Selecione o dia...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Cana-de-açúcar resfria o clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217754.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Boa notícia para o etanol brasileiro. Uma pesquisa feita por cientistas do Departamento de Ecologia Global da Carnegie Institution for Science, nos Estados Unidos, concluiu que a cana-de-açúcar ajuda a esfriar o clima. O estudo, publicado na segunda edição da revista Nature Climate Change, nova publicação do grupo editorial britânico, aponta que o esfriamento do clima local se deve à queda da temperatura no ar em torno das plantas à medida que essas liberam água e à reflexão da luz solar de volta ao espaço.

MST ocupa mais de 70 grandes propriedades em 17 estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217761.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde o início de abril de 2011, mais de 70 latifúndios em 17 estados brasileiros foram ocupados por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). As ocupações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária que o MST promove em memória dos 19 trabalhadores assassinados - durante operação da Polícia Militar do Pará no dia 17 de abril de 1996 - no episódio que ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás.

?Cama de frango? apresenta bons resultados como fertilizante em lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217759.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O manejo da cama de frango como adubo orgânico em lavouras e pastagens há muito tempo vem sendo incentivado por pesquisadores e técnicos. Atualmente, um maior interesse tem sido dado à questão, depois que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) proibiu a utilização deste subproduto de origem animal na alimentação de bovinos em 2004, o que vem resultando em uma maior disponibilidade do produto no mercado.

Setor do agronegócio requer profissional qualificado para suprir demanda e e grande volume de volume de negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217739.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "Gerenciar o setor agropecuário não é somente aplicar as tecnologias e esperar que chova. Vai mais além", enfatiza José Gabriel da Silva, coordenador do recém-lançado curso de graduação em Agronegócio na UnisulVirtual. O agronegócio responde por mais de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e emprega cerca de 1/3 da população ativa. As exportações do agronegócio devem atingir 77,8 bilhões de dólares - recorde -, segundo estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

OMS faz acordo para conter pandemias de gripe no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217760.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os representantes dos 193 países, que integram a Organização Mundial de Saúde (OMS), definiram ontem (18/04/11) um plano de ação para conter pandemias de gripe no mundo. A ideia é unificar os regimes jurídicos, ampliar as parcerias dos laboratórios e indústrias farmacêuticas, além de agilizar o acesso às vacinas e medicamentos antivirais, assim como facilitar o uso do material para diagnóstico. As informações são da OMS.

Emater-MG abre as portas do mercado para agricultores familiares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217758.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Portas abertas para um grande mercado consumidor. A Feira de Agricultura Familiar, que será realizada de 2 a 5 de junho de 2011 no Pavilhão da Expominas, em Belo Horizonte (MG), é considerada uma grande vitrine para os pequenos produtores rurais. Com orientação e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), eles trabalham para valorizar a produção rural, com beneficiamento de alimentos em agroindustrias e aproveitamento de diversos materiais para o artesanato. E a Feira, parte da programação da Superagro 2011, é fundamental para reverter esse esforço em lucros.

Criação de coelhos garante segurança econômica a produtores do RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217757.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cada 21 dias, aumento de 50% no número de exemplares da espécie no criatório. A multiplicação exponencial dos coelhos se reflete em lucro para quem aposta na cunicultura. A atividade começa a se mostrar uma alternativa de diversificação para os produtores de Venâncio Aires, localizado no Rio Grande do Sul (RS), onde a economia é baseada no fumo ? o município é o maior produtor nacional.

Parlamento sergipano parabeniza ação da Embrapa em Agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217756.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe apresentou, no final de março de 2011, voto de congratulações à Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), que em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), teve a iniciativa de promover a formação da Rede de Agricultores Experimentadores em Agroecologia.

Bióloga da USP é reconhecida por pesquisa com genética de plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217741.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A bióloga Marcella de Francisco Amorim foi a primeira vencedora do Prêmio Julio Cezar De Mattos Cascardo, no qual concorreu com mais de 300 pesquisadores que apresentaram seus trabalhos durante o terceiro Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, encerrado no dia 15 de abril de 2011 em Ilhéus (BA). Na pesquisa TOBC023B06, an MtN3/saliva gene exclusively expressed in Nicotiana tabacum L. stigma/style, Marcella, mestranda em biologia no Departamento de Genética da USP de Ribeirão Preto, estuda a aplicação de um gene específico do tabaco, relacionado aos órgãos reprodutivos da planta, e suas possíveis aplicações.

Epamig realiza curso de produção de pimentas em Matipó

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217740.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Faculdade Vértice - Univertix, realiza no dia 30 de abril de 2011 o 1º Curso sobre Produção de Pimentas no município de Matipó, na Zona da Mata. O evento é destinado a produtores, técnicos e estudantes da região. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Unidade da Epamig em Viçosa, à Vila Gianetti, 47, telefone (31)3891-2646 ou na Univertix em Matipó, à Rua Bernardo Torres, 180, bairro Bom Retiro, telefone (31)3873-2199. A taxa é de R$ 50,00.

Pesquisar este blog