Selecione o dia...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lula sanciona lei de assistência técnica e extensão rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213024.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no último dia 11 a Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Ela é voltada à agricultura familiar, a assentados de reforma agrária, aos povos indígenas e aos remanescentes de quilombos, entre outros, e servirá para assessorar as diversas fases das atividades econômicas, de forma a aumentar a produção e a qualidade das atividades e serviços agropecuários, não agropecuários e agroextrativistas. A lei também cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Ano Internacional da Biodiversidade vai discutir extinção de espécies

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213028.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Apesar de 2010 ser o Ano Internacional da Biodiversidade, não há muito o que comemorar. Pesquisadores estimam que 150 espécies sejam extintas todos os dias no mundo. Segundo o secretário da Convenção sobre a Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidadas (ONU), Oliver Hillel, o lançamento das atividades servem para colocar o tema no foco das discussões.

Valor da produção agrícola brasileira deve crescer 4,3% em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213027.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As 20 principais culturas agrícolas brasileiras devem ter crescimento em seu Valor Bruto de Produção (VBP) de 4,3% este ano em relação a 2009. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o valor pode chegar a R$ 159,6 bilhões, impulsionado principalmente pela recuperação dos preços no mercado internacional e pelo aumento da quantidade produzida, com destaque para o café, a cana-de-açúcar, a laranja, a cebola, o tomate, a soja e o trigo.

Orgânicos: Certificação obrigatória só será exigida a partir de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213022.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A certificação obrigatória dos produtos orgânicos, que será exigida a partir de 31 de dezembro de 2010, vai além de seu objetivo ? a regulamentação do mercado, inclusive com os mecanismos de controle a cargo do Estado. A exigência entraria em vigor no dia 28 de dezembro passado, mas o prazo para os produtores se adaptarem foi prorrogado até o final do ano que vem.

Selo de orgânicos já pode ser usado em produtos mesmo com prorrogação do prazo de certificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213030.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Prevista para vigorar a partir de 28 de dezembro último, a obrigatoriedade de certificação de produtos orgânicos em todo o país foi adiada por um ano, a pedido dos produtores e de entidades que pretendem se credenciar como certificadoras. O adiamento não significa que o selo do Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica só valerá daqui a um ano, porque produtores e organizações que já iniciaram o credenciamento poderão aplicá-lo aos produtos tão logo concluam o processo.

Fazendeiros pedem suspensão de demarcação de terra indígena em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213029.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um casal de Mato Grosso do Sul entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a demarcação da Terra Indígena Arroio-Korá, homologada em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de dezembro.

Ipea: Brasil pode erradicar pobreza extrema em 2016

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213026.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Se o Brasil mantiver o mesmo ritmo de diminuição da pobreza extrema e da desigualdade de renda observados nos últimos cinco anos (2003 a 2008) poderá obter indicadores sociais próximos aos de países desenvolvidos em 2016. Da mesma forma, poderá alcançar uma taxa de pobreza absoluta de 4%.

Lula sanciona projeto de lei que cria Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213025.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem (12/01) o projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Em meio à polêmica em relação ao terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos, que já ocasionou troca de farpas entre ministros, o presidente preferiu, pela segunda vez desde que voltou de férias, não discursar em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo.

Gonçalves, em Minas, se transforma em polo de produção de orgânicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213023.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cidade mineira de Gonçalves, localizada em um vale da Serra da Mantiqueira, está se tornando um importante centro de produção orgânica. Há cerca de dez anos, a cultura mais importante do município era a batata. Os agricultores não estão conseguindo produzir o suficiente para atender à demanda crescente por legumes e verduras plantados sem agrotóxicos.

Google Chrome é o terceiro navegador mais usado no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213013.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pouco mais de um ano após o seu lançamento, o navegador Chrome, do Google, já conseguiu alcançar uma importante posição no mercado de tecnologia. De acordo com dados revelados pelo grupo Net Applications, referentes ao último mês de dezembro, o Chrome se tornou o terceiro navegador mais usado no mundo, ultrapassando o Safari, que até então ocupava a posição.

Pesquisar este blog