Selecione o dia...

sábado, 17 de outubro de 2009

Produção agrícola brasileira registra recorde em 2008 com alta de 9,1%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212125.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção agrícola brasileira de grãos encerrou o ano de 2008 com 145,4 milhões de toneladas colhidas, o maior resultado já registrado. Em relação ao ano anterior, houve incremento de 9,1%. O volume recorde foi influenciado pelas condições climáticas verificadas no ano passado, pela oscilação nos preços das commodities agrícolas e pela elevação na demanda por produtos agrícolas, impulsionada pela expansão do mercado de agroenergia.

Conselho Monetário reabre renegociação de parte das dívidas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212124.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores que não aderiram à renegociação das dívidas rurais ganharam mais prazo para pedir o parcelamento. O Conselho Monetário Nacional (CMN) reabriu o parcelamento e a prorrogação das dívidas rurais de programas em que o Tesouro Nacional assume o risco das operações.

Agência vai regulamentar serviços de irrigação em rios e bacias da União

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212122.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Águas (ANA) passa a ser responsável pela regulamentação e fiscalização da concessão de serviços públicos de irrigação envolvendo rios e bacias de domínio da União. Com isso, o país preenche um vácuo histórico de sua legislação, que não previa quais setores seriam objeto de concessão e de parcerias público-privadas (PPP).

Unicamp 100% digital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212120.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o total de 30.871 teses e dissertações em sua Biblioteca Digital, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se tornou a primeira universidade brasileira a ter 100% dessa produção em formato eletrônico e com acesso livre pela internet. Desde 2004, quem quiser baixar uma cópia dos trabalhos precisa se cadastrar, o que tem permitido um controle detalhado dos acessos.

Produção de cana-de-açúcar aumenta 17,4% em 2008 e bate recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212123.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção brasileira de cana-de-açúcar atingiu mais um recorde em 2008, totalizando 645,3 milhões de toneladas. O resultado mostra um aumento de 17,4% em comparação ao ano anterior. Houve ainda expansão de 16,5% na área colhida, com um acréscimo de mais de 1 milhão de hectares.

Inscrições abertas para o I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212119.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, que será realizado na cidade de Campos, norte fluminense, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), nos dias 25 e 26 de novembro. Numa prévia do que vai acontecer, haverá uma palestra do jornalista Marcelo Canellas, repórter especial da Rede Globo, em 19/11/09, às 16h.

Feijoada: vitória da identidade nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212118.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A feijoada é considerada o prato que melhor simboliza a culinária nacional. Além de ser preferência na mesa das famílias brasileiras de todas as classes sociais, a saborosa mistura de feijão e carnes, como toicinho, linguiça e charque, revela aspectos curiosos da história social do país. De acordo com o historiador Almir Chaiban El-Kareh, que foi professor visitante especial junto ao Núcleo de Estudos da Modernidade (Nemo) do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa da Faperj, entre 2006 e 2008, e hoje é pesquisador visitante do Departamento de Geografia da mesma universidade, também com bolsa da Fundação, nem sempre o feijão, hoje tão democrático, foi visto com bons olhos pelas elites.

Unemat abre edital de seleção ao Mestrado em Ecologia e Conservação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212117.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O curso de Mestrado em Ecologia e Conservação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é sediado no campus Universitário de Nova Xavantina. São ofertadas dez vagas a graduados em Ciências Biológicas e áreas afins, distribuídas entre as linhas de pesquisa: Ecologia de Sistemas e Comunidades Terrestres e Ecologia de Sistemas e Comunidades de Áreas Úmidas.

Trabalhadores da agricultura de Mato Grosso levam reivindicações a Maggi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212116.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governador Blairo Maggi recebeu, no último dia 15, uma pauta de reivindicações de trabalhadores da agricultura de Mato Grosso. A regularização fundiária dos assentamentos no Estado, principalmente aqueles que estão no bioma amazônico, e a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) fazem parte do documento entregue pela diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), durante audiência no Palácio Paiaguás.

Embrapa e Empaer implantam unidades agroflorestais em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212115.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) implantam nos municípios de Alta Floresta, Juína e Confresa unidades de validação em sistemas agroflorestais com a seringueira. O supervisor de transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Oeste, de Dourados (MS), Cláudio Lazaroto, fala que esse projeto servirá para repor o passivo ambiental, gerar fonte de renda e diversificar a produção. As unidades estarão em funcionamento no mês de dezembro de 2009.

Pesquisar este blog