carnaubais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100575.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] As dificuldades na comercialização dos produtos agropecuários tem se tornado um dos grandes entraves para o desenvolvimento da indústria de produção de carne bovina no território dos carnaúbais. Constituído por diversos municípios com potencial para a criação do gado bovino, o Território dos Carnaúbais tem no município de Campo Maior, o centro para onde converge a produção de todo o Território. Muito embora, tradicionalmente, a carne de Campo Maior, tenha o reconhecimento regional de carne de qualidade.

20º Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100551.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] As inscrições para apresentação de trabalhos no 20º Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que ocorre de 16 a 19 de setembro, em São Paulo, estão abertas até 15 de maio. O evento, que será realizado junto ao 10º Congresso Internacional de Etnofarmacologia, contará com renomados palestrantes do Brasil e do exterior, que abordarão os diversos temas que envolvem a pesquisa com plantas medicinais, como a agronomia, botânica, química, etnofarmacologia e farmacologia.

Cruzamento Industrial Limousin X Nelore

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28091.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Pecuaristas de grande, médio e pequeno porte, em todo o Brasil, têm utilizado o cruzamento Limousin X Nelore para atingir uniformidade e altos índices de produtividade. Para atender à demanda por informações tecnológicas sobre esta modalidade de cruzamento, este curso constituído de filme, em DVD, e manual interativo, apresenta os seguintes tópicos: a raça limousin; a raça nelore e outros zebuínos de corte; cruzamentos mais usados; implementação do cruzamento industrial com limousin; cria de bezerros cruzados; recria; terminação (pasto e confinamento); e, características do f1 limousin.

Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28090.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Cresce a cada dia a demanda por produtos orgânicos, e a criação orgânica de aves é uma excelente atividade com um mercado cada vez maior. Neste curso constituídos de Filmes, em DVD, e Manuais Interativos, você vai aprender os seguintes assuntos: avicultura orgânica; aves mais indicadas; instalações e equipamentos; a criação: criação dos pintinhos, manejo do cercado e cortinas, postura e outros; manejo alimentar: ração e alimentação verde; manejo sanitário: medidas profiláticas preventivas, fitoterapia e homeopatia; produtos finais: abate e coleta de ovos; e, comercialização.

Boa mesa com Feijão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27640.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O feijão integra a nossa economia e até o folclore. Ele é o rei da alimentação dos brasileiros, e tem uma invejável variedade de espécies e qualidades. Faz parte do eterno casamento da cozinha brasileira: feijão com arroz. É considerado importante fonte de minerais, como cálcio, ferro, cobre, zinco, fósforo, potássio e magnésio. Há mais de 30 anos dedicada à pesquisa do feijão, a Embrapa Arroz e Feijão complementa os avanços tecnológicos conseguidos colocando produto de qualidade na mesa do cliente.

Polinizadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27639.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Além de muitos amigos, Fernando tem também muita imaginação. Misturando realidade e fantasia, esse garoto esperto vive contando histórias ? uma delas é sobre enormes criaturas e minúsculos voadores com quem conversa e aprende muita coisa sobre a biodiversidade das florestas. Que tal conhecer Fernando e seus amigos neste livro bem ilustrado que, curiosamente, fala de coisa séria de uma forma muito engraçada?

Pesquisar este blog